PPAP MALETA VIAJANTE
Por: Emanuelle Andreolli • 13/12/2022 • Trabalho acadêmico • 919 Palavras (4 Páginas) • 102 Visualizações
1. Tema:
Incentivando a leitura por meio da maleta viajante.
2. Situação Problema:
A falta de incentivo da leitura e a desistência das crianças por esse habito.
3. Justificativa e Embasamento Teórico
Através desse projeto pretende – se resgatar o habito pela leitura e o interesse das crianças, esta pratica estimula a criatividade, a imaginação e ainda favorece no aprendizado.
Melhora a capacidade mental e amplia o vocabulário e o repertorio linguístico dessas crianças, estimulando o prazer e amor pela leitura.
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o habito de conta-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, a construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, a capacidade de ouvir o outro e a de se expressar.
Por isso é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias, isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo e de sua participação frequente em situações diversas de conto e leitura.
Esse projeto tem o objetivo de fazer que o aluno tenha esse prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu, e que fortaleça o elo entre a família, escola e o aluno.
Para que as crianças se tornem leitores competentes é necessário que além de aprender a ler, aprendam a interpretar o que leem e que o ato de ler seja para compreender as palavras, a história e juntamente com o texto construir o sentido dele.
Deste modo é importante que a família se fundamente em contextos significativos para as crianças colocando – as sempre em contato com textos, outdoors, placas, anúncios, embalagens sempre de uma forma descontraída para não forcar assim como uma obrigação.
Um leitor competente é alguém que por incentivo próprio é capaz de selecionar dentre os trechos que articulam socialmente aqueles que podem atender uma necessidade sua. Que consegue utilizar estratégia de leitura adequada para aborda-los de forma a atender a essa necessidade.
(Brasil,2001, p.54)
Portanto, se o aluno é desinteressado por ler, o professor necessita também observar esses critérios, pois a justificativa para tanto desinteresse pode estar na falta de estímulos, na falta de acesso a bons livros, na falta da convivência com pessoas leitoras.
De acordo com Silva (2004), além do professor conhecer o material a ser lido, é necessário saber abordá-lo.
Nesse sentido os PCN (Brasil,2001, p.58) destacam que para tornar alunos bons leitores a escola, terá que mobiliza-los internamente para faze-los achar que a leitura é algo interessante e desafiador.
Concordamos que o projeto desperta o interesse e a formação de novos leitores. No momento em que a criança está em contato com os livros ela tem a curiosidade aguçada e uma imaginação melhor no que está sendo aplicado.
É importante a escola estimular a criança a ler, porem este estimulo tem que vir em conjunto com a família, como enfatiza Bereblum.
Cabe ainda destacar que a questão da leitura não pode ser tratada apenas para os que vão à escola, senão para todos que circulam em seu entorno.
A responsabilidade social da escola e do poder público não se restringe aos usuários diretos, mas a rede da qual esses usuários participam e com o qual interagem.
(Bereblum,2006)
O maravilhoso é a interação entre as crianças e os seus responsáveis de uma forma coletiva. A conversa sobre o assunto lido, instiga a curiosidade e estimula também a busca por respostas diferentes em cada leitura.
4. Público Alvo:
Turma do 2° ano ensino fundamental (8 anos)
5. Objetivos:
• Objetivos específicos:
Despertar o gosto pela leitura
Estimular a imaginação e criatividade
Desenvolver a linguagem verbal do aluno através de diferentes textos
Incentivar a família a ter esse momento de leitura com as crianças
Ter esse elo, aluno – escola- família.
• Objetivo Geral:
Despertar o gosto pela leitura e encontrar e motivar o aluno pelo ato de ler.
Incentivar a reflexão e a imaginação dessas crianças.
Levando as a ter um posicionamento critico
Integrando assim os alunos e as famílias a escola em um projeto que juntos conseguiriam incentivar e desenvolver a paixão pela leitura.
Vindo desde cedo para se tornarem adultos leitores, por isso a necessidade em despertar o prazer do mesmo ainda pequenos.
6. Percurso Metodológico
RAILSON VAI ENVIAR
7. Recursos:
Maleta plástica
...