TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA DO OPRIMIDO, SÍNTESE

Por:   •  21/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADES OPET

CURSO DE PEDAGOGIA

PEDAGOGIA DO OPRIMIDO, SÍNTESE

RIO BRANCO DO SUL

2018


CRISTINA DE SOUZA BONTORIN

PEDAGOGIA DO OPRIMIDO, SÍNTESE

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota no curso de Licenciatura em Pedagogia realizado pelas Faculdades Opet.

RIO BRANCO DO SUL

                                                                     2018


      No livro Pedagogia do Oprimido, o autor Paulo Freire discorre sobre o seu método de aprendizagem, o qual tem como objetivo singularizar o indivíduo, desta forma propõe uma pedagogia transformada através do dialogo.

      No que se refere o titulo da obra, o autor relata a imposição do opressor envolvendo o oprimido, onde o faz pensar que necessita de seu opressor. Assim o autor busca mostrar a educação no Brasil como ela realmente é, uma educação que produz; medo, desigualdade, e sentimento de inferioridade causado por aqueles que estão no poder. O sistema de ensino como meio de opressão, onde o professor desconsidera a singularidade de seus alunos e os trata como meros depositários de conhecimento levam o autor a defender com seu método a necessidade de se ensinar a pensar e refletir sobre o meio em que está inserido, para que assim o aluno possa se perceber como sujeito no mundo e singularizar os seus questionamentos. Ainda expressa a libertação como um ato social, pois uma vez que o aluno entenda sua situação na sociedade, não mais se curvará diante do opressor.

     Dessa forma demonstra a necessidade de haver uma troca de saber mutuo entre aluno e professor com a intenção de que esses alunos não sejam apenas copias mecanizadas. A educação como prática da liberdade demonstra a importância do dialogo no processo de aprendizagem, pois assim formam-se sujeitos empoderados de seus direitos e deveres como cidadãos. Porém não é interessante para os opressores que a educação ande por esse sentido, pois a opressão se faz através da manipulação e isso não será possível com uma sociedade independente e dialogicamente relacionada.

     

     

     

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra. Ed 65. São Paulo, 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (132.3 Kb)   docx (745.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com