PROJETO DE ESTÁGIO DE GESTÃO ESCOLAR
Por: DEPAULAMARTINS • 6/5/2017 • Trabalho acadêmico • 6.389 Palavras (26 Páginas) • 10.970 Visualizações
[pic 1]
SUMÁRIO[pic 2]
1 PARTE I: PESQUISA...................................................................................................03
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA.........03
1.2 OBJETIVOS................................................................................................................03
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA..................................................................................04
2 EDUCAÇÃO E LUDICIDADE.................................................................................04
2.1 OBJETIVOS DO GESTOR ESCOLAR..................................................................06
2.2 ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR.........................................................07
2.3 RESPONSABILIDADES E ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO...............................................................................................................08
3 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO ..........................................................09
3.1 METODOLOGIA.........................................................................................................10
3.2 CRONOGRAMA................................................................................................................13
REFERÊNCIAS..................................................................................................................14
ANEXO 1 – ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO..................................................................15
ANEXO 2 - ENTREVISTA COM GESTOR.......................................................................... 21
1 PARTE I: PESQUISA
- METODOLOGIAS DE ENSINO: AS CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO E COORDENAÇÃO ESCOLAR COM RELAÇÃO AO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A área de concentração escolhida é metodologias de ensino e o tema é as contribuições da gestão e coordenação escolar com relação ao lúdico na educação infantil. Justifica-se a escolha da área de concentração por considerar a mais aplicada no assunto, por nos permitir uma ampla pesquisa e formas de capacitação para a nossa vida profissional e do tema devido à importância do brincar para o desenvolvimento da criança.
O problema de pesquisa levantado refere-se sobre o papel da direção e da coordenação das instituições de Educação Infantil referente a um atendimento de qualidade. Que contribua com a escola de disponibilizar um espaço adequado para que as crianças possam ter autonomia no brincar como, por exemplo, fornecer a criança à liberdade de escolher, de manusear, de usar da sua criatividade e imaginação, sendo que o assunto abordado neste estudo é sobre as contribuições da gestão e coordenação escolar com relação ao lúdico na educação infantil.
1.2 OBJETIVOS
O objetivo geral dessa pesquisa é analisar a metodologia de ensino, a visão da gestão escolar e da coordenação pedagógica, envolvendo o papel da ludicidade no processo de ensino e de aprendizagem.
Sobre o tema delimitado as contribuições da gestão e coordenação escolar com relação ao lúdico na educação infantil, os objetivos específicos são:
- Compreender como a brincadeira pode auxiliar no processo do desenvolvimento na educação infantil;
- Perceber a importância da gestão e coordenação em disponibilizar de um espaço adequado para as crianças;
- Entender como a direção e coordenação podem contribuir auxiliando os professores na inclusão das brincadeiras no ambiente escolar com retorno eficaz.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Uma fundamentação teórica referenda a área de concentração e o tema escolhidos para os estudos. Relaciona a literatura, as obras e os autores mais relevantes sobre assunto pesquisado. Portanto, buscamos aprofundar nossos estudos por meio de Rosinete Bloemer Pickler Buss em sua obra “Gestão Escolar” (2013). “Estudou-se ainda Vitor Henrique Paro, com a sua obra intitulada em Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino e finalizando com os escritos de Dinair Leal da Hora sobre a “Gestão democrática na escola.” (1994). E entre outros autores.
2 EDUCAÇÃO E LUDICIDADE
Por meio do lúdico, a criança amplia diferentes agilidades para transformar as suas angústias e receios em algo mais atraente e prazeroso.
Segundo Fantacholi (2013):
Na educação de modo geral, e principalmente na Educação Infantil o brincar é um potente veículo de aprendizagem experiencial, visto que permite, através do lúdico, vivenciar a aprendizagem como processo social. A proposta do lúdico é promover uma alfabetização significativa na prática educacional, é incorporar o conhecimento através das características do conhecimento do mundo. O lúdico promove o rendimento escolar além do conhecimento, oralidade, pensamento e o sentido.
Fantacholi (2013) afirma ainda que:
Compreender a relevância do brincar possibilita aos professores intervir de maneira apropriada, não interferindo e descaracterizando o prazer que o lúdico proporciona. Portanto, o brincar utilizado como recurso pedagógico não deve ser dissociado da atividade lúdica que o compõe, sob o risco de descaracterizar-se, afinal, a vida escolar regida por normas e tempos determinados, por si só já favorece este mesmo processo, fazendo do brincar na escola um brincar diferente das outras ocasiões. A incorporação de brincadeiras, jogos e brinquedos na prática pedagógica podem desenvolver diferentes atividades que contribuem para inúmeras aprendizagens e para a ampliação da rede de significados construtivos tanto para crianças como para os jovens.
...