Planejamento e Mediação Pedagógica
Por: cassiagroess • 16/5/2019 • Trabalho acadêmico • 2.453 Palavras (10 Páginas) • 103 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR EM HISTÓRIA
CÁSSIA BETHÂNIA GRÖESS DE SOUZA BARBOSA
JOSIEL MARCIO DA SILVA
CLAUDIA APARECIDA LARA
CLAUDIO VELOSO DE ALMEIDA
PLANEJAMENTO ESCOLAR
[pic 4]
São José dos Pinhais
2010
PLANEJAMENTO ESCOLAR
Trabalho apresentado ao Curso Superior em História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Metodologia do Ensino de História
Orientador: Prof. Erica Moimaz
São José dos Pinhais
2010
SUMÁRIO
PLANO DE AULA.........................................................................................................3
A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR...................................................6
REFERÊNCIAS............................................................................................................8
ANEXOS......................................................................................................................9
Plano de aula
- Tema: Ditadura militar no Brasil
- Turma: 8ª série do ensino Fundamental
- Duração: Oito aulas
- Conteúdos específicos:
As ditaduras militares na América latina;
Fatores que antecederam o golpe militar no Brasil;
Características dos governos militares;
Os Atos Institucionais;
Manifestações de resistência;
O desenvolvimento econômico e a dívida externa;
O contexto mundial;
A redemocratização;
- Objetivos:
Reconhecer a conjuntura política do Brasil e outros países da América latina que sofreram golpes militares;
Reconhecer o uso de fontes presentes no nosso cotidiano para a construção do conhecimento e análise do momento histórico em que foi produzido (filmes, músicas e depoimentos e comportamentos como documento);
Debater os alcances da repressão no país;
Promover a reflexão sobre os diferentes posicionamentos dos sujeitos históricos em uma mesma conjuntura.
- Metodologia utilizada:
- 1ª AULA: Ditaduras militares na América Latina; Fatores que antecederam o golpe militar no Brasil;
Aula expositiva sobre a ascensão dos militares ao poder no pós-guerra como fenômeno latino-americano, respondendo as pressões políticas externas e os fatores socioculturais que colaboraram a esta tendência, como heranças do caudilhismo. Expor também o contexto político do Brasil na época, as razões e as derrotas dos levantes militares contra os novos governos considerados radicais.
- 2ª AULA: Características dos governos militares; Os Atos Institucionais;
Aula expositiva sobre as alterações administrativas e legais feitas pelos governos militares para a manutenção do poder. Explicar o significado de cadas um dos cinco atos institucionais no Brasil.
Debater sobre a violação de direitos humanos e abstração de direitos políticos no período.
Utilização de trechos do filme “A Casa dos Espíritos” (cenas demonstrando prisões, torturas e destruição de livros considerados subversivos; cenas demonstrando diálogos sobre os fatores sociais e políticos que colaboraram para o golpe militar no Chile. Realizar exercícios de fixação.
- 3ª e 4ª AULAS: Manifestações de resistência e mecanismos de repressão. Exibição do filme brasileiro “O que é isso companheiro?”, com o intuito de levar ao conhecimento do aluno o posicionamento de diferentes grupos sociais em relação ao regime militar da época, assim como os movimentos organizados contra o mesmo. A forte repressão imposta a estes pelo governo e a alienação através da censura e propaganda governista.
- 5ª e 6 ª AULAS: Debater sobre o filme,tendo solicitado aos alunos análise dos diálogos dos personagens do filme, debater sobre o posicionamento dos cidadãos brasileiros em relação ao regime militar na época. Solicitar que façam um paralelo entre a opinião da sociedade sobre o governo na época do regime militar e a época atual. Solicitar produção de texto
- 7ª AULA: O desenvolvimento econômico e a dívida externa; O contexto mundial; a redemocratização.
Expor sobre o crescimento econômico do Brasil no período dos governos militares (Milagre Econômico), assim como os prós e contras da política econômica exercida pelos governos do período e suas consequências.
- 8ª AULA: Avaliação de conhecimento.
Atividades a serem realizadas: (seguem em anexo)
- Fixação: exercícios sobre as designações dos atos institucionais e mudanças na legislação. O aluno deverá ser capaz de reconhecer as diferenças na administração política entre os regimes anterior e atual em relação ao regime militar ( direitos políticos, funcionamento do congresso, etc).
- Interpretação: Produção textual sobre o posicionamento político do brasileiros. O aluno deverá ser capaz de perceber como o cidadão comum se posiciona em relação aos líderes e governos, e as tendências de reação de diferentes grupos sociais ( simpatia, apatia, revolta, resignação).
- Teste de conhecimento: Questões objetivas sobre o regime militar: contexto político e social.
- Recursos:
Filmes: Título no Brasil: A Casa dos Espíritos
Título Original: The House of the Spirits
Ano de Lançamento: 1993. Sinopse: A história do Chile da década de 20 aos anos 70 é contada através da saga da família Trueba, que começa com a união de um homem simples (Jeremy Irons), que fica rico, com uma jovem (Meryl Streep) de poderes paranormais. A saga se desenvolve até esta família ser atingida pela revolução, que no início da década de 70 derrubou o presidente Salvador Allende.Título no Brasil: O Que É Isso, Companheiro?
Título Original: O Que É Isso, Companheiro?
País de Origem: Brasil / EUA
Ano de Lançamento: 1997. Sinopse: Em 1964, um golpe militar derruba o governo democrático brasileiro e, após alguns anos de manifestações políticas, é promulgado em dezembro de 1968 o Ato Constitucional nº 5, que nada mais era que o golpe dentro do golpe, pois acabava com a liberdade de imprensa e os direitos civis. Neste período vários estudantes abraçam a luta armada, entrando na clandestinidade, e em 1969 militantes do MR-8 elaboram um plano para seqüestrar o embaixador dos Estados Unidos (Alan Arkin) para trocá-lo por prisioneiros políticos, que eram torturados nos porões da ditadura.
...