PLANEJAMENTO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Por: Leiliane Ribeiro • 18/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.238 Palavras (5 Páginas) • 880 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO em licenciatura em pedagogia
planejamento no processo de ensino e aprendizagem
[pic 3]
Manhuaçu
2015
planejamento no processo de ensino e aprendizagem
Trabalho apresentado ao Curso de graduação em Licenciatura em Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Organização e didatica nos anos iniciais do ensino funamental, Avaliação de aprendizagem e ação docente; Ensino de ciências naturais e saúde infantil; Eduacão de jovens e adultos; Prática pedagógica interdiciplinar; Ensinar e aprender na educação de jovens e adultos; Seminário interdiciplinar VI; Estágio curricular obrigatório I: educação infantil.
Prof. Marlizete Bonafini Steinle; Sandra Regina dos Reis; Maurílio Bergamo; Vilze Vidote Costa; Lucy Mara Conceição; Cyntia Simioni França; Vilze Vidote Costa.
Manhuaçu
2015
2
- INTRODUÇÃO
O presente estudo tem como assunto a importância do planejamento para o processo de ensino e aprendizagem, nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação de jovens e adultos.
O ato de planejar faz parte da narrativa do homem, pois, o anseio de modificar as ambições em realidade prática é uma apreensão que segue a maior parte dos indivíduos. Raciocinar e planejar são atos que atuam andam juntos. (KLOSOUSKI, 2008)
Para Moretto (2007), “planejar é organizar ações”. Essa é um significado simples, mas que apresenta uma extensão da seriedade do ato de planejar, uma vez que o planejamento deve acontecer para promover o trabalho tanto do educador como do educando.
“É um instrumento direcional de todo o processo educacional, pois estabelece e determina as grandes urgências, indica as prioridades básicas, ordena e determina todos os recursos e meios necessários para a consecução de grandes finalidades, metas e objetivos da educação.” (MENEGOLLA E SANT’ANNA, 2001, p.40)
Planejamento é processo de busca de estabilização entre princípios e fins, entre soluções e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. (Padilha, 2001), Igualmente, é de grande importância para um adequado planejamento escolar que os gestores saibam orientá-lo e executá-lo, uma vez que o bom desenvolvimento da escola depende de um bom planejamento escolar, o que justifica a escolha do tema ora tratado.
Segundo Amaral e Silva (2005) o plano de aula é um documento que anota o que se reflete fazer, quando e como. Impede o improvisado constituindo uma direção para as obras educativas. Consistir na conferência sistematizada e explicada das determinações adotadas. Portanto plana é a formalização dos dessemelhantes períodos do método de idealização escolar.
3
DESENVOLVIMENTO
A aula é a forma importante da organização didática do método de ensino. É nela que constituímos ou indicamos as posições docentes, ou seja, as classes e meios imprescindíveis para que os estudantes assimilem conhecimentos, competências e desenvolvam suas capacidades cognitivas.
Para planejar adequadamente a trabalho de educação e receber às obrigações do educando é preciso, saber para quem se vai projetar. Por isso, conhecer o aluno e seu espaço é o principal passo da técnica de planejamento. (PADILHA, p.254, 2001). Constitui-se saber quais as ambições, frustrações, obrigações e probabilidades dos educandos. O plano possibilita ao professor, na medida do possível e do desejável, manter a tensão da disciplina como um todo pela relação com o plano de ensino e ainda realizar uma própria avaliação da aula. Exterioridades a serem mantidas ou a serem reformuladas poderão ser identificadas com mais garantia. Compete destacar que o plano de aula não implica obrigatoriamente seu cumprimento fiel. O cenário da aula exige permanente atitude reflexiva do professor para recriar e redirecionar ações sempre que novos interesses e necessidades imprevistas que surgirem.
Padilha (2001) recomenda preparar o plano por meio dos seguintes passos:
∙ Determinação dos objetivos.
∙ Seleção e organização dos conteúdos.
∙ Análise da metodologia de ensino e dos procedimentos adequados.
∙ Seleção de recursos tecnológicos.
∙ Organização das formas de avaliação.
∙ Estruturação do plano de ensino.
4
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Aprovando o raciocínio que o planejamento deve ser componente do dia-a-dia de todas as pessoas, compete à escola planejar seu desempenho com base em suas indigências e probabilidades, sendo assim que é na escola que o desenvolvimento sociocultural do sujeito se reforce.
Analisando, deste modo, o professor tem um respeitável desempenho no desenvolvimento do homem, assim o planejamento educacional permite a ele uma coordenação metodológica do conteúdo a ser desenvolvido em sala de aula, fundamentado na precisão e no conhecimento de mundo dos educandos, que são os principais preocupados e beneficiados com o acontecimento nesse tipo de organização metodológica que tende o desenvolvimento do indivíduo incluso na coletividade.
Ao concretizar seu planejamento, a escola acelera de maneira lógica e estabelecida todas as fases do trabalho escolar, não admitindo que as maneiras sugeridas envolvam sua essência, ou seja, o seu trabalho a ser realizado adapta em uma continuação, uma lógica de entendimento, em que o educador tem a autêntica consciência do que leciona e quais os desígnios que acredita alcançar, para que nada fique disperso à casualidade.
...