PROJETO INTEGRADOR PARA PEDAGOGIA
Por: FER1534 • 30/4/2020 • Monografia • 3.047 Palavras (13 Páginas) • 823 Visualizações
BRUNA RAFAELA VAZ DO NASCIMENTO DOS REIS ESTER CAROLINA TEIXEIRA PEREIRA DE LIMA
FERNANDA ALVES DE OLIVEIRA LILIANE BUENO DEOLIVEIRA
MICHELE DA SILVA REIS
NATHALIA MARIA RODRIGUES BITTENCOURT FERREIRA GOMES
Jogo e Alfabetização
Apresentação do Projeto Integrador – vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=z3gLVKUKyAQ
Aparecida-SP 2019
Diálogo e Brincadeiras, um jeito gostoso de Alfabetizar
Relatório Técnico - Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador para o curso de Licenciatura de Pedagogia da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).
Tutor: Maria Olívia de Souza Monte
Aparecida-SP 2019
Silva; GOMES, Nathalia Maria Rodrigues Bittencourt Ferreira. Jogo e Alfabetização. 00f. Relatório Técnico-Científico (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutor: Maria Olívia de Souza Monte; Polo Aparecida, 2019.
RESUMO
Nosso foco neste projeto é mostrar como é importante e imprescindível a brincadeira para o desenvolvimento infantil. Acreditamos, que utilizar a brincadeira como recurso na escola é aproveitar uma motivação própria das crianças para tornar a aprendizagem mais atraente e prazerosa. Após a visita de observação e aplicação da brincadeira na escola EMEF Integral Professor Aureliano Paixão, registramos como é o dia a dia e o processo de aprendizagem na escola. Em sala de aula acompanhamos a maneira com que a professora conduziu e ensinou a classe. Ao notarmos que o ambiente escolar ainda é marcado por aulas onde os alunos ficam sentados escutando o professor falar, o que gerava um certo desinteresse da turma, optamos por um jogo que pudesse ser realizado no cotidiano escolar em classes na fase de alfabetização e letramento. Após a pesquisa de muitas atividades voltadas ao desenvolvimento da classe e embasamento teórico, decidimos na aplicação do jogo “Roleta Silábica”, que trabalhou com os alunos de forma lúdica e didática. Essa atividade é voltada principalmente ao desenvolvimento cognitivo, linguístico e social das crianças. Nosso objetivo, portanto, foi desenvolver um jogo em sala de aula despertando o interesse dos alunos e incluindo todos que fazem parte dela de forma satisfatória, para que houvesse a interação entre eles e claro, que se desenvolvessem da forma mais igualitária possível.
PALAVRAS-CHAVE: Atividades Lúdicas 1; Alfabetização 2; Educação 3
Silva; GOMES, Nathalia Maria Rodrigues Bittencourt Ferreira. Game and Literacy. Relatório Técnico-Científico (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Maria Olívia de Souza Monte; Polo Aparecida, 2019.
ABSTRACT
Our focus in this project is to show how important and essential the play for child development. We believe that using play as a resource at school is taking advantage of children's own motivation to make learning more attractive and enjoyable. After the observation visit and application of the game at EMEF Integral Professor Aureliano Paixão School, we recorded how is the day to day and the learning process in school. In the classroom, we follow the way the teacher conducted and taught the class. Noting that the school environment is still marked by classes where students sit listening to the teacher speak, which generated a certain lack of interest in the class, we opted for a game that could be played in the school daily in classes in literacy and literacy. After researching many activities focused on class development and theoretical background, we decided to apply the game “Syllabic Roulette”, which worked with the students in a playful and didactic way. This activity is mainly focused on the cognitive, linguistic and social development of children. Our goal, therefore, was to develop the game in class by arousing the interest of the students and including all who are part of this room satisfactorily, so that there was interaction between them and of course, develop as equitably as possible.
KEYWORDS: Ludic activities 1; Literacy 2; Education 3
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 6
- Problema e objetivos 6
1.2. Justificativa 7
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8
- MATERIAL E MÉTODOS EMPREGADOS 9
- ATIVIDADE 1 – ROLETA SILÁBICA 10
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
É inquestionável a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil. A hora do brincar é o momento em que a criança exercita todos os seus direitos, como: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e se conhecer. Assim estabelecendo o contato e ampliando os campos da experiência como protagonista do seu próprio desenvolvimento. Ao utilizarmos a brincadeira como um recurso escolar, aproveitamos uma motivação própria das crianças, para tornar a aprendizagem mais atraente e prazerosa.
Brincar é uma importante forma de comunicação e, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. Quando acrescentamos criatividade, espontaneidade, alegria, música, contos, fantasias e muita imaginação no ambiente escolar, proporcionamos às crianças, além do prazer em aprender, o desenrolar de habilidades para buscar e realizar novas descobertas. O que acaba tornando o processo de alfabetização mais significativo, mais do que somente aprender a “ler e escrever”, tornando-a fundamental e prazerosa e influenciando de forma importante na etapa de desenvolvimento individual.
Problema e objetivos
Nosso trabalho teve como objetivo pesquisar a prática da alfabetização e letramento nos anos iniciais da educação infantil. Sabendo que o processo de alfabetização das crianças em ambiente escolar ainda é marcado por aulas onde na maioria das vezes, as crianças ficam sentadas escutando o que o professor fala, o que acaba gerando um grande problema na maioria das escolas. Esse modo de ensinar gera falta de interesse e atenção por parte dos alunos. Mesmo sendo essencial, a alfabetização e letramento não gera interesse nesse método aplicado.
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