Os diferentes espaços da brinquedoteca
Por: jubaby2015 • 15/3/2016 • Trabalho acadêmico • 678 Palavras (3 Páginas) • 387 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Projeto Multidisciplinar II
Aula-tema 05: Os diferentes espaços da brinquedoteca. As pesquisas e experiências sobre brinquedoteca
NOME | Mariana Pinheiro Neves dos Santos |
RA | 1157379518 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional FTS
2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Projeto Multidisciplinar II
Aula-tema 05: Os diferentes espaços da brinquedoteca. As pesquisas e experiências sobre brinquedoteca
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Projeto Multidisciplinar II, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Karen Roberta Moriggi Ginett
Anhanguera Educacional FTS
2014
Resenha (no máximo 02 laudas, fonte Arial 12, espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado):
Trata-se de uma experiência realizada em uma brinquedoteca que pode ser dividida em três diferentes grupos, quanto a sua aplicabilidade: os pedagógicos, os comunitário-sociais e os clínicos e de saúde.
Foram objetos do estudo; Marcelo (Down) de 5 anos frequentador da APAE, que apresentava dificuldade de articulação das palavras, o que dificultava sua compreensão, mas não o impedia de falar bastante, não era bem aceito pelas outras crianças em brincadeiras realizadas na brinquedoteca vezes por ter costume de abraçar, beijar e acariciar, o que encomodava outras crianças. E Isadora tambem de 5 anos, que vivia no orfanato desde os 3 meses de idade, abandonada pela mãe, teve grande dificuldade de aceitar a presença de outra mulher, pelo menos 1 ano e meio sem chorar ou estranhar. Foi adotada pelo coordenador do orfanato. Na brinquedoteca interagia bem com adultos e crianças, o único fato era sua irritação e choro quando contrariada.
Dentro da Brinquedoteca, Marcelo participou de algumas atividades com as pesquisadoras, que tentavam tira-lo de um mundo fechado onde normalmente brincava sozinho, diversas vezes tentou inseri-lo nas brincadeiras das demais crianças, mas tinha dificuldade de demonstrar o comportamento apropriado, escondia peças, etc, isso encomodava as demais crianças e elas não tinham paciência de ensina-lo.
Quando Marcelo passou a conviver com Isadora, brincavam em perfeita sintônia, nesse relacionamento ele era um perfeito parceiro para brincadeiras, alguem que podia, rir, brincar, dar garagalhadas. Neste momento esse reconhecimento foi mutuo, tanto Isadora quanto Marcelo se reconheciam como parceiros na Brincadeira.
O que se evidencia é que os sentidos atribuídos um ao outro não são estaticos, ora lhes causa prazer, ora lhes são desagradáveis.
Entretanto é importante evidenciar o modo como um é complexamente afetado pelo outro, nas relações estabelecidas não é possivel um sentido único a forma como Isadora concebe Marcelo, tampouco a Ele que com 5 anos o sentido que ele tem para ela.
O interesse em aprofundar a discussão a respeito da dimensão afetiva que atravessa a relação eu-outro e a constituição do sujeito. Durante os encontros na brinquedoteca destacam-se alguns aspectos para a discussão sobre o afetivo e a significação sobre as relações estabelecidas. Na relação com o outro mais do que o um sentido único, destaca-se a multiplicidade de sentidos em realção ao outro que podem ser variadas e até contraditórias. Ainda que sejam mutiplos os sentidos que o outro possua, o importante para essa relação é o local onde cada um coloca o outro, e a repercussão que isso tem para essa relação. No jogo imaginário entre eles destaca-se a reciprocidade e a alternacia de papeis. Contribuindo para esse efeito as emoções que emergem durante o jogo, servem para diluir a fronteira que difere o EU do OUTRO. Nessa diluição de fronteiras confunde-se consciencias, sensações e afetos.
...