PPAP EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
Por: Evelyn Batista • 7/6/2021 • Projeto de pesquisa • 1.479 Palavras (6 Páginas) • 3.719 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO
PEDAGÓGICA –
EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
O MEIO AMBIENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Evelyn Mendes Da Silva Gonçalves RA:1965114
Regiane Francisco Celestino RA:1934244
Polo de Cabreúva
2021
Sumário
Tema: 3
Situação problema: 3
Justificativa: 3
Embasamento Teórico: 4
Público alvo: 6
Objetivo geral: 6
Objetivo específico: 6
Percurso Metodológico: 7
Recursos: 8
Cronograma: 8
Produto final: 8
Avaliação: 8
Referências: 9
Tema: O Meio ambiente no ensino Fundamental
Título: A importância da educação ambiental no ensino Fundamental.
A criação de consciência ambiental em muitos casos pode ser ajudada quando se é trabalhado educação ambiental, principalmente com crianças do ensino fundamental, onde muitos conceitos ainda estão sendo formados e interiorizados pelos mesmos, o que resulta em maiores chances destes se tornarem cidadãos mais preocupados com os problemas ambientais e empenhados em praticar atitudes mais sustentáveis.
Situação problema:
Atualmente o mundo passa por diversos problemas entre eles os ambientais, buscaremos através deste a conscientização no processo ensino-aprendizagem da inclusão de Educação Ambiental. Utilizando a influência que nós educadores temos, iremos orientar nossos alunos a terem atitudes diferentes e não cometer os mesmos erros já cometidos por nós anteriormente.
Justificativa:
Partindo do pressuposto de que muito se fala em degradação do meio ambiente, porém poucas atitudes concretas são efetivadas na escola, um trabalho de ação conjunta entre professores, funcionários e alunos do Ensino Fundamental, especificamente do 5° ano.
Embasamento Teórico:
A Educação Ambiental, no âmbito escolar, principalmente inserido no 5° Ano do ensino fundamental como instrumento de conscientização e reflexão, para que haja uma mudança comportamental, visando o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente.
Por tratar-se de um processo contínuo pelo qual o educando adquire conhecimento e informações relativas às questões ambientais e passa a entender como ele pode se tornar um agente maléfico ou benéfico ao meio ambiente, podendo interferir diretamente na degradação quanto na preservação do mesmo.
Medeiros e outros (2011, p.02) ressalta a importância de tratar a questão ambiental no ambiente escolar:
A cada dia que passa a questão ambiental tem sido considerada como um fato que precisa ser trabalhado com toda a sociedade e principalmente nas escolas, pois as crianças bem informadas sobre os problemas ambientais vão ser adultos mais preocupados com o meio ambiente, além do que elas vão ser transmissoras dos conhecimentos que obtiveram na escola sobre as questões ambientais em sua casa, família e vizinhos.
O ambiente escolar deve ser o lugar onde os alunos irão adquirir os conhecimentos e transmiti-los, contribuindo para formar cidadãos conscientes, preparados e contextualizados. Logo, ela deverá estar preparada para tratar as questões deste cunho levando o tema ambiental às propostas pedagógicas e incluí-las conforme a necessidade e a vivencia do aluno. “É uma questão de responsabilidade coletiva, que parte do individual, da necessidade que uma pessoa sente em melhorar o que está precisando ser melhorado.” (ALBUQUERQUE, 2011, p.02).
A Educação Ambiental não deve ser trabalhada apenas em datas comemorativas ou com meras brincadeiras, ela vai muito além, deve ser aplicada como disciplina que leve a formulação e construção de conhecimento como qualquer outra. Levando em consideração que esse conhecimento adquirido levará a novos hábitos onde a sociedade se verá capaz de tomar novas atitudes diante de ações ambientais
A medida que os alunos vão crescendo passam a entender que são portadores de direitos e deveres, reconhecendo assim o seu papel na natureza como criadores de hábitos responsáveis pelas ações entendendo que as mesmas refletem no meio ambiente e na qualidade da vida do ser vivo.
De acordo com a Lei 9.795/99,
Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade (BRASIL, 1999, art. 1º).
A comunidade deve se unir para concretizar suas ações, para que possam atingir os resultados necessários para alcançar melhor qualidade de vida no presente e garantindo também as futuras gerações. Todas as opiniões são importantes neste trabalho educacional, o aluno deve se sentir integrado e responsável por suas atitudes.
Público alvo:
A proposta é alcançar crianças de 10 a 11 anos, com o apoio dos professores do ensino fundamental. Já que o 5º ano procura ampliar e aprofundar conceitos aprendidos ao longo do ciclo, preparando os alunos para absorver os conhecimentos que serão apresentados nos Anos Finais, sendo assim é de grande valia enfatizar a importância do cuidado com o meio ambiente.
Objetivo geral:
Propomos com esse projeto, guiar as crianças para um mundo melhor, que vem se degradando cada vez mais. Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos acerca dos temas que envolvam cidadania, meio ambiente, construção de atitudes para sua preservação e o desenvolvimento sustentável.
...