TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  20/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.690 Palavras (7 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – EDUCAÇÃO INFANTIL

Daiane Aparecida Salgado Barbosa - UL19108151  
Lilian Fernanda dos Santos Pires - UL19109643
Simone Ribeiro dos Santos - UL19109644

 Jogos e brinquedos com materiais recicláveis

TAUBATÉ – SP

2020

TEMA

Criação de jogos e brinquedos para alfabetização na Educação Infantil de crianças de 5 anos.

SITUAÇÃO PROBLEMA

 Como a falta da inserção dos jogos e brinquedos pode causar a precariedade na alfabetização da Educação Infantil? Como tais podem ajudar ou e, facilitar na criação do lúdico e a autonomia da criança?  De qual forma os Jogos e brinquedos ajudam na criação de regras, normas e valores? De qual maneira essas experiencias podem ocasionar o desenvolvimento e a criatividade da criança?  

JUSTIFICATIVA

A precariedade de inserção de jogos e brinquedos, pode deixar de inserir a criança num mundo totalmente mágico e , poderá acarretar ou implicar em uma relação cognitiva com defasagens no lúdico, já que  representa a potencialidade para interferir na criatividade, pois a criança vai deixar de ser imersa em um mundo letrado, brincando de faz de conta. A escola deve facilitar a aprendizagem utilizando-se de atividades lúdicas que criem um ambiente de letramento e alfabetizador, para favorecer o processo de aquisição de autonomia e aprendizagem. Para tanto, o saber escolar deve ser valorizado socialmente, e a alfabetização deve ser um processo dinâmico e criativo através de jogos e brinquedos, conseguindo assim despertar o interesse na criança no aprender.

Os jogos e brinquedos são de muita importância para Educação, pois brincando a criança se desenvolve completamente, nos aspectos afetivos, físico-motores, morais, linguísticos e sociais e também aprendem regras, normas e valores, sem cobranças e de modo espontâneo.  Esses brinquedos se tornam significativas, a criança cria o seu mundo, mas com personagens que se aproximam da realidade.

Através dos brinquedos elas inventam e descobrem, o brincar é a sua fala, onde elas demostram suas alegrias, suas tristezas, suas habilidades e dificuldades, por isso os jogos se tornam um importante papel no processo da construção do conhecimento, conforme a criança  organiza suas próprias experiências, brincando ela cria também uma capacidade de se desenvolver e resolver problemas e conflitos sozinhas ou com ajuda de um adulto (professor, mãe, pai, irmão), ou de uma  outra criança da escola.

A expectativa do trabalhado é a importância dos jogos e brinquedos para a construção do lúdico na alfabetização. O lúdico através destes, permite um aprendizado sem exigências, as atividades ficam mais prazerosas e interessantes, tornando assim a criança mais criativa e critica, construindo seu próprio raciocínio, relacionando-se as suas vontades, pois desenvolvem sua própria identidade, sua capacidade psicológica, psicomotora, cognitiva, física, social, emocional e cultural, e faz com que elas se sintam parte do mundo em que vivem.

EMBASAMENTO TEÓRICO

Para este projeto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica do tema através de livros e internet. Com base em alguns autores, fizemos uma listagem com objetivo de ser compreendido a importância dos jogos e brinquedos para auxiliar na aprendizagem das crianças da educação infantil.

O jogo é um instrumento pedagógico muito significativo. No contexto cultural e biológico é uma atividade livre, alegre que engloba uma significação. É de grande valor social, oferecendo inúmeras possibilidades educacionais, pois favorece o desenvolvimento corporal, estimula a vida psíquica e a inteligência, contribui para a adaptação ao grupo, preparando a criança para viver em sociedade, participando e questionando os pressupostos das relações sociais tais como estão postos. (KISHIMOTO, 1996 p. 26).

Segundo Carvalho (1992, p.14), os jogos na vida da criança são de fundamental importância, pois quando brinca, explora e manuseia tudo aquilo que está a sua volta, através de esforços físicos se mentais e sem se sentir coagida pelo adulto, começa a ter sentimentos de liberdade.

Para Ribeiro (2013, p.1), o lúdico é parte integrante do mundo infantil da vida de todo ser humano. O olhar sobre o lúdico não deve ser visto apenas como diversão, mas sim, de grande importância no processo de ensino-aprendizagem na fase da infância. Como também de acordo com Fantacholi ([s/d p.6), o brincar se torna importante no desenvolvimento da criança de maneira que as brincadeiras e jogos que vão surgindo gradativamente na vida da criança desde os mais funcionais até os de regras.

PÚBLICO-ALVO

Este projeto é destinado a Educação infantil, para crianças de 5 anos.

OBJETIVOS
Objetivo geral:
O objetivo geral desse projeto pretende apresentar a importância da inserção de brinquedos e jogos na alfabetização da Educação infantil, como uma prática de aprendizagem que proporciona a criança obter conhecimentos necessários ao desenvolvimento espontâneo.

Objetivo específico:
O objetivo específico deste projeto é apresentar soluções para facilitar a aplicação de jogos e brinquedos como ferramenta de descoberta e aprendizagem pedagógica. Além disso, temos como objetivo pautar alternativas para os professores, que estimulem os alunos da educação infantil a criar, brinquedos e/ou jogos feitos a partir de sucata, material reciclado.
Brincando a criança se torna mais crítica e criativa. Ela olha o externo, absorve o que vê e constrói seu próprio pensamento, correspondendo a um desejo e saciando uma necessidade interior, sendo um meio de fortalecer a sua vida social, e incentivar a sua liberdade, o seu comportamento, a imaginação,  a criatividade e a sua independência, aprofundando a importância das brincadeiras e jogos para a aprendizagem e interação social no ambiente escolar.

PERCURSO METODOLÓGICO

O projeto será efetuado nas escolas, com o intuito de mostrar  como é possível aprender com jogos e brinquedos recicláveis, já que a intenção do projeto é a diversão inserida na alfabetização.

 Começaremos o projeto com ênfase também da reciclagem. Portanto no primeiro dia, iremos na escola incentivar a arrecadação de material reciclável, pedindo o consentimento de professores e pais pra traze-los de casa, explicando como serão feitos os jogos e brinquedos.

No segundo dia, montaremos um cenário convidativo para que elas possam participar da confecção dos brinquedos, assim já demostrando a elas durante a confecção, que podem se divertir, usar e abusar de sua criatividade e imaginação, desejamos também com esse momento, despertar a aprendizagem nas crianças da importância do trabalhar em grupo, sobre a divisão de matérias, resultando neles criação de regras, valores e normas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (41.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com