Plano de aula português
Por: erlane89 • 8/11/2015 • Trabalho acadêmico • 557 Palavras (3 Páginas) • 654 Visualizações
PLANO DE AULA
1-IDENTIFICAÇÃO
A- Estagiário (a): Claudia Terra RU-944554
Erlane Ricardo Pereira RU- 931566
Irani Apoliane Andrade RU-940871
B- Escola: Centro Universitário UNINTER
C- Disciplina: Ciências, Português, Matemática e Artes
D- Turma: 1ª Série do Ensino Fundamental
2- CONTEÚDO
- Jogos educativos sobre o tema.
- Brincadeiras.
3- OBJETIVOS
- Apresentar aos alunos as divisões do corpo humano.
- Identificar o corpo humano como um todo, reconhecer algumas de suas partes e a localização de cada uma delas no corpo.
4- SÍNTESE DO ASSUNTO
No ensino de ciências, os processos mediadores devem ser capazes de conduzir a uma aprendizagem significativa. Quando se trata do ensino fundamental, tais processos são de responsabilidade do professor, por isso é preciso que esse profissional domine os conhecimentos específicos da disciplina que leciona para gerir a dinâmica das classes escolares, de modo que os alunos alcancem uma aprendizagem significativa, nos âmbitos pessoal e social.
Segundo Salles (2007, p53) “Portanto, a ciência deve proporcionar uma reelaboração de saberes de outros contextos sociais para atender a questões de escolarização, de modo a relacionar-se as políticas públicas e rever o papel do conhecimento na sociedade, proporcionando a passagem do conhecimento de senso comum para conhecimento científico.”
5- DESENVOLVIMENTO DA AULA
O mestre mandou- brincadeira na qual o professor começa como mestre, ele diz “o mestre mandou...”, faz um movimento ou dita algo no qual as crianças devem segui-lo.
Começaremos a aula desenhando o corpo humano no quadro para que as crianças visualizem o tema da aula através desse desenho e conversaremos com as crianças no intuito de desenvolver a curiosidade das mesmas para que comecem a perguntar sobre o que está sendo exposto.
Em seguida entregaremos uma figura do corpo humano com as partes nomeadas para que a criança cole no caderno.
Faremos também brincadeiras com quebra cabeça do corpo humano para pintarem, recortarem e montarem.
Teremos também os nomes das partes do corpo humano para que a criança cole nas partes, melhorando a forma de assimilação do conteúdo.
Verificaremos se todas as crianças conseguem estabelecer corretamente as relações projetivas (direita/esquerda, frente/trás e etc.) por meio meio de exercícios e brincadeiras que tenham o próprio corpo como referência e que possibilitem sentir o espaço.
Na sequência faremos exercícios de identificação, por exemplo: levantar o braço direito, pegar na orelha esquerda e etc.
Podemos também, solicitar que as crianças fiquem uma de frente com a outra e repetir os comandos, para que elas possam observar a inversão que ocorre entre esquerda e direita.
Para finalizar faremos uma última brincadeira para averiguar o conhecimento adquirido pelas crianças através da brincadeira meu mestre mandou.
Espera-se que se estabeleçam relações entre o que lhe foi proposto e a regularidade ortográfica.
A brincadeira o mestre mandou como elemento lúdico “pode ser utilizado para trabalhar as habilidades da língua, concentração, imaginação, coordenação motora, agilidade, atenção, linguagem corporal além de promover interação e criar uma atmosfera de aprendizagem mais prazerosa e descontraída”.
...