Plano de Aula: Estagio Supervisionado Educação Infantil
Por: Neide Dias • 8/9/2016 • Relatório de pesquisa • 947 Palavras (4 Páginas) • 14.142 Visualizações
Curso: Pedagogia
Disciplina: Estagio Supervisionado Educação Infantil
Prof(ª):
ESTAGIÁRIO(A): Priscia Nelly Porto De Lacerda
PLANO DE AULA 2
- Colégio: CENTRO SOCIAL DE ACOLHIMENTO A CRIANÇA E ADOLESCENTE DO CONJUNTO PAULO VI
- Série: 1° periodo Grau: Educação Infantil
- Objetivos da Aula: Demonstrar o que é equilíbrio alimentar. Relacionando a alimentação equilibrada para manutenção da saúde.
- Conteúdo do Ensino: Ciências, artes, matemática e geometria.
- Procedimentos Metodológicos: Formar grupos de 4 alunos e explicar que vamos montar um quebra-cabeça de cores diferentes cores o professor orientará com o grupo da seguinte forma: o quebra-cabeça deve ter 4 partes(essas deverão estar desenhadas do quadro), cada peça deve ter uma cor diferente o professor deve montar um esquema prévio do que cada cor representa no quadro e explicar para turma da seguinte forma: vermelho: proteínas; amarelo: gorduras; azul: carboidratos; verde: vitaminas e minerais. Após a confecção do quebra-cabeça pedir que todos os grupos misturem as peças viradas para baixo no centro da sala, o professor deve separar as 4 peças aleatoriamente e distribuir aos grupos. Os grupos receberão peças repedidas, 2 da mesma cor e assim vai. Pedir que as crianças montem o quebra-cabeça de acordo com esquema feito no quadro. Como não será possível formar o quadrado apresentado no quadro, autorizar que elas troquem as peças entre os outros grupos até conseguir montá-lo.
- Recursos Didáticos: Folhas de papel cartão em formato A4, lápis de escrever, lápis de cor, régua, tesoura sem ponta, quadro para escrever e giz.
- Avaliação de Aprendizagem: Depois que terminarem fazer uma analogia ao jogo feito e a necessidade alimentar humana. Ressaltar que é necessário um equilíbrio perfeito para alimentação saudável, tal como demonstrado no quebra-cabeça. Ou seja, o grupo que possuía dois amarelos e nenhum verde é como um corpo que consome muita gordura, mas nenhuma vitamina. Então enfatizar que não da certo! Para montar o quadrado, são necessárias todas as peças da mesma forma que para manter o corpo saudável, é preciso fazer uma alimentação completa e equilibrada, no contrário nosso corpo não funcionara de forma correta, sempre vai faltar ou sobrar.
- Bibliografia: DOHME, Vania D'Angelo. 32 Idéias Divertidas que Auxiliam o Aprendizado. Série Idéias. São Paulo: Informal Editora, 1998.
Curso: Pedagogia
Disciplina: Estagio Supervisionado Educação Infantil
ESTAGIÁRIO(A):Priscia Nelly Porto De Lacerda
PLANO DE AULA 3
- 1. Colégio: CENTRO SOCIAL DE ACOLHIMENTO A CRIANÇA E ADOLESCENTE DO CONJUNTO PAULO VI
2. Série: 1° Periodo Grau: Educação Infantil
3. Objetivos da Aula: Informar sobre aspectos específicos da importância da água. Além de fixar outros temas trabalhados durante as outras aulas através de atividades de colorir.
4. Conteúdo do Ensino: Ciências
5. Procedimentos Metodológicos: Explicar que a água é o principal componente do organismo: cerca de 70% do nosso peso é constituído de água e que essa quantidade não se dá por acaso, uma vez que a água possui inúmeras funções essenciais para o organismo. Destacar algumas delas:
- O nosso corpo é, em grande parte, constituído de água.
- Todas as partes do nosso corpo têm água, até mesmo os nossos ossos.
- Nosso corpo perde muita água quando elimina urina, fezes, suor e lágrimas. Por isso temos de beber água e outros líqüidos para repor essa perda.
- A água ajuda no bom funcionamento de todo o organismo. Por exemplo: no trabalho dos rins e dos intestinos, na circulação sangüínea e na hidratação da pele.
- Todos os seres vivos necessitam de água, por isso é muito importante preservá-la.
Explicar para turma que é por essas e outras razões que a água possui tamanha importância para nós. Todos os alimentos contêm água, uns mais, outros menos. As melhores fontes de água são a própria água, que deve ser tratada adequadamente (filtrada ou fervida); os alimentos líquidos como leite, sucos e bebidas e os alimentos sólidos como verduras, frutas e carnes. O consumo diário recomendável varia de acordo com alguns fatores como clima, atividade física, estado fisiológico, faixa etária e alimentação. A recomendação geral é de 6 a 8 copos de água por dia.
...