TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA LICENCIATURA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Por:   •  16/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.596 Palavras (15 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 15

          [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO AMERICANA – SP.

PEDAGOGIA – LICENCIATURA.

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Adriane Maria da Silva Luiz                                                                             RA 446143

Angelina Siqueira Cardoso da Silva                                                                 RA 447718

Regiane Ribeiro da Silva de Souza                                                                   RA 442530

Suzana Maria da Silva Papassídero                                                                   RA 445753

Valeria Aparecida Bueno                                                                                   RA 7939704092

Prof.ª Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

Americana, 04 de junho de 2014.

Contribuições da Psicologia para a Educação

A Psicologia para educação traz benefícios para o desenvolvimento e elaboração do Planejamento Curricular da Escola, permitindo maior compreensão e desenvolvimento em todas as fases do ser humano.

Faz também com que exista melhor entendimento na aprendizagem e nas condições que a torna mais eficiente e compreendida.

Na Educação infantil, ajuda no planejamento e na dinâmica das atividades infantis e desenvolvimento nas diferentes fases como: sensório-motora, sócio afetiva, fase simbólica e cognitiva.

Nas demais modalidades as contribuições são vistas no planejamento das propostas de atividades curriculares, com o objetivo de orientar a exploração, a descoberta e construções de noções, isto é o conhecimento e desenvolvimento físico e social da língua, da matemática, das ciências naturais e sociais que são muito importantes na função Pedagógica da escola. A contribuição da Psicologia para a Educação se dá, de modo especial e acentuado na modalidade de Educação Especial.

A Psicologia da educação nos dias de hoje deve preocupar muito ao professor por ter um papel desafiador no dia a dia com os educando, e pela procura da compreensão da mente do aluno. Para muitos autores a Aprendizagem é o núcleo da Psicologia, tudo porque é a aprendizagem que determina a nossos pensamentos, a nossa linguagem, as motivações, as atitudes e personalidade.

Por essa razão é evidente que o desenvolvimento humano (mente) depende da Aprendizagem, sem ela deixamos de aperfeiçoar ou amadurecer as qualidades que são próprias de cada individuo. A psicologia no campo Educacional é um tema cativante e desafiador que permanece atual e proporcionando estudos e pesquisas de vários e renomados cientistas.

A Psicologia é fundamental na educação, a criança aprende avaliar seus erros e reflete sobre eles, assim enfrenta a possibilidade de corrigi-los, e no seu crescimento vai experimentando alegrias, tristezas, ansiedade e calma.

Com a influência da Psicologia a criança também aprende que interagindo com outros seres humanos, especialmente com os adultos e outras crianças mais experientes com certeza seu aprendizado será ampliado.

A criança quando se envolve desde seu nascimento, vai ampliando suas formas de lidar com o mundo e vai construindo significados para suas ações e para as experiências que vivem.

Qual a importância da Psicologia para a Pedagogia?


           A Importância da Psicologia na Pedagogia possibilita a criança, apreender, planejar, direcionar e a avaliar todas as suas ações, pois ao longo desse processo, ela comete alguns erros, e com o tempo ela reflete sobre suas ações e enfrenta a possibilidade de corrigi-los.

Elas também experimentam alguns sentimentos como: alegria, tristeza, raiva e amor, e períodos de agitação e calma.
A Psicologia trata de buscar consolo em seus semelhantes (professores e tutores) e não concebe a vida de cada aluno em isolamento.

Tal entendimento fundamenta e justifica a preocupação em pensar e promover o repensar de algumas práticas pedagógicas, com a condição para que as práticas se façam de um modo muito mais ético, mais eficaz e eficiente, cumprindo assim a função de socialização, que é pretendida.
           A Importância da Psicologia para a Pedagogia reside no reconhecimento de que a Educação é um fenômeno complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a diversidade das práticas educativas, em que o ser humano se encontra imerso, isso acontece porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas definem como âmbitos educativos. Sendo assim, a Psicologia aplica em toda a área do ensino, e tenta mostrar através da interação entre professores e os alunos, e com isso é possível à aquisição do saber das culturas tradicionais acumuladas, pois o papel dos professores e tutores é importantemente fundamental, pois eles procuram estruturar as condições de estudos, o que leva a apropriação dos conhecimentos adquiridos.

Vemos no ambiente escolar que a psicologia ajuda a compreendermos o ser humano e respeitar as diferenças.

A Psicologia consegue “descobrir” o aluno em suas ações em seu cotidiano, ou seja, direcionando-o.

A psicologia contribui para que os professores desenvolvam os conhecimentos e suas habilidades e outras competências, atitudes e valores que os possibilite construírem seus saberes, fazeres e deveres a partir das necessidades dos alunos, para que passem num processo de construção de sua identidade como professor.

[pic 2]

Teoria Verbal Significativa

David Ausubel criou a Teoria da Aprendizagem onde o conceito principal é a Aprendizagem significativa, a aprendizagem significativa ocorre quando uma informação se conecta a um conceito já existente na mente do aluno, ou seja, é possível aprender significativamente novas ideias na medida em que outros conceitos já são de conhecimento do mesmo. Em outras palavras, os novos conhecimentos se relacionam com o conhecimento que já possui. Pode ocorrer de três formas diferentes, sendo através de representações, conceitos ou de proposições.
         A aprendizagem por representações ocorre quando a criança adquire um vocabulário novo. Primeiramente ela aprende as palavras que representam os objetos reais e significativos, porém ela ainda não os classifica. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (390.3 Kb)   docx (138.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com