PORTFÓLIO DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Por: sonimara • 19/2/2016 • Trabalho acadêmico • 1.761 Palavras (8 Páginas) • 4.623 Visualizações
INTRODUÇÃO
A disciplina de Psicologia do Desenvolvimento do módulo1, 2°semestre de 2015 do curso de Pedagogia consiste em estudar a ciência do desenvolvimento humano em vários aspectos e contextos, em ambientes e situações diferentes.
Uma das principais preocupações da Psicologia é compreender como o ser humano se desenvolve e como ele aprende. Está reflexão reflete diretamente na formação de um indivíduo.
A Psicologia do desenvolvimento apresenta uma grande contribuição para uma prática pedagógica para que o professor possa melhor compreender seus alunos e assim desenvolver metodologias diferentes de acordo com a necessidade de cada aluno.
Este guia nos coloca frente a frente com vários pensadores como, por exemplo: Piaget, Vygotsky, Wallon e Freud, entre outros. Estes pensadores são de suma importância para a educação, com eles podemos compreender melhor o ser humano e seu desenvolvimento através de teorias e pensamentos diferentes. É por isso que nos como estudantes precisamos tomar como desafio ler mais sobre esses grandes pensadores.
DIÁRIO DA OFICINA
A oficina de Psicologia do Desenvolvimento do dia 21 de novembro de 2015 teve como proposta possibilitar a nos estudantes de pedagogia compreender a importância da construção do ser humano e seu desenvolvimento em sala de aula e na vida social.
Na introdução da oficina foi feita a leitura do texto inicial que fala da importância da psicologia para quem pretende exercer o papel de professor.
A psicologia nos possibilita o estudo do indivíduo em diversas etapas como forma de aprimora seus conhecimentos para assim analisar e desenvolver uma a prática pedagógica atendendo cada aluno individualmente.
Assistimos ao vídeo: Introdução a Psicologia do Desenvolvimento. Que deu ênfase à teoria de Jean Piaget, podendo assim ser uma teoria generalizável, abrangendo não um só sujeito em particular, mas todos simultaneamente. Se preocupando em estudar os pensamentos e sentimentos ao longo da vida, da infância até a idade adulta. Segundo Piaget a inteligência humana se desenvolve no indivíduo em função de sua interação social.
Na primeira etapa foi feito a discursão do vídeo de forma individualmente utilizando o anexo I como texto complementar: O Estudo da Psicologia-Piaget para nos auxiliar a posicionar a respeito das perguntas do questionamentos citado na oficina. Logo apos o professor tutor mediou uma discussão que eu particularmente gosto muito desse momento onde interagimos com nossos colegas, assim finalizamos a primeira etapa que será devidamente avaliada pela mesma.
Na segunda etapa a turma foi dividida em grupos. Cada grupo ficou com um eixo do livro: Vygotsky-Aprendizado e Desenvolvimento um processo sócio- histórico. O nosso grupo ficou com a parte de: Pensamento e Linguagem.
Foi muito difícil começar, pois não conseguíamos encontrar o livro no link que nos foi dado, então ficamos cada um pesquisando até alguém encontrar, descobrimos que o link estava errado e com um novo link ajamos e começamos logo a ler e fazer nossas anotações separadamente e depois trocamos informações através de What Zap e emais para chegar a um só resumo, que assim foi feito e digitalizado por um dos participantes para ser entregue na próxima socialização. No dia da socialização vai ser realizado um sorteio entre os grupos e o grupo sorteado deverá apresentar aos demais da turma.
Mas uma vez os componentes do nosso grupo se mostraram interessados e preocupados com a qualidade do nosso trabalho, através deste estamos ficando mais amigos. Fico muito alegre, quero muito um estudo de qualidade e com isso ainda adquirir bons amigos e parceiros nos estudos é ótimo.
DIÁRIO DE LEITURA
No guia de estudo de Psicologia do Desenvolvimento compreendi a importância de aprender e conhecer o aluno para melhor entender o seu desenvolvimento, e o papel do educador é justamente o entendimento do seu público alvo para poder planejar “O que” e “como” ensinar sabendo das especificações de cada aluno individualmente.
O que chamou minha atenção foi o capítulo II porque menciona sobre o Desenvolvimento Humano na Infância e na Adolescência despertando o interesse para este estudo, principalmente quando menciona o modo enfático de duas capacidades que viemos ao mundo: sensação e percepção.
No capítulo II trata da Psicologia do desenvolvimento, desde o nascimento a adolescência explicando o desenvolvimento de cada face separadamente para uma melhor compreensão do aluno de acordo com sua idade. Cada face é muito instigante e desafiadora, tanto como pessoa como profissional.
Segundo Vygotsky, o advento da linguagem como fenômeno intermediador da relação homem/meio, transporta o homem do mundo natural para o mundo cultural, ou seja, do aqui agora, para um universo mais amplo, não limitado pelas barreiras temporais espaciais
Esta teoria nos remete a pensar como a linguagem nos possibilita apreender simbolicamente o passado imaginar o futuro. Tempo e espaço, as barreiras no mundo natural, não nos limita como, por exemplo, os surdos mudos eles desenvolvem sua própria linguagem através métodos diferentes dos nossos mas isso não impedem de se comunicar entre eles e com todos os demais.
O capítulo aborda as teorias interacionistas dos pensadores como Vygotsky de Sócio- histórica, a Piaget a de Epistemologia Genética, a Psicanalítica baseada nas proposições de Freud e a abordagem de Walloniana.
Este capítulo nos fala da teoria inatista– maturacional que defende a ideia que o ser humano nasce com estrutura pré- formada, de modo que seu potencial é visto como pré- determinados pela hereditariedade. Concebido o desenvolvimento dessa forma, o comportamento é resultante da maturação progressiva dessas estruturas, excluindo toda e qualquer participação do meio.
O capítulo IV no remete a importância da aprendizagem que se dá no ambiente escolar. A partir da criação desse espaço especializado criou-se uma aprendizagem distinta daquela que se conhecia. Em tempos passados educação se dava no ambiente residencial. Aos pais especialmente a mãe cabia a tarefa educativa dos filhos.
De acordo com meu aprendizado pretendo fazer uso da psicologia para poder conhecer meus alunos e assim desenvolver de maneira separada métodos diferentes de acordo com a necessidade de cada um. Para que meus alunos possam desenvolver seu conhecimento não só na sala de aula mas também na sociedade em qualquer ambiente.
...