PEDAGOGO NO ESPAÇO DA ESCOLA
Por: 998639164 • 21/10/2015 • Relatório de pesquisa • 2.306 Palavras (10 Páginas) • 518 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Emiliane Garcia Oliveira de Souza, 916409, 2015/04
Eliane Aparecida Franco, 912289, 2015/04
Ravena Carvalho, 938638, 2015/04
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA
PROFISSIONAL – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- EJA
POÇOS DE CALDAS
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Emiliane Garcia Oliveira de Souza, 916409, 2014/03
Eliane Aparecida Franco, 912289, 2014/03
Renata Silva Ferreira, 938638, 2014/03
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA
PROFISSIONAL – PEDAGOGO NO ESPAÇO DA ESCOLA
Relatório Pesquisa e Prática Profissional – apresentados a UTA- Ciências Exatas, Biológicas e da Natureza, no curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutor Local: Samira Carvalho Teles
Centro Associado Curitiba
POÇOS DE CALDAS
2014
INTRODUÇÃO
O estudo focaliza o papel do pedagogo na organização do trabalho escolar, tendo como objetivo a sistematização do trabalho pedagógico, situando a função específica deste profissional no contexto escolar, esse trabalho pedagógico é composto de um corpo de ideias, ações e direcionamentos que se efetivam no ambiente escolar em todos os níveis e modalidades.
A partir das considerações acima apontadas, esse estudo tem como objetivo apresentar reflexões teóricas e práticas, referentes ao papel do pedagogo na escola, de forma que possa subsidiar a organização sistemática e prática das atividades administrativas, situando a função específica deste profissional no contexto educacional.
O pedagogo ocupa um amplo espaço na organização do trabalho pedagógico, sendo um articulador no processo de formação cultural que se dá no interior da escola. Sua presença, é fundamental na organização das práticas pedagógicas e consequentemente na efetivação das propostas. É o mediador no processo ensino- aprendizagem, de forma a garantir a consistência das ações pedagógicas e administrativas.
E através desse estudo do papel do pedagogo na organização do trabalho escolar, através da pesquisa de campo, da observação da sala de aula, a observação do espaço e da atuação do pedagogo que se foi possível ter consciência sobre a importância dessa profissão e se teve conhecimento concreto sobre esse processo ensino- aprendizagem.
Características da Instituição Pesquisada
A pesquisa foi feita através de três alunas do Centro Universitário Internacional Uninter do polo de Poços de Caldas, que foram a campo fazer o trabalho de Pesquisa a Prática Profissional na Instituição (CMDJVS) localizado na Avenida Champagnat, 668 no bairro São Domingos, na cidade de Poços de Caldas-MG.
A instituição de ensino (CMDJVS) foi fundada em 1927, em 14 de julho; em 1928 foi organizada uma sociedade anônima para o término de sua construção, em 1931 o prefeito (FPAF) convida os (IM) para assumirem a administração, em 1936 no dia 06 de novembro inicia-se então a administração dos (IM) que é reconhecido oficialmente pelo governo de Minas Gerais; em 1949 passa a chamar (CMDC) e só então em 1977 em 04 de março o educandário é denominado, oficialmente (CMDJVS), em homenagem ao secretário da educação.
Há 37 anos como (CMDJVS) o educandário é do município de Poços de Caldas, mantido pela Prefeitura, secretária de educação, recebe também ajuda de doações da comunidade, caixa escolar, Bravo (projeto da Alcoa/SA), FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
A instituição é muito ampla, possui para práticas esportivas um campo de futebol, duas quadras, um poliesportivo. Possui um grande refeitório, laboratório de ciências, laboratório de matemática, laboratório de informática, um memorial, sala de artes, sala de desenho, sala de recuperação, uma espaçosa biblioteca com cerca de 28.000 títulos e mais cinquenta (50) salas de aulas.
E um salão para reuniões de pais de alunos, apresentações de teatro, música, dança, poesia que comporta 250 pessoas confortavelmente sentadas.
Possui vários banheiros, para seus alunos e funcionários, uma somatória de 37 banheiros, sendo 16 femininos e 16 masculinos, 1 para os funcionários do refeitório, 1 para o setor de limpeza, 2 na sala dos professores e um na diretoria.
No espaço físico da instituição foram
...