Os Parâmetros definidores do desenvolvimento
Por: viradouro • 8/9/2017 • Trabalho acadêmico • 619 Palavras (3 Páginas) • 3.335 Visualizações
Parâmetros definidores do desenvolvimento
Desenvolvimento e mudanças quantitativas são o que obtêm acréscimos nas relações de convívio, tanto mental como físico. Qualitativas é o que se adquire com as experiências da vida, é o que surge em seu meio. Ambos ocorrem ao longo da vida, trazendo desenvolvimento, absorção e aplicação de novas experiências.
Desenvolvimento e sequências ordenadas é um segmento padronizado da espécie humana, da concepção, formação, fecundação, divisão, transformação e o nascimento, há uma sequência de habilidades, apresentando variação de indivíduo para indivíduo, pois apresenta particularidades no seu desenvolvimento.
Desenvolvimento e maturação é um padrão geneticamente determinados, tanto física como comportamental, seguindo novas habilidades.
Desenvolvimento e períodos críticos ou sensíveis essas expressões são usadas para designar esse momento de maior sensibilidade, sendo um período de mais absorção de desenvolver aquisição de habilidades do ser humano.
Desenvolvimento e a interação hereditariedade e ambiente, que no seu desenvolver identifique a importância de seus fatores hereditários e ambientais. Alguns aspectos de determinação genética, mas na maioria essas funções não se realizam em função das experiências ambientais. Com situações diversas como cultural e econômica.
Período de desenvolvimento socialmente determinados estão presente nos diversos agrupamentos culturais humanos. Essas divisões e etapas são estabelecidas com base em diversos aspectos como biológico, faixa etária, políticas sociais e etc.
Desenvolvimento físico, cognitivo e social na infância.
Desenvolvimento físico se desenvolve em vários períodos, pré-natal início de uma longa jornada de mudança. Pós-natal momentos decisivos para o ser, como a rotação. Sucção, deglutição, preensão, reflexo de moro, reflexo de Babinsky e marcha automática. As mudanças são bastante acentuadas principalmente nas seguintes áreas: desenvolvimento ósseo, dos músculos, do sistema nervoso, mudanças hormonais e mudanças físicas.
Desenvolvimento cognitivo aquisição de conhecimento como na linguagem, pensamentos, raciocínio, solução de problemas e aquisição de conceitos. Envolvem mudanças qualitativas nas atividades mentais superiores. Permite olhar para as implicações na prática escolar, razão principal da presente obra.
Social na infância é um período de um estado de direito, e que nem todos tiveram. Ter acesso e oportunidade de brincar, receber cuidados básicos de saúde, alimentação, higiene, estudar, receber proteção e etc.
Formas de aprendizagem
Aprendizagem por ensio-e-erro, aprendizagem súbita, aprendizagem por observação e imitação, aprendizagem por segmento de regras, aprendizagem por condicionamento respondente e aprendizagem por condicionamento operante.
Aprendizagem súbita ou por insight
Entende-se que é a maneira como um indivíduo manipula o ambiente, aplicando novas funções aos estímulos ou reutilizando os mesmos para reconfigurar determinadas estruturas e/ou criar novas funções. Com isso, soluciona problemas, desenvolve habilidades ou estabelece conceitos.
O
...