PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Tatiana Vieira Paiva • 28/8/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 1.359 Palavras (6 Páginas) • 1.185 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA -
EDUCAÇÃO INFANTIL
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
COMER PARA PODER CRESCER
Alunas:
Camila Souza Gomes RA 1967193
Michelle Camargo Lasnou RA 1905416
Tatiana Vieira Paiva RA 2047354
Polo
Objetivo Aquarius
2020
Sumário
1 TEMA 3
2 SITUAÇÃO PROBLEMA 3
3 JUSTIFICATIVA E EMBASSAMENTO TEÓRICO 3
4 PÚBLICO ALVO 4
5 OBJETIVOS 4
6 PERCURSO METODOLÓGICO 4
7 RECURSOS 5
8 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 5
9 AVALIAÇÃO E PRODUTO FINAL Erro! Indicador não definido.
10 Referências 6
TEMA
Alimentação saudável.
SITUAÇÃO PROBLEMA
O projeto se desenvolveu através da dificuldade na alimentação das crianças tanto na escola quanto em casa. Vendo-as negarem alguns alimentos sem conhecer, ou ter experimentado, surgiu à necessidade de apresentar a importância a importância de uma alimentação rica em nutrientes, fibras e outras fontes de vitaminas, além de vários estímulos como cores, sabores, texturas e paladar.
Inserindo o projeto no meio escolar, poderemos aguçar a curiosidade das crianças conhecer, experimentar e levar até a família o sabor da alimentação saudável.
JUSTIFICATIVA E EMBASSAMENTO TEÓRICO
A alimentação possui uma importância extremamente significante no desenvolvimento pré-escolar e escolar da criança, para (LOUREIRO, 2004, p. 45) “a promoção da saúde na escola tem como principal esforço mudar e desenvolver o ambiente físico e social, de molde a tornar as escolhas saudáveis mais fáceis”, pois educar é um grande desafio. Sendo assim a alimentação pode afetar a qualidade do seu aprendizado e dos marcos no seus desenvolvimento, caracterizando a estabilização do crescimento estrutural. A criança desenvolve a capacidade de selecionar alimentos a partir dos sabores, cores, experiências sensoriais e texturas. O projeto é importante pois ensina não só os alunos, mas a todos do seu núcleo familiar, contribuindo na estimulação do prazer alimentar, na conscientização e aprendizagem da qualidade de cada alimento, propondo o contato e identificação dos mesmos, assim influenciando, modificando e ensinando hábitos alimentares saudáveis e necessários para as crianças e seus familiares. A apresentação dos alimentos irá enriquecer o conhecimento e o paladar das crianças e aproximar a escola da família.
PÚBLICO ALVO
O projeto alimentação saudável será feito com as crianças da educação infantil de 4 á 5 anos.
OBJETIVOS
O objetivo geral desse projeto é apresentar e ensinar os alunos a importância de uma alimentação saudável e a escolha certa dos alimentos.
Podemos destacar como objetivo específico a identificação das frutas e hortaliças, o conhecimento de novos sabores, estimulando o tato, paladar e olfato, a aprendizagem da higienização dos alimentos e o aprimoramento da capacidade motora, cognitiva e o raciocínio.
PERCURSO METODOLÓGICO
O projeto será desenvolvido todos os dias da semana durante um mês, tendo início com a roda de conversa para conscientizar os alunos da importância de uma alimentação saudável, descobrindo quais são os alimentos consumidos por eles, será enviado também um bilhete para casa informando os pais sobre o projeto.
No segundo dia iniciaremos a montagem de um mural feito com o desenho dos alunos, teremos nos próximos dias no pátio da escola a apresentação de sementes e mudas, iniciaremos uma horta coletiva e mostraremos a importância de regar a horta.
Haverá a participação das famílias com o envio de um envelope para que possam colocar uma receita saudável e o que eles mais gostam de comer em casa envolvendo assim as crianças e suas famílias.
Faremos a evolução do mural constantemente inserindo novos conteúdos conforme os alunos forem trazendo as embalagens, tirando fotos de uma alimentação não saudável, substituindo pela saudável e iremos intercalar com algumas atividades como:
-Musicalização e vídeo referente a alimentação saudável, buscando desenvolver o movimento corporal e a interação com o meio e com as demais crianças;
-Regar diariamente nossa horta valorizando sua capacidade motora e a importância do cuidado com a natureza;
Estimular o tato, paladar e olfato, através da exploração de texturas, cores e cheiros dos alimentos apresentados;
- Incentivar a degustação desses alimentos;
- Enviaremos para casa algumas hortaliças colhidas em nossa horta para que as famílias possam saborear juntos o resultado do plantio das crianças, finalizaremos nosso mural com fotos enviadas pela família de pratos feitos com as hortaliças;
...