PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Unip Ead Polo Ouro Fino • 17/9/2019 • Projeto de pesquisa • 2.123 Palavras (9 Páginas) • 483 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA –
EDUCAÇÃO INFANTIL
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL – CONHECIMENTO CORPORAL E INTERAÇÃO SOCIAL
Cintia Maria dos Santos Cardoso – RA 1826926
Janaele de Souza César Cardoso – RA 1835848
Juliana do Amaral Sarmento – RA 1885460
Marília Pereira Messias Ribeiro – RA 1821177
Sheila Alexandre – RA 1805969
Sônia Maria Fernandes Martins – RA 1834875
Ouro Fino
2019
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – EDUCAÇÃO INFANTIL
PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
1. TEMA
Psicomotricidade na Educação Infantil
2. TÍTULO
Conhecimento Corporal e Interação Social.
3. SITUAÇÃO-PROBLEMA
Ao iniciar a vida escolar, aos 4 anos de idade, a criança precisa se adaptar ao novo ambiente em que foi inserida, as novas pessoas que farão parte do seu convívio no dia-a-dia e a nova rotina. Trabalhar a psicomotricidade nesta fase de adaptação ao meio escolar pode ser benéfico e contribuir para que esta interação se dê de forma simples, tranquila e sem traumas para a criança.
4. JUSTIFICATIVA
As descobertas e aprendizagens das crianças na fase da educação infantil se dão por meio da socialização, exploração do ambiente e objetos e conhecimento corporal.
Trabalhar com excelência a psicomotricidade nesta fase é muito importante pois é onde acontece a descoberta do corpo, das sensações, dos limites e dos movimentos, e as atividades psicomotoras são essenciais. Através das brincadeiras e da exploração do espaço, a criança desenvolve seus aspectos motores e sensoriais, ampliando assim seu conhecimento de mundo, visto que neste período a linguagem corporal é a forma mais utilizada por ela para se comunicar.
A psicomotricidade vai atuar na relação entre a ação, pensamento e emoções, facilitando assim o desenvolvimento da criança em todos os aspectos sociais e cognitivos.
5. EMBASAMENTO TEÓRICO
O desenvolvimento psicomotor quando acontece harmoniosamente, prepara a criança para uma vida social próspera, pois, já domina seu corpo e utiliza-o com desenvoltura, o que torna fácil e equilibrado seu contato com os outros. As reações afetivas e as aprendizagens psicomotoras estão interligadas. A psicomotricidade é abrangente e pode contribuir de forma plena para com os objetivos da educação (MENDONÇA, 2004, p.25).
A psicomotricidade e a educação andam lado a lado no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
Ao iniciar seu processo de aprendizagem, a criança precisa primeiramente conhecer seu corpo, o espaço e movimentar-se nele de maneira a descobrir o outro, interagir com ele e estabelecer uma comunicação, seja ela oral ou gestual.
O objetivo da psicomotricidade é estudar o desenvolvimento da criança como um todo, ou seja, nos campos cognitivos, motores e emocionais. É de suma importância que os educadores conheçam as fases de desenvolvimento motor das crianças e atuem como mediadores da aprendizagem, desenvolvendo junto a elas atividades psicomotoras essenciais que utilizem o próprio corpo como meio de brincar, explorar, criar, sentir, imaginar e aprender. O ponto de partida para trabalhar a psicomotricidade com crianças na educação infantil fundamenta-se em estimular a percepção e desenvolver esquema corporal.
O desenvolvimento da consciência e expressão corporal ajudam a criança a se localizar no tempo e espaço e através dos movimentos buscar seus objetivos. Faz-se necessário e é importante que a criança passe por todas as etapas em seu processo de desenvolvimento, o qual envolve aprendizagem em diversos aspectos.
Os jogos, brinquedos e brincadeiras são muito indicados para melhorar a conduta psicomotora. Pular, brincar, correr, dançar, pintar são algumas das atividades determinantes para um resultado positivo no rendimento escolar, pois estimulam e favorecem a aprendizagem, além de interferir também diretamente na interação e convívio social das crianças, assegurando assim uma vida mais saudável e produtiva.
As atividades que envolvem psicomotricidade podem atuar como facilitadoras no processo de adaptação da criança ao ambiente escolar. Levando em consideração que a escola é um dos principais lugares de desenvolvimento da criança e é lá que ocorre o processo de interação com as pessoas, pode-se observar as diferentes estratégias de adaptação de cada criança e como ela se desenvolve no ambiente escolar.
Os primeiros anos de vida são extremamente importantes para o desenvolvimento, então, é fundamental que a criança esteja inserida em um ambiente favorável e que seja continuamente estimulada.
Segundo Bee (2003), no ambiente escolar, é facilmente percebido como a interação entre o meio social e os objetos são de fundamental importância para o desenvolvimento psicomotor da criança. Podemos tomar como exemplo uma criança que vai para o seu primeiro ano escolar; na maioria dos casos, ela chega à escola chorando pela ausência da mãe, com um repertório de palavras bem reduzido e com a coordenação motora e o desenvolvimento corporal pouco desenvolvido. Com o passar do tempo, ela já interage com os colegas e professores, para de chorar, vai expandindo seu repertório de palavras com músicas e diálogos e passa a desenvolver sua coordenação motora fina e global a partir do uso de atividades. Note que nesse exemplo foi citada a interação da criança com o social, com os colegas e professores, e com os objetos, com o uso de brincadeiras e músicas para o desenvolvimento do esquema corporal, da relação de confiança entre aluno e professor, dos movimentos e da cognição.
...