PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR DIDÁTICA
Por: lo.conde • 12/12/2020 • Projeto de pesquisa • 484 Palavras (2 Páginas) • 718 Visualizações
[pic 1]
PCC – PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR DIDÁTICA CEL0304/ EEL0001
LORENNA CONDE SUAREZ ALVES – 202010066089
A didática é um elemento pedagógico imprescindível para a docência, seja ela em qualquer nível e modalidade. É a articulação de conteúdos, métodos e técnicas. Esses elementos tem participação fundamental na construção de estratégias facilitadoras para que o processo de ensino e aprendizagem aconteça de forma eficaz.
No ensino médio, aula de biologia, estudávamos as células de modo geral, e ela nos surpreendeu um dia levando a turma para um laboratório, para termos uma aula interativa e dessa forma entender o que de fato eram todas aquelas figuras nos nossos livros didáticos, tínhamos que analisar a célula e dizer qual o tipo dela, fazendo com que dessa forma, aquilo pegasse forma e a turma conseguisse compreender o que era cada pedacinho da célula bem de perto. Alguns colegas depois dessa aula conseguiram escolher o que cursar.
Ao falar com os alunos sobre o novo conteúdo, agiria completamente diferente da professora da charge. Exploraria primeiramente o tema e teria o livro como auxilio, em seguida perguntaria a cada um deles como era, se tinham alguma curiosidade para compartilhar com os colegas de turma, daria ênfase as diferenças de cada estado para que tanto eles quanto o restante entendessem um pouco melhor. Abordaria o tema com mais leveza para que de fato eles se interessem pela aula, e fiquem cada vez com mais vontade de aprender, tendo em vista que estou lidando com crianças teria que ser mais maleável, mas sem sair do foco que é ensiná-las.
Com relação à futura matéria lecionada, a minha seria a parte de língua portuguesa, e o conteúdo seria os sons que a junção de consoantes faz, levaria alguns jogos para que as crianças aprendessem com mais facilidade, algumas músicas para que elas vissem como isso está no nosso dia a dia, inclusive, levaria cadernos da minha época naquela série, mostrando assim que todos passamos por aquela fase, e assim pegassem gosto por aprender, como foi comigo.
Para avalia-las e saber se de fato o conteúdo foi absorvido e entendido completamente, colocaria no quadro algumas palavras que levem a junção ‘LH’, ‘CH’, dentre outras e veria se de fato elas saberiam o som de cada sílaba, e dessa forma entenderem que é tudo uma questão de adaptação à língua.
Um conselho que daria a mim mesma para realizar a função com êxito seria: lembra como na sua vez foi interessante? Como foi maneiro ver como as palavras se formam? Cada aluno tem o seu tempo, seja paciente, comunicativa e o mais clara possível na hora da explicação, faça com que seus alunos tenham a mesma experiencia e amor que você tem pela língua e por aprender coisas novas que jamais passaram pela sua cabeça que era feitas dessa forma. Seja para eles como seus professores foram pra você.’’
...