PROJETO DE JOGOS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE MATERIAIS RECICLÁVEIS, A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
Por: juliaerodrigo • 24/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.541 Palavras (11 Páginas) • 1.567 Visualizações
[pic 1]
PROJETO INTEGRADOR 2
PRÉ - PROJETO
Atividade realizada na disciplina de Projeto Integrador 2, do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP,
TEMA:
PROJETO DE JOGOS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE MATERIAIS RECICLÁVEIS, A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
Sumario:
Justificativa 1 |
Problema 2 |
Objetivo Geral/especifico 3 |
Metodologia 4 |
Cronograma de Atividades 5 |
Recursos Avaliação 6 |
Cronograma de Tempo 7 |
Analise Bibliografica 8 |
JUSTIFICATIVA: O projeto surgiu da necessidade de trabalhar a abordagem interdisciplinar da Pedagogia da Infância com os alunos do curso de pedagogia,A interdisciplinaridade e a prática pedagógica proporcionarão ao aluno a construção da práxis que busca o refletir na relação teoria e prática. O projeto integrador demonstrará que a partir dos jogos com os materiais recicláveis, será possível trabalhar com as crianças o aspecto lúdico. Desenvolvendo dessa forma a coordenação motora fina, coordenação viso-motor, percepção tátil, visual e auditiva, promover a socialização e alegria, a interdisciplinaridades da linguagem, Arte, Movimento, Matemática, Música, a geometria, trajetória, força, volume, espaço geográfico, corpo humano, equilíbrio, esquema corporal, memória, noção temporal e noção de lateralidade.
O projeto integrador tem por objetivo propor jogos e brinquedos pedagógicos para ser utilizado como recurso didático e dessa forma articular conteúdos e práticas pedagógicas. A confecção também provocará a interação entre professores e alunos, pois os mesmos serão elaborados a partir de materiais que não requerem, necessariamente, recursos financeiros, visto que serão utilizados materiais recicláveis e essa mobilização possibilitará uma maior interação entre o grupo.
Os jogos e os brinquedos serão confeccionados de materiais recicláveis como jornais, caixas, tampas, garrafas etc. Essa proposta será relevante, pois incentivará a reciclagem do lixo e a preservação do meio ambiente.
Partindo de uma reflexão sobre os direitos à educação e à infância, a brincadeira tem uma função importante que estimula a imaginação da criança. Por meio do brincar é que a criança vai significar e ressignificar o real, torna-se sujeito e partícipa do mundo. Ao brincar as crianças exploram e refletem sobre a realidade e a cultura na qual vivem, incorporando-se ao mesmo tempo, questionando regras, papeis sociais, recreando cultura e principalmente transformando a brincadeira em aprendizagem.
Fundamentando-se nas concepções teóricas e práticas de autores de grande expressão, nosso objetivo será tratar o brincar como atitude pedagógica do professor de educação infantil, considerando o educando um sujeito ativo e reflexivo no processo de ensino-aprendizagem. O professor deve refletir sobre as propostas de trabalho, partindo de competências e habilidades adequadas `a faixa etária da criança, contribuindo para a formação do papel de educador, e principalmente tornando a prática mais prazerosa e significativa.
PROBLEMA
O brincar inicialmente nos mostra relações histórico-social e cultural onde essas práticas do jogo e do brincar são exercidas, muitas vezes, como se existisse apenas fora da do contexto escolar. Apresentar reflexões onde a importância do brincar faz parte do processo de aprendizagem de forma mais contemporânea, discute as contribuições teóricas nas práticas escolares significativas e dinâmicas, além de ampliar a construção do conhecimento e aprendizado do educadando.
De acordo com a ata da criação da Declaração Universal dos Direitos das Crianças da UNICEF, no dia 20 de Novembro de 1959, passou a vigorar 10 princípios sendo parte do Princípio VII - Direito á educação gratuita e ao lazer infantil: A criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras os quais deverão estar dirigidos para educação; a sociedade e as autoridades públicas se esforçarão para promover o exercício deste direito. Portanto o ambiente escolar deve ser um espaço estimulante, educativo, seguro, afetivo, com pessoas realmente preparadas para acompanhar a criança nesse processo de descobertas e de crescimento com uma base sólida que influenciará todo o desenvolvimento futuro dessa criança.
Propondo atividades que desenvolvam um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores adequados a cada faixa etária, o brincar se constitui na interação de vários fatores que são transformados pela ação dos indivíduos e por suas produções.
Objetivos:
Objetivo geral:
Despertar o interesse do aluno pela valorização do lúdico na educação infantil aliando as demais disciplinas a partir da interdisciplinaridade e educação ambiental.
Objetivos específicos:
Construir jogos educativos relacionados aos conteúdos das disciplinas da educação infantil como artes, matemática, português, ciências sociais e ciências naturais.
Usar materiais recicláveis para construção dos jogos,
Proporcionar o desenvolvimento do sujeito como um ser de troca, de relação e construção do conhecimento a partir do lúdico,
Provocar o aluno a desenvolver estratégias didáticas lúdicas para educação infantil,
Promover uma consciência ambiental.
...