Os diferentes espaços da brinquedoteca. As pesquisas e experiências sobre brinquedoteca
Por: Thais Carvalho • 3/5/2017 • Trabalho acadêmico • 653 Palavras (3 Páginas) • 406 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Projeto Multidisciplinar II
Aula-tema 05: Os diferentes espaços da brinquedoteca. As pesquisas e experiências sobre brinquedoteca
NOME | Tairine Alena Bandeira Cortez Araujo |
RA | 4201777964 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2017
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Projeto Multidisciplinar II
Aula-tema 05: Os diferentes espaços da brinquedoteca. As pesquisas e experiências sobre brinquedoteca
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Projeto Multidisciplinar II, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (Julio Cesar Alexandre Junior).
Anhanguera Educacional
2017
Trata-se de uma experimento realizado em uma brinquedoteca, que pode ser dividida em três diferentes grupos, sendo eles: os pedagogicos, os comunitarios-sociais, e os clínico de saude.
Foram objeto de estudo; Marcelo (Sindrome de Down) tinha 5 anos quando iniciou- se a pesquisa, sendo o mais novo dos dois filhos de sua família. Marcelo frequentava a APAE no periodo matutino e tinha dificuldade em articular os sons das palavras, que interferiam no processo de entendimento pelos adultos e outras crianças mas nunca o atrapalhou pois sempre se mostrava bastante comunicativo. Geralmente apresentava expressoes faciais mais marcantes e gesticulava muito em momentos de interação tanto com os outros como consigo em frente ao espelho. Constantemente gostava de tocar, acariciar, abraçar e beijar em muitas vezes causando um certo derconforto e afastamento das crianças. E Isadora tambem com 5 anos, que vivia no orfanato desde os seus três meses de idade, deixada pela mãe na porta do orfanato foi vitima de maus tratos por parte da mesma, e talvez por consequencia disso, demorou aproximadamente um ano e meio para interagir com as mulheres que trabalhavam no orfanto sem chorar ou estranhar. Caso uma mulher se aproximasse ou gritasse perto dela, Isadora esperneava e chorava compulvisamente onde mas tarde foi adotada pelo coordenador do orfanato.Na brinquedoteca tinha dificuldade de se relacionar com as outras crianças e com adultos, brincava por todos os canto temáticos, brincava sozinha e com outras crianças sempre gostou da fantasia de noiva.Entretanto uma caracteristica que a diferenciava das outras crianças era o fato de chorar por muito tempo em momentos em que era contrariada.
Dentro da brinquedoteca Marcelo passou a conviver com a Isadora relacionavam-se e brincavam com uma relativa frenquencia. Ao contrario da relação estabelecida com a maioria das outras crianças, na relação com Isadora, Marcelo ocupava uma posição diferenciada. Nas brincadeiras ele se titulava com um legitimo parceiro para a brincadeira, alguem com quem se podia divertir, rir e dar gargalhadas.
A análise revela a complexidade que envolve o modo um sujeito é afetado pelo outro, ou seja, a dinanmica interativa. Nas relações estabelecidas nao é possivel destacar um sentido unico perpassando a forma como Isadora concebe Marcelo e a maneira como se relaciona com ele.
...