PEDAGOGIA E SUAS DIVERSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO ALÉM DO CAMPO ESCOLAR
Por: anapaulamendesv • 23/4/2019 • Trabalho acadêmico • 2.394 Palavras (10 Páginas) • 322 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO ANHANGUERA UNIDADE 3
CURSO PEDAGOGIA
DISCPLINAS NORTEADORAS: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS; DIDÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA; EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO; PEDAGOGIA EMPRESARIAL E POLÍTICAS EDUCACIONAIS.
ANA PAULA MENDES VEDOVOTTO
RA. 3089215802
PEDAGOGIA E SUAS DIVERSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO ALÉM DO CAMPO ESCOLAR
NOME DO TUTOR: CRISTIANE DA SILVA VALDEZ ALBUQUERQUE
CAMPINAS / SP
2018
INTRODUÇÃO
Para muitos a Pedagogia e o trabalho do Pedagogo, se limitam à sala de aula, mas é um campo muito mais amplo do que se imagina.
A Pedagogia passa o limite do muro escolar, e atualmente, é dividido em diversos campos de atuação, como apresentarei a seguir com explanações acerca de suas habilidades:
Para iniciarmos, como veremos a seguir, as atividades do pedagogo em um ambiente tanto escolar como não escolar são muitas. “(...)o pedagogo é todo profissional que lida com a formação de sujeitos, seja em instituições de ensino, seja em outro lugar. ” (LIBÂNEO, 2006, p.215). Desta forma percebemos também, como o trabalho desse profissional é resultado da formação que é obtida no curso de Pedagogia.
- A atuação do pedagogo em espaços escolares e suas funções:
Supervisor escolar- Também conhecido como orientador pedagógico é o profissional responsável por políticas externas e internas das escolas. Auxilia a atuação do professor, organiza e orienta as ações pedagógicas. É responsável por promover um ambiente de diálogo entre os professores, direção e alunos fazendo uma relação entre todos esses agentes.
Inspetor escolar- é o profissional que trabalha com a gestão de pessoas, tendo contato com a comunidade escolar e também com o órgão responsável pela administração do ensino. Em alguns casos, trabalha diretamente para esses órgãos (secretarias de educação) e busca fazer a ponte entre as leis que devem ser cumpridas, com as unidades de ensino tanto pública como privada, realizando os trabalhos burocráticos e observando se as orientações vigentes estão sendo cumpridas.
Administrador escolar- também conhecido como o diretor da unidade escolar. É o responsável pela a administração da escola. Atua em conjunto com o corpo docente e discente em prol do desenvolvimento da unidade e coordenando as ações pedagógicas. Um dos princípios que norteiam a ação desse profissional é a gestão democrática.
Orientador Educacional- é o profissional que atua com os alunos e seus responsáveis pedagogicamente, busca auxiliar o desenvolvimento escolar de cada indivíduo em contato com o corpo docente. Colabora na formação de valores, atitudes, e emoções sem exercer uma função regulada. Auxilia, também, na organização das propostas pedagógicas da escola visando esses alunos.
- A atuação do pedagogo em espaços não escolares e suas funções:
Hoje vemos que há procura para atuar em outros campos da pedagogia, embora ainda muito vinculado à ideia de sala de aula.
Identificamos a atuação do pedagogo em diferentes atividades, como por exemplo, em ONGs, Recursos Humanos, projetos, treinamentos e capacitação de profissionais na área militar, hospitais, etc. Entendermos o porquê de termos a ampliação do campo de atuação desse profissional é de suma importância para esse estudo, e qual as habilidades de cada uma dessas outras áreas onde o pedagogo pode atuar.
Recursos Humanos- esse profissional atua na escolha de novos funcionários para uma determinada empresa, visando a capacitação e instrução de equipes, promovendo palestras, estímulos, entre outras funções. Vemos assim, que a empresa busca não só um profissional capaz de compreender a parte psicológica dos outros empregados, mas também que seja capaz de ministrar aulas que envolvam toda a equipe.
Área Militar- parecida com a função do pedagogo em RH, promove a capacitação e treinamento da equipe. Nesse tipo de setor, o profissional é visto como um elemento importante para o procedimento de formação de um novo corpo militar, além disso, é a equipe pedagógica que se responsabiliza com os conteúdos a serem ministrados e a duração de cada curso, passando todas as informações para um projeto pedagógico estruturado para acompanhar o processo.
Terceiro Setor- é garantido por lei, e assim como nas escolas, apresenta um leque diversificado. A atuação desse profissional pode ser tanto para planejar as ações pedagógicas das instituições, como também no apoio e orientação pedagógica, além de poder atuar como professores de cursos que forem oferecidos por tal.
Pedagogia Hospitalar- atua na ministração de aulas e no cuidado psicológico das crianças. Em hospitais de câncer, por exemplo, vemos o pedagogo tendo o comprometimento com a educação e a relação familiar que esses podem ter.
Como percebemos, o pedagogo em espaços não escolares não deixa de assumir funções ligadas à docência, porém, sua finalidade em alguns setores irar ser diferenciada. Podemos compreender então, que não há diferença na base de formação profissional de um pedagogo, pois independente de sua área de atuação, os conhecimentos pedagógicos, bem como a docência estarão presentes.
Nesta Feira Profissional, o objetivo é permitir aos envolvidos, uma forma de explorar os diversos campos da pedagogia e todas as oportunidades existentes nos campos fora do ambiente escolar, aprender acerca de todas essas possibilidades existentes, porém nem sempre tão claras, apresentadas ou discutidas.
A importância desta Feira, deve-se ao fato de que é uma oportunidade para quem visitará, e mesmo apresentar, vivenciar, ler e aprender mais sobre um universo não tão explorado e que traz assim como o ambiente escolar uma gama de possibilidades de poder intervir como pedagogo, e mesmo sendo fora de um
Elaboramos o planejamento da Feira Profissional focando a atuação do pedagogo nos diversos espaços possíveis, utilizando as seguintes informações:
Nome da Faculdade: Faculdade Sucesso |
Nome dos Professores envolvidos: Ana Paula, Vera, Renata, Rafael, Othon, José Carlos. |
Turmas envolvidas: Turma Pedagogia |
Proposta: Desenvolver e realizar uma feira Profissional, com o objetivo de apresentar ao público o máximo de informações relevantes acerca da profissão do pedagogo e suas áreas de atuação no ambiente escolar e não escolar. |
Objetivos: Aprender através das diversas possibilidades criadas na feira de forma criativa, dinâmica e lúdica, sobre a atuação do Pedagogo e gerar curiosidades em querer saber mais sobre essa profissão. Informar por exemplo como surgiu, a evolução ao longo do tempo que ela teve, a importância na sociedade atual e as diversas vertente que podem ser seguidas como pedagogo. |
Disciplinas Envolvidas: Competências Profissionais, Fundamentos da Gestão em Educação; Pedagogia Empresarial e Políticas Educacionais |
Conteúdos: Recursos Humanos, Área Militar e Pedagogia Hospitalar, serão abordados todos os aspectos de cada área, as habilidades do profissional, campo de trabalho, qual a possibilidade de especialização de cada uma delas. |
Metodologia: (como acontecerá a Feira Profissional): A Feira ocorrerá em um Sábado, durante todo o dia. A visitação será aberta ao público interessado em aprender e saber mais sobre a Pedagogia. Serão montados Stands onde cada um abordará os diversos campos que a Pedagogia pode ser utilizada como meio de intervenção das mais diversas situações. |
Cronograma de cada ação: 2 dias para a organização das salas para apresentação, 1 dia para a Feira Profissional, 2 dias para a avaliação dos formulários preenchidos. |
Recursos: Vídeos, brinquedos Pedagógicos, Cartazes, acesso à internet, livros, exposição de materiais sobre os temas. |
Avaliação: Através de uma pesquisa em cada stand, cada qual com seu tema, suas atividades apresentadas, os visitantes preencherão um relatório, onde preencherão informações sobre como recebeu todo conteúdo abordado, devendo ser analisado todas as opiniões após a feira. |
Desenvolvimento
A Feira realizada no Colégio Sucesso, teve uma repercussão muito boa, tendo em vista o envolvimento dos visitantes.
O fato apresentado de que muitas pessoas concebem a ideia de Pedagogo restrito ao ambiente escolar ainda traz uma certeza de que a necessidade de explorar os demais campos e desenvolver feiras que abordem esse tema se faz necessário, cada vez mais.
A feira foi bastante interativa, podendo contar com a participação de artistas e de profissionais que trabalham nos demais campos não escolares permeados do conhecimento pedagógico e envolvidos na realização deste Projeto da Feira.
...