PLANO DE AÇÃO VISANDO À IMPLANTAÇÃO DE UMA BRINQUEDOTECA NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
Por: VivianeSophia • 31/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.430 Palavras (10 Páginas) • 457 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO FACULDADE ANHANGUERA DE NEGÓCIOS DE BELO HORIZONTE
CURSO PEDAGOGIA
Disciplinas norteadoras: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL; BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO; DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS; LITERATURA INFANTOJUVENIL; MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO.
PLANO DE AÇÃO VISANDO À IMPLANTAÇÃO DE UMA BRINQUEDOTECA NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
NOME DA TUTORA: Elizângela Siqueira
CONTAGEM / MG
2016
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre a importância de uma implantação de uma brinquedoteca no Centro Municipal de Educação Infantil. A Brinquedoteca é um espaço um espaço lúdico destinado a facilitar o ato de brincar, nesse espaço, a criança, poderá desenvolver sua própria personalidade, sua imaginação, o equilíbrio emocional, criatividade, sociabilidade, seus valores e ética, ou seja, a brinquedoteca contribui para que as crianças formem um conceito do mundo.
A criança aprende brincando e, por isso, é fundamental que ela tenha oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem, então, a brinquedoteca além de oferecer atividades lúdicas, pode também influenciar na formação e desenvolvimento das crianças, ou seja, um espaço para estimulação e desenvolvimento do ser humano.
DESENVOLVIMENTO
PASSO 1
Jean Piaget formulou uma teoria que descrevia o desenvolvimento cognitivo da criança. Nessa teoria, Piaget defendia a idéia de que a construção do ser humano é um processo que vai acontecendo ao longo da vida das crianças, ou seja, todo o aprendizado é um processo gradual que depende da faixa etária de cada criança.
O professor, além de conhecer os estágios do desenvolvimento da criança, deverá também, estar sempre atento ao comportamento de seus alunos. Se a criança apresentar alguma dificuldade, o professor deverá intervir e solicitar ajuda de profissionais qualificados e acompanhar de perto o desenvolvimento da mesma.
- Como as crianças se desenvolvem?
A criança se desenvolve, segundo Piaget, a partir dos estágios de Desenvolvimentos. A criança adquire o conhecimento de forma contínua, passando de estágio para estágio até chagar na fase adulta. Esses estágios apresentam idades médias variáveis, ou seja, no estágio sensório-motor que vai de 0 até 2 anos de idade, cada criança poderá um desenvolvimento diferente, em uma criança ele pode terminar com 2 anos de idade, em outras, aos 3 anos.
- Segundo Piaget, a criança passa por quatro períodos no processo de desenvolvimento cognitivo, quais são eles?
Segundo Piaget, as crianças passam por quatro períodos no processo de desenvolvimento cognitivo, são eles, o Sensório-motor, Pré-operatório, Operatório-concreto e Operatório-formal.
- Quais as características de cada fase de desenvolvimento?
Sensório-motor: Nesse estágio que dura do nascimento até os dois anos de idade, ou, até a aquisição da linguagem, podemos perceber que o bebê usa a inteligência prática, ou seja, ele usa os sentidos dos órgãos para entender como tudo funciona. Como por exemplo, observa tudo ao seu redor, consegue segurar, atirar, bater, chutar e colocar objetos na boca. O bebê já tem suas primeiras emoções e instintos.
Pré-operatório: Esse estágio dura de 2 a 7 anos. A criança começa a tentar dominar a linguagem e representa o mundo por meio de símbolos. Esse estágio também é marcado pelo Egocentrismo, ou seja, a criança tem uma dificuldade enorme de aceitar o ponto de vista de outra pessoa. Ela sempre vai fazer o que ela quer. Com a aquisição da linguagem, a criança começa a imitar tudo que vê e ouve. Nesse período começa a fase dos “porquês”, ou seja, a criança questiona tudo, ela sente a necessidade de aprender.
Operatório-concreto: Esse estágio dura de 7 a 12 anos de idade. Nele, a criança dá inicio a capacidade da reflexão diante do objeto, ela consegue pensar a respeito do objeto, consegue também, manipular o objeto. A criança começa a entender com mais complexidade, o mundo. Para Piaget, as crianças nesse estágio têm o domínio dos conceitos de tempo e de número. Elas, também, têm o sentimento de justiça, ou seja, se alguém fizer algo de errado mesmo aceitaria a punição. Quanto mais a criança se socializar, mais ela compreenderá as regras.
Operatório-formal: Esse período se passa a partir dos 12 anos. Nele, o adolescente aprende a criar conceitos e idéias. O adolescente também consegue pensar no abstrato, ou seja, a reflexão leva a necessidade de abstração.
PASSO 2
- Por que a brincadeira é importante?
A criança tem direito ao brinquedo e a brincadeira, então, o brinquedo deve estar sempre ao alcance da criança, ou até mesmo do bebê, para que ele mesmo possa escolher qual ele quer brincar. Assim, ela irá tocar os brinquedos e vai aprender sobre texturas, formatos, tamanhos, cores, etc.. Quando a criança pratica a imitação ela também está aprendendo e reproduzindo a sua cultura. Através do Faz de Contas, a criança usa alguns brinquedos ou utensílios domésticos para falar aquilo que ela está pensando, ou simular algum personagem ou profissão ela gostaria de ser.
- A criança já sabe brincar naturalmente ou ela aprende a brincar?
Cada sociedade tem uma cultura diferente e em cada cultura, uma forma diferente de brincar. A criança aprende a brincar. É fundamental que a criança conviva com outras crianças, famílias, adultos para aprenderem a brincar, pois são diferentes no mundo todo.
- O que a criança aprende através da brincadeira?
A criança que brinca, aprende a expressar efetividade e que em alguns momentos você perde e em outros, você ganha. A criança terá liderança, um jeito novo de brincar, uma regra nova para colocar, vai ser um ser humano flexível, que enfrentará as situações diversas. Brincando, a criança aprende a ter um raciocínio matemático.
PASSO 3
Brincar é um comportamento que envolve o contexto social, aspectos cognitivos, afetivos e sociais. Para que a criança brinque, é necessário que exista um local e que aconteçam alguns estímulos anteriores. Quando a criança brinca, ela cria regras para o funcionamento da brincadeira. A Brincadeira, segundo KISHIMOTO (1999, p. 21) é "a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras do jogo, ao mergulhar na ação lúdica". A brincadeira, então, se define em uma atividade prazerosa que resulta no comportamento de brincar.
...