Painel do Projeto de Intervenção Didática
Por: ISALEODAI • 23/5/2019 • Projeto de pesquisa • 514 Palavras (3 Páginas) • 4.669 Visualizações
Painel do Projeto de Intervenção
Didática
Daiana Aparecida C. Cardoso RA 1703295
Sabrina C. da Silva Marini RA 1733227
Polo Várzea Paulista 2018
Tema: Resgatando Brincadeiras de
infância.
Situação Problema: Observa-se que hoje as crianças estão cada vez mais cedo diante de tecnologias que exprimem velocidade em tudo que fazem: jogos de computador, videogames, entre outros, e
com isso, as crianças estão cada vez mais sedentárias. Com os avanços da
modernidade, a tecnologia trouxe
brinquedos que muita das vezes não
exigem o movimento motor das crianças, pois elas já encontram tudo pronto.
Portanto, pretende-se com esse projeto, fazer um levantamento das brincadeiras do tempo dos pais e avós, com a finalidade de ensinar outras formas de diversão e as possibilidades de se criar jogos e brincadeiras, ensinando-os que para brincar não precisamos de grandes investimentos financeiros e podendo ser divertido também. Justificativa: Defendemos a concepção de que a escola precisa ressaltar a importância da brincadeira e do jogo para o desenvolvimento social e cognitivo da criança, pois se confunde o ato de brincar a um simples passatempo, sem funções.
Público Alvo: 2° Ano do Ensino
Fundamental
Objetivo: O objetivo deste estudo é
resgatar brincadeiras antigas, pois
antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso,usavam de formas criativas para criá-los.
Além disso, era durante as brincadeiras
que as crianças desenvolviam a apropriação corporal de uma forma saudável e divertida. Portanto, nossa
metodologia será: -Pesquisa na sala de
informática sobre materiais para confeccionar brinquedos antigos e brincadeiras; -Entrevista com os pais, enviando para casa um roteiro com questões referentes aos brinquedos utilizados por eles na infância; -Confecção de brinquedos: peteca, pé de lata, bola de meia, capucheta, cinco Marias, jogo da velha, cabo de guerra. -Brincadeiras e cantigas de roda: estátua, amarelinha, pula corda, esconde esconde, passa anel, morto vivo,dança da cadeira; -Roda de conversa: brinquedos e brincadeiras que aprendi com meus pais e avós.
Percurso Metodológico: O Projeto será
desenvolvido em sala de aula uma vez por semana durante todo o ano letivo. Uma vez a cada semestre, faremos uma oficina, onde os pais de cada criança serão convidados a participarem das brincadeiras junto com seus filhos, quanto na confecção dos brinquedos.
Recursos: 1 Camiseta para cada criança (onde estaremos estampando o nome do projeto) Penas, barbante, pedras, tesoura, latinhas, cordinhas, pregos, garrafa pet, tampinhas, meias, retalhos, jornais, revistas, linha, cordas, varetas, tesoura, cola, sal, farinha de trigo, óleo, corante alimentício.
Avaliação: A ludicidade contribui na promoção do desenvolvimento das capacidades cognitivas, procedimentais e atitudinais que se deseja ser construídas pelas crianças. É brincando que a criança aprende a argumentar, tomar decisões, compartilhar experiências, observar e
coordenar pontos de vistas, esperar,
respeitar, se concentrar, ganhar e perder em função do conhecer. Entendemos que a família será muito importante nesse processo ao contribuir com o levantamento
das brincadeiras da sua época ensinando e brincando com as crianças. E foi pensando na construção familiar, que criamos esse projeto unindo mais as famílias quanto à integração com os filhos,. Por esse motivo, para a finalização do nosso Projeto, realizaremos uma oficina, onde os pais, em conjunto com os seus filhos, confeccionarão seus próprios brinquedos e desfrutarão dos mesmos, promovendo assim, a socialização e interação afetiva entre criança e família.
...