Pedagogia nas Instituições não escolares
Por: Renata Alves Simoes • 15/6/2021 • Trabalho acadêmico • 525 Palavras (3 Páginas) • 276 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
RENATA ALVES SIMÕES
Natura – um compromisso com a Educação brasileira
Juiz de Fora
2021
Natura – um compromisso com a Educação brasileira
Há 25 anos que a Natura lançou uma linha a “Natura crer para ver”, que nasceu da preocupação de empresa com a educação do país. O sonho de ajudar a transformar a educação brasileira ganhou mais um capítulo há 10 anos, quando foi criado o “Instituto Natura” que conta com a ajuda de parceiros para tornar a educação mais integrativa a fim de diminuir as desigualdades sociais no Brasil. Dessa forma, a Natura e seus parceiros desenvolvem diversos projetos com o intuído de valorizar e proteger o direito de crianças e jovens a uma educação de qualidade.
Neste contexto, a Fundação Lemann e a Associação Bem Comum em conjunto com a Natura lançaram o projeto “Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC)”, o qual visa apoiar e fomentar políticas públicas para a alfabetização de crianças. Tal projeto tem o objetivo de alavancar o número de alfabetizados na idade certa no Brasil, uma vez que os dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) do ano de 2016 mostram que 50% das crianças, que cursam os primeiros anos do Ensino Fundamental I, não apresentam as habilidades e competências esperadas de leitura e escrita para serem consideradas plenamente alfabetizadas.
Assim, o PARC oferece às secretarias estaduais de Educação um suporte técnico e apoio para que estes, em colaboração com os municípios, desenvolvam políticas públicas que aumente a capacidade dos gestores de transpor os desafios regionais a fim de que os resultados esperados na alfabetização sejam atingidos.
Além disso, os jovens que estão cursando o Ensino Médio são o alvo de outro projeto da Natura, dessa vez em parceria com o Instituto Sonho Grande e o Instituto de
Corresponsabilidade pela Educação (ICE). Com o objetivo de ampliar a jornada escolar para 7h ou 9h diárias, foi lançado o projeto “A Política de Ensino Médio Integral em Tempo Integral”, através do qual o estudante tem a oportunidade de uma formação integral que contemple não só as disciplinas curriculares, mas também as suas dimensões emocionais e cognitivas. Dessa maneira, os estudantes têm a oportunidade de se prepararem melhor para a vida acadêmica e profissional, se tornando protagonista de seu projeto de vida.
Com isso, esse projeto pretende diminuir a evasão escolar no Ensino Médio, que está em 35% no ano de 2019 de acordo com o Anuário da Educação Básica de 2020 do Todos pela Educação, que acontece principalmente pela falta de uma escola atrativa.
Portanto, é possível concluir que os projetos desenvolvidos pela Natura e seus parceiros ajuda a melhorar a educação brasileira, proporcionando aos estudantes uma chance de concretizarem seus sonhos.
Referências
INSTITUTO NATURA. Alfabetização, 2020. Página inicial. Disponível em https://www.institutonatura.org/iniciativa/alfabetizacao/#. Acesso feito em 31/05/2021
...