PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: 250819950708 • 4/11/2020 • Projeto de pesquisa • 906 Palavras (4 Páginas) • 369 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – EDUCAÇÃO INFANTIL
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
LEITURA
NOME: SOFIA BITIRNAS SUSIN RA: 1830688
POLO FOZ DO IGUAÇU
ANO 2020
NOME:SOFIA BITIRNAS SUSIN RA: 1830688
LEITURA
Trabalho de intervenção pedagógica, realizado da disciplina de Projetos e Práticas de Ação Pedagógica, do Curso de Pedagogia, da Instituição Universidade Paulista – UNIP.
Polo Foz Do Iguaçu
ANO 2020
Sumário
- Tema4
- Situação Problema4
- Justificativa e Embasamento Teórico4
- Público-Alvo6
- Objetivos6
- Percurso Metodológico 6
- Recursos7
- Cronograma8
- Avaliação e Produto Final8
- Referências Bibliográficas9
- Tema
Leitura
- Situação Problema
A leitura é fundamental para a vida da criança, é através dela que a criança desenvolve suas habilidades de interpretação, imaginação e enriquecimento do vocabulário, desenvolve também sua interação social, emocional e cognitiva. Desenvolver o hábito da leitura em crianças faz com que elas se tornem adultos leitores, por isso quanto mais cedo trabalharmos a leitura com os alunos ela se tornará algo agradável, do contrário será apenas um encargo ler.
A ideia do projeto surgiu para consciencializar pais e alunos sobre a importância de desenvolver a leitura, no Brasil nos deparamos com adultos que não gostam de ler, adolescentes com interesse apenas em jogos e celulares e crianças que não recebem o apoio e o estímulo para leitura, decorrentes de um ensino fraco. Portanto é no ambiente escolar que temos que dar o primeiro passo para essa mudança de hábito, unir educadores pais e alunos pensando em um futuro melhor para criar futuros leitores assíduos, pensantes e críticos.
A ideia é que o professor associe o aprendizado com a diversão, tornando a aula mais leve e lúdica, para tornar o ensino prazeroso para as crianças. Assim fica mais fácil de prender a atenção dos alunos, como ainda são crianças pequenas o uso da brincadeira se torna essencial para encantar e aprender com diversas histórias infantis.
- Justificativa e Embasamento Teórico
Como professores é nosso dever despertar o interesse pela leitura desde pequenos já que ela é tão importante para várias disciplinas escolares e também para o cotidiano. Nosso objetivo é melhorar os aspectos da aprendizagem escolar, envolvendo interpretação, leitura e raciocínio logico, ensinar o aluno a ter interesse em livros desde pequenos, melhora seu futuro tanto nos estudos quanto na sua vida pessoal e profissional.
Com base nas disciplinas de “Jogos e Brincadeira na Infância” e “Didática” que foram cursadas, nota-se como é fundamental ter dinâmica em sala de aula, buscar sempre a didática que combina com a turma, usar métodos que melhor funcionam para seu aprendizado e a importância de trabalhar a brincadeira com eles, incentivar a leitura por meios lúdicos é uma boa alternativa para tornar o interesse em ler cada vez mais prazeroso e assim desenvolver suas habilidades, emotivas, a imaginação e a interação.
Tendo como base autores como Paulo Freire, grande incentivador da leitura, que tem trabalhos incríveis na área da educação e que deixou métodos muito bons de ensino, que realçam e tornar a leitura fundamental na vida de todos.
E também Monteiro Lobato que é um autor muito reconhecido na literatura Infantil, que tem como suas principais obras a coleção de “O Sítio do Pica-Pau amarelo” que atravessa gerações.
- Público – Alvo
- Educação Infantil
- Pais e alunos
- Objetivos
- Despertar o interesse pela leitura
- Desenvolver a imaginação, a interação e as habilidades cognitivas
- Valorizar a leitura e o ensino
- Criar bons leitores
- Percurso Metodológico
Fazer uma reunião com os pais, para conscientizar sobre a importância de incentivar a leitura com as crianças não só no ambiente escolar, explicar que o projeto ocorrerá durante o ano todo. Levar as crianças para conhecer a biblioteca da escola, para elas poderem explorar o ambiente.
...