PCC DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Por: 202104174391 • 10/1/2022 • Trabalho acadêmico • 1.166 Palavras (5 Páginas) • 473 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Patricia Alyne Rodrigues Barbosa
PCC Fundamentos da Educação
Uruburetama
2022
- INTRODUÇÃO
Os alunos trazem consigo grande variedade de explicações sobre determinado assunto, conhecidos como conhecimento prévio. Esse tipo de conhecimento não é científico, e é fruto das relações familiares, sociais e culturais que os discentes desenvolvem fora da escola.
Para que a aprendizagem ocorra de forma significativa é necessário que o educador leve em consideração o que o aluno já sabe, como ponto de partida para ressignificação de um novo conhecimento. Dessa forma, o aprendiz desenvolve a chamada aprendizagem significativa que tem como base os saberes já existentes e que é duradoura e contínua.
Assim, sob a óptica ausubeliana se o docente deseja ensinar significativamente é necessário que descobrir o que o aluno já sabe e partir disso direcionar os pensamentos.
- DESENVOLVIMENTO
2.1 Uma breve discussão sobre a importância do conhecimento prévio para o processo de ensino e aprendizagem
Conhecimento prévio pode ser definido como o saber que temos armazenados em nossa mente e que antecede o conhecimento formal, fruto das relações sociais, econômicas e culturais este conhecimento é de suma importância para a aprendizagem significativa.
Atualmente virou quase uma obrigação o docente introduzir o novo conteúdo com uma sondagem de saberes. De acordo com Deivid Ausubel, o que o aprendiz já sabe – a chamada ideia âncora – é a ponte para a construção e reconfiguração das ideias e saberes já existentes. A aula deve partir da ideia que se o aluno consegue refletir e resgatar ideias já existentes o ensino será eficiente e a aprendizagem significativa.
O resultado da explanação de saberes deve ser para o professor o seu ponto de partida para o planejamento da aula. Levar em consideração as ideias dos alunos para o planejamento da aula a tornará interessante pois as aprendizes coerência entre o que já sabem e o que o docente ensina.
- Imagine que a professora da charge faltou, como você ministraria a aula
Segundo a psicopedagoga Larissa Fonseca, o método de ensino refere-se a maneira como o professor organiza suas propostas educativas objetivando a aprendizagem e sempre buscando inovar nas propostas para os alunos aprenderem com mais facilidade.
Com base nessa ideia, é notório que a docente da charge não leva em consideração essa linha de pensamento uma vez que, ela não aproveitou o conhecimento dos alunos e reprimiu a participação e dessa forma não facilitou o processo de aprendizagem.
A professora da charge em questão é uma adepta do modelo de educação tradicional, em que os alunos são agentes passivos e que aprendem ao ouvir o que o mestre tem a transmitir. Dessa forma, ao tentarem participar da aula os discentes foram impedidos pela educadora.
Em consequência dessa ação a instrutura deixou passar a oportunidade de entregar o conteúdo com mais eficiência.
Ao contrário da aula da charge, esse momento deveria ter mais incentivo. Todo pedagogo que tem a missão de educar para a vida deve ter o pensamento de que o aluno é o protagonista do seu aprendizado.
Levando em consideração o que foi dito anteriormente, a sala de aula deve ser um espaço acolhedor em que os aprendizes se sintam capazes de interagir e a partir disso aprender. A aula da charge deveria começar com uma sondagem de saberes, os alunos Mariana e Raimundo teriam o momento para falar sobre as características culturais, geográficas e sociais de suas regiões.
Enquanto isso, os demais colegas aprenderiam um pouco sobre aquele assunto e os incentivariam a participar efetivamente do momento pedagógico. Logo após a introdução da aula, se iniciaria o conteúdo formal e nesse momento se daria uma atenção especial as intervenções feitas seriam respondidas com tira dúvidas entre o educador e os aprendizes.
...