Os Parâmetros Definidores do Desenvolvimento
Por: Graziela Pereira • 12/9/2021 • Trabalho acadêmico • 785 Palavras (4 Páginas) • 461 Visualizações
[pic 1][pic 2]
GRAZIELA ROSÁRIO PEREIRA
8079468
PORTFÓLIO – CICLO 2
[pic 3]
DIVINÓPOLIS
2021
Atividade no Portfólio
Objetivos
- Compreender os parâmetros definidores do desenvolvimento.
- Compreender algumas das características que marcam o desenvolvimento físico, cognitivo e social na infância e adolescência.
- Caracterizar as formas de aprendizagem existentes, identificando a efetividade de cada uma delas.
- Compreender os processos de discriminação e generalização envolvidos na formação de conceitos.
Descrição da atividade
Com base nas leituras do Capítulo 3: Aprendizagem, do Capítulo 4: Desenvolvimento, do livro: Fundamentos Psicológicos da Educação, bem como da Unidade 3 da obra Psicologia da Educação, estudados no primeiro e segundo ciclos de aprendizagem, elabore um texto de, no máximo duas páginas (sem contar capa e referências), buscando responder as seguintes questões:
1) Quais os parâmetros definidores do desenvolvimento?
Os parâmetros definidores do desenvolvimento são: Desenvolvimento e mudanças quantitativas e qualitativas; Desenvolvimento e sequencias ordenadas; Desenvolvimento e maturação; Desenvolvimento e período crítico ou sensíveis; Desenvolvimento e a interação hereditariedade e ambiente; Eventos biológicos compartilhados; Eventos culturais compartilhados; Eventos individuais não compartilhados; Períodos de desenvolvimento socialmente determinados.
Cite e explique dois parâmetros do desenvolvimento.
Desenvolvimento e mudanças quantitativas e qualitativas: As mudanças quantitativas refere-se ao acréscimo no conhecimento, quaisquer que sejam elas, físicos, de vocabulário ou de interações sociais. As mudanças qualitativas refere-se às funções e habilidades adquiridas ou que surgem por impositivos biológicos.
Desenvolvimento e maturação: Faz parte de um processo de maturação geneticamente determinados, tanto nas mudanças físicas ou comportamentais.
2) Aponte duas características que marcam o desenvolvimento físico, cognitivo e social na infância (na primeira, segunda ou terceira infância, escolha uma delas).
Desenvolvimento físico – 1ª infância: Nesse período a criança aprende a engatinhar e andar.
Desenvolvimento cognitivo – 1ª infância: Por volta dos 4 meses a criança já consegue se concentrar no que vê, no que ouve e no que toca.
Desenvolvimento social – 1ª infância – Por volta de 3 anos, a criança consegue se reconhecer em fotografias e já demonstram sentimentos de afeto e culpabilidade.
3) Quais as formas de aprendizagem existentes?
As formas de aprendizagem existentes são: Aprendizagem por ensaio-e-erro; Aprendizagem súbita ou por insight; Aprendizagem por observação e imitação (ou vicariante); Aprendizagem por seguimentos de regras; Aprendizagem por condicionamento respondente; Aprendizagem por condicionamento operante.
Escolha duas formas e as apresente, indicando sua relevância no processo educacional.
Aprendizagem por ensaio-e-erro: Caracteriza-se pela busca aleatória de solução de problemas. Esta forma de aprendizagem exige um alto custo de respostas, já que é possível o aluno saber a resposta correta, mas não saber encontrar o caminho para a chegar à solução, podendo ocorrer frustração. Sua relevância no processo educacional é quando o aluno descobre o caminho que leva à solução do problema, esse caminho está tão bem estabelecido no indivíduo que ele não mais esquece a maneira adequada de solucionar o problema. Essa forma de aprendizagem também deixa o aluno persistente em achar a solução do problema, mesmo quando algumas tentativas deram errado.
...