TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICAS, ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO

Por:   •  18/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.408 Palavras (14 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 14

REVISÃO DA PROVA

1-)  O GOVERNO DE LUIZ INACIO LULA DA SILVA CRIOU POLITICAS EDUCACIONAIS NO MANDATO DE 2003-2006 PARA GARANTIR A EDUCAÇÃO COM DIREITO, O PROJETO DE EDUCAÇÃO DO GOVERNO LULA OBEDECERIA 3 OBJETIVOS GERAIS. DESCREVA.

R= DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E GARANTIA DE PERMANENCIA – NÃO SIGNIFICA APENAS CONSTRUIR NOVAS ESCOLAS APESAR DE SERM IMPORTANTES É PRECISO AMPLIAR O ATENDIMENTO E ASSEGURAR A ULTILIZAÇÃO DE TODAS AS ALTERNATIVAS PARA GARANTIR O ACESSO E A PERMANÊNCIA.

QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO – TRADUZ-SE NA OFERTA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR E DE OUTRAS MODALIDADES DE FORMAÇÃO PARA TODOS, TEM COMO CONSEQUÊNCIAS A INCLUSÃO SOCIAL.

REGIME DE ELABORAÇÃO E GESTÃO DEMOCRATICA – PARA CUMPRIR OS DISPOSITIVOS DA LDB EM VIGOR, FORAM APRESENTADAS NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ALGUMAS PROPOSTAS COMO INSTITUIR O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, FORTALECER OS FORUNS, ESTIMULAR A INSTALAÇÃO DE PROCESSOS CONSTITUINTES ESCOLARES, ESTABELECEREM NORMAS DE APLICAÇÃO DOS RECURSOS FEDERAIS E INSTITUIR O FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.  (FUNDEB).

2-) O SISTEMA FEDERAL DE ENSINO COMPOE-SE DE QUAIS INSTITUIÇÕES MANTIDAS PELA UNIÃO? DESCREVA O NQUE VC ENTENDE POR SISTEMA ESTADUAL DE ENSINO E SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO.

R= O SISTEMA FEDERAL DE ENSINO COMPOE-SE DAS SEGUINTES INSTITUIÇÕES MANTIDAS PELA UNIÃO: UNIVERSIDADES FEDERAIS, INSTITUIÇÕES ISOLADAS DE ENSINO SUPERIOR, CENTROS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA (CEFETS), INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, ESTABELE4CIMENTOS DE ENSINO MÉDIO, ESCOLAS TECNICAS FEDERAIS E AGROTECNICAS, ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO VINCULADAS ÀS UNIVERSIDADES (COLÉGIO DE APLICAÇÃO), COLÉGIO PEDRO II E INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL.

SISTEMA ESTADUAL DE ENSINO – MANTENDO UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL, DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO MÉDIO E DO SUPERIOR, ASSIM ASSUMINDO AINDA A FUNÇÃO DE DISCIPLINAR A EDUCAÇÃO PARTICULAR, FUNDAMENTAL E MÉDIA EM SUAS ESPECIFICAS UNIDADES FEDERATIVAS, ALÉM DE EXERCEREM O CONTROLE SOBRE O ENSINO SUPLETIVO E SOBRE OS CURSOS LIVRES QUE OCORREM FORA DO ÂMBITO ESCOLAR, ASSUMIDO FUNÇÕES NORMATIVAS, DELIBERATIVAS, CONSULTIVAS E FISCALIZADORAS NAS REDES OFICIAIS E PARTICULARES. EMBORA, TRADICIONALMENTE, A RESPONSABILIDADE RECAIAQ SOBRE O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, A MAIORIA DOS ESTADOS BRASILEIROS JÁ DISPÕE DE UNIVERSIDADES ESTADUAIS.

SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO – UMA CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA, A DE 1988, RECONHECEU O MUNICIPIO COMO INSTANCIA ADMINISTRATIVA, POSSIBILITANDO-LHE, NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, A ORGANIZAÇÃO DE SEUS SISTEMAS DE ENSINO EM E4LABORAÇÃO COM A UNIÃO E COM OS ESTADOS, A MESMA PRESCREVE AINDA QUE OS MUNICIPIOS DEVEM MANTER COM A COOPERAÇÃO TECNICA E FINANCEIRA, PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR E DE ENSINO FUNDAMENTAL (ART. 30, VI), A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS ATÉ 6 ANOS, A PARTIR DE 1988, SURGE COMO DEVER DO ESTADO E RESPONSABILIDADE DO MUNICIPAL, O QUE SIGNIFICA QUE PRIORITARIAMENTE, DEVEM RESPONSABILIZAR-SE PELO ATENDIMENTO  A CRIANÇASATÉ 6 ANOS NAS CRECHES, PRÉ ESCOLAS E ENSINO FUNDAMENTAL, TANTO NA URBANA QUANTO NA RURAL, ESSA VINCULAÇÃO ACRESENTA A RESPONSABILIDADE PELOM TRANSPORTE DE ALUNOS E DE PROFESSORES A FIM DE ATENDER  ÀS  INÚMERAS POVOAÇÕES E POPULAÇÕES DISPERSAS, PERIFÉRICAS, DAS ESTRADAS VICINAIS E DAS PROPRIEDADES RURAIS QUE BUSCAM O ACESSO AO ENSINO OBRIGATÓRIO.

3-) DIFERENCIE OS NIVEIS E MODALIDADES DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

R= O TERMO MODALIDADE D EDUCAÇÃO DIZ RESPEITO AOS DIFERENTESMODOS PARTICULARES DE EXERCER A EDUCAÇÃO, ENQUANTO NÍVEIS DE EDUCAÇÃO SE REFEREM AOS DIFERENTES GRAUS, CATEGORIAS DE ENSINO.

4-) ESCREVA SOBRE OS PROGRAMAS DO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE).

R= PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) – FORNECE SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR A TODOS OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, O OBJETIVO É GARANTIR PELO NMENOS UMA REFEIÇÃO DIÁRIA NOS DIAS LETIVOS.

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE) - CONCISTE NA TRANSFERENCIA DE RECURSOS ÀS ESCOLAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS REDES ESTADUAIS E MUNICIPAIS, O OBJETIVOÉ ALÉM DE MELHORAR A QUALIDADE DE ENSINO FUNDAMENTAL, É ENVOLVER A COMUNIDADE ESCOLAR A FIM DE APERFEIÇOAR A APLICAÇÃO DOS RECURSOS.

PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA (PNBE) – O OBJETIVO É DISTRIBUIR OBRAS DE LITERATURA E DE REFERÊNCIAS (ENCICLOPEDIAS E DICIONARIOS) ÀS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA, CRIADA EM 1997 VEM SE MODIFICANDO E ADEQUANDO-SE À REALIDADE E AS NECESSIDADES DAS ESCOLAS.

PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) – A AQUISIÇÃO DOS LIVROS É FEITA DE FORMA CENTRALIZADA PELO FNDE, E AS ESCOLAS FEDERAIS E AS REDES PÚBLICAS DE ENSINO DEVEM FIRMAR TERMO DE ADESÃO, O QUAL É ENCAMINHADO APENAS UMA VEZ OU QUANDO DESEJAREM SUSPENDER A REMESSA DOS LIVROS, SEGUNDO O SITE DO FNDE, NO ENSINO FUNDAMENTAL, OS ALUNOS DO 1º  E 2º ANO RECEBEM LIVROS CONSUMIVEIS (SEM NECESSIDADE DE DEVOLUÇÃO)  DE ALFABETIZAÇÃO LINGUISTICA  E MATEMATICA, HÁ AINDA A DISTRIBUIÇÃO DE OBRAS REUTILIZAVEIS DE CIÊNCIAS, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, MATEMATICA E LINGUA PORTUGUESA. DESDE 2011, CADA ESTUDANTE DO 6º AO 9º ANO RECEBEU TAMBEM LIVROS CONSUMIVEIS DE LINGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS OU ESPANHOL), JÁ PRA O ENSINO MÉDIO, A DISTRIBUIÇAÕ ENVOLVE LIVROS REUTILIZAVEIS DE LINGUA PORTUGUESA, MATEMATICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, BIOLOGIA, QUIMICA E FÍSICA. A NOVIDADE, A PARTIR DE 2012, É O ENVIO DE LIVROS CONSUMIVEIS DE LINGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS OU ESPANHOL), FILOSOFIA E SOCIOLOGIA.

PROGRAMAS DE TRANSPORTE ESCOLAR – COM O OBJETIVO DE RENOVAR A FROTA DE VEICULOS ESCOLARES E ASSIM GARANTIR A PERMANENCIA DOS ALUNOS NAS ESCOLAS DE ZONA RURAL, OS QUAIS MUITAS VEZES SE EVADEM EM RAZÃO DAS DIFICULDADES DE CHEGAR A ESCOLA. O PROGRAMA CONSISTE NA CONCESSÃO, PELO BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL (BNDES), DE LINHA DE CREDITO ESPECIAL PARA AQUISIÇÃO, PELOS ESTADOS E MUNICIPIOS, DE ÔNIBUS, MINIÔNIBUS E MICRO-ÔNIBUS ZEROQUILOMETRO E DE EMBARCAÇÕES NOVAS.

PROGRAMA BRASIL PROFISSIONALIZADO – CRIADO EM 2007, O PROGRAMA TEM COMO OBJETIVO FORTALECER AS REDES ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA, MODERNIZANDO E EXPANDINDO A REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.

PROGRAMA NACIONALDE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE (FORMAÇÃO PELA ESCOLA) – PRIORIZA A CAPITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO, TÉCNICOS E GESTOES PÚBLICOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS REPRESENTANTES DA COMUNIDADE ESCOLAR E DA SOCIEDADE ORGANIZADA, TRAZENDO O OBJETIVO DE BUSCAR A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NESSAS AÇÕES.

PROINFÂNCIA – COM O OBJETIVO DE PRESTAR ASSISTÊNCIA FINANCEIRA, EM CARATER SUPLEMENTAR, AO DISTRITO FEDERAL E AOS MUNICIPIOS QUE FIRMARAM O TERMO DE ADESÃO AO PLANO DE METAS COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com