Pedagogia do oprimido
Por: Mayara Diaz • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 265 Palavras (2 Páginas) • 275 Visualizações
O lixo eletrônico conhecido também por E-lixo é todo material descartado de equipamentos eletrônicos: Monitores de computador, celulares, baterias, tablets, notebook, televisores, câmeras fotográficas, são inúmeros materiais.
O avanço da tecnologia e o consumo desenfreado faz o mundo hoje produzir cerca de 40 milhões de toneladas por ano de lixo eletrônico. O problema não é adquirir esses produtos, e sim, o que fazer com os velhos. Muitas pessoas sem conhecimento algum do que pode prejudicar no meio ambiente, descarta esse lixo em lixeiras comuns, o que é totalmente errado. Só para ter noção, um produto lançado hoje, daqui mais ou menos 3 meses já estará ultrapassado, tendo no lugar outro lançamento. O problema é que as indústrias, o comercio, não está nem ai para os problemas que causam esse descarte, eles só estão pensando em faturar, faturar, faturar. Simplesmente tiram a obra prima da natureza, sem pensar na consequência.
Quando este material é descartado de forma incorreta no meio ambiente, como esses equipamentos possuem substâncias químicas em suas composições, podem haver contaminação de solo e água, entrando pelos lençóis freáticos. Além de contaminar o meio ambiente essas substâncias químicas podem provocar doenças gravem em pessoas que coletam o lixo.
Para não provocar a contaminação e poluição do meio ambiente o correto é fazer o descarte de lixo eletrônico em locais apropriados.
Uma dica é se o material ainda funciona e pra você não tem mais utilidade, que você possa fazer uma doação pra quem precise. E caso esse material já não tenha nenhuma utilidade, descarte no lugar certo. Descarte com Consciência.
A natureza e o meio ambiente agradece!
...