PISCOLOGIA DA EDUCAÇÃO – JOGO II
Por: jordanmaiap • 20/11/2018 • Trabalho acadêmico • 336 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FACED
PISCOLOGIA DA EDUCAÇÃO – JOGO II
TÂNIA FORTUNA
Aluno: Jordan Maia 00232207
Porto Alegre 20/11/2018
Resenha do texto (Re)criar brinquedos, reciclar a vida- Tânia Ramos Fortuna.
A experiência com sucatas, a possibilidade de recuperar brinquedos estragados como potência para novos jogos e brincadeiras. Segundo o texto, essa é a capacidade de ir além daquilo que é imediatamente percebido, na qual o brincante estará apto a sonhar, desejar e inventar. Um exercício de cidadania ligada ao pensamento abstrato e formal como sujeito de um pensamento e desejo.
A relação com o meio ambiente, com o mundo, com os outros e conosco mesmos é o que a experiência com sucatas produz, uma revolução com o meio. Tal experiência coloca em xeque a cultura hegemônica. Coisas que parecem não terem utilidade ou não são privilegiadas podem cumprir diversas funções dentro de um jogo ou brincadeira. Essa experiência aguça a nossa relação com o universo marcada por uma inteiração curiosa, exploratória e respeitosa.
A mudança de mentalidade em relação ao meio ambiente e o lixo nos leva a uma percepção da potência na qual os objetos tem de transformação na destruição e construção, na vida e morte. Tudo muda o tempo todo, todo mundo muda o tempo todo, tudo se transforma, e assim segue o fluxo da vida e das coisas. Nesse sentido, os efeitos disso tudo na educação está diretamente ligada a forma de ver o mundo e refletir sobre suas transformações, inclusive nos brinquedos.
Inventar e reciclar brinquedos nos mostra como é possível também reciclar a vida através de manifestações criativas. Nesse sentido, Marina Marcondes Machado aponta em seu livro O Brinquedo-sucata e a criança: importância do brincar, atividades e materiais, resultado da sua prática de montar, desmontar, fazer, permanecer e transformar ideias e coisas, oferecendo assim uma grande contribuição à história da educação e ao meio ambiente. De um lado temos uma abordagem da arte-educação, e de outro as relações com o brincar e seu significado na infância e quiçá na vida adulta.
...