Paper Gestão Educacional
Por: 182620 • 18/10/2017 • Projeto de pesquisa • 2.593 Palavras (11 Páginas) • 718 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA INFLUÊNCIA DO GESTOR ESCOLAR NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O AUMENTO DA QUALIDADE DO ENSINO
Alessandra Alves Caseres
Prof. Orientador Simonety Athanásio
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso Pedagogia (PED1115) – Estágio em Gestão Escolar
09/09/2017
RESUMO
Este trabalho traz a reflexão o quão importante é o papel do gestor dentro de uma unidade escolar, o quanto as ações desse gestor pode fazer a diferença no aprendizado do aluno, e até mesmo como suas ações podem mudar a visão dos envolvidos no processo de aprendizagem. A pesquisa relata qual a melhor forma do gestor agir, como ele pode fazer para mudar sua realidade e ainda traz relato do que foi vivenciado durante o estágio, quais eram as principais dificuldades encontradas naquela unidade escolar e o que foi feito para tentar mudar essa realidade.
Palavras-chave: Gestor.Ações.Qualidade.
1 INTRODUÇÃO
Nos dias atuais, a educação brasileira passa por grandes transformações e está tomando novos rumos, pois hoje em dia podemos afirmar que vivemos na sociedade da informação, onde o acesso as tecnologias se tornaram possíveis a todas as classes sociais, tornando o mundo cada dia nais globalizado e por conta dessas mudanças e acessos a escola atende um público muito mais exigente. A escola de hoje tem o papel principal formar alunos, não só visando o mercado de trabalho, mas também para que esse aluno amplie suas capacidades de lidar com tanta informação e ainda formar um caracter tanto crítico, quanto no âmbito reflexivo, e ainda trazer o conhecimento científico e o da tecnologia, mas sempre levando em conta e se baseando no conhecimento prévio, principalmente cultural e ainda pensar na bagagem desse aluno.
Infelizmente, a maioria das escolas públicas brasileiras que atendem os anos inicias, principalmente as que tratam do primeiro ciclo, não estão conseguindo cumprir esse papel, principalmente porque os problemas de aprendizagem estão cada vez mais comuns. Isso muitas vezes é o reflexo de gestores desinteressados na ação pedagógica, acomodados, preocupados principalmente com questões técnicas ou político-administrativas, e assim por focarem neste sentido, não orientam, não direcionam e principalmente não investem no trabalho dos professores, no trabalho em equipe, e nem na formação dessa equipe quando se trata de questões pedagógicas mais eficazes e que tragam motivação e principalmente os resultados necessários para cumprir esse papel tão importante para a escola atual e para a sociedade como um todo.
Portanto, devemos entender o quanto é importante que o gestor escolar tenha um olhar voltado para a ação pedagógica, que influencie sua equipe a buscar novas metodologias e como ele deve agir e investir para alcançar o objetivo dessa “nova” escola de hoje, que nada mais é que formar um indivíduo mais completo possível para viver em sociedade.
- ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA
No sistema educacional atual, todas as escola necessitam de uma equipe gestora, e é papel dessa equipe, estabelecer os caminhos que levam a adequar-se as novas exigencias sociais, avanços tecnológicos, e a facilidade de acesso a informação e a globalização. Trazendo também a sustentação, a dinamização dos processos educacionais da escola, orientando as ações conjuntas, associadas e articuladas com o professor e toda a equipe que trabalha na escola, como também a comunidade, entendendo que tudo está interrelacionado e que para obter um resultado positivo é necessário o envolvimento de todos.
Precisamos pensar também que essa equipe gestora precisa ser unida e com clara comunicação, e ainda precisa ter um lider-gestor, que fará a mediação e tomará as principais decisões, pois gestão e liderança são papéis com algumas diferenças, mas que devem ser cumpridos de maneira conjunta e efetiva para que haja sucesso na equipe como um todo.
Portanto, para que se consiga sucesso nos problemas encontrados na escola de hoje, é necessário de se tenha um que o gestor comprometido e responsável para dar a cada processo sua importância e ainda ter o olhar atento com a educação oferecida e principalmente com os processos de ensino aprendizagem.
2.1 DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE GESTÃO E LIDERANÇA.
Gestão e liderança trazem conceitos diferentes, porém bem parecidos, e que divergem em alguns aspectos e também se complementam, assim precisamos conhecer mais para entender como esse processo acontece. Somente uma coisa é clara quando falamos em liderança e gestão é que o exercicio da gestão não acontece sem uma liderança e vice-versa.
O conceito de gestão segundo Heloísa Luck (2010, p. 97) diz que “gestão é indicada como um processo pelo qual se mobiliza e se coordena o talento humano, coletivamente organizado, de modo que as pessoas, em equipe, possam promover resultados desejados”. Já liderança é conceituada como um processo de gestão de pessoas. Parece que falamos da mesmo coisa, mas o trabalho de gestão, ainda agrega a gestão administrativa, a gestão do currículo e a gestão de resultados. Simplificando podemos dizer que liderança se refere à visão, direção e inspiração, enquanto gestão se refere a planejamento, a fazer acontecer e trabalhar efetivamente com pessoas.
Para ter uma gestão de sucesso não se pode assumir somente um papel, e excluir o outro, mas encontrar um equilibrio entre os dois, e principalmente ter como foco a valorização de pessoas coletivamente organizadas para realizar objetivos transformadores. Percebemos então, o quanto um gestor-líder é importante para termos uma escola de sucesso e alcançar todos os objetivos propostos pela educação.
- A INFLUÊNCIA DO GESTOR NA AÇÃO PEDAGÓGICA
Apesar de todas as dificuldades encontradas nas escolas de hoje em dia, podemos sim, mesmo que a passos de formiga, sair da condição de escola mediana ou até mesmo de escola precária, e dar um grande salto no caminho de uma educação de qualidade, tudo isso, apartir de uma boa, coesa e democrática gestão.
...