Políticas Educacionais: Constituição Federal de 1988 e a Educação
Por: Tatiana Rezende Rodrigues • 6/5/2016 • Trabalho acadêmico • 255 Palavras (2 Páginas) • 523 Visualizações
Vale ressaltar, antes de mais nada, que somente a partir do século XX é que começou a expansão escolar.
Mesmo com a aprovação do ensino público obrigatório dos 4 aos 17 anos, em 2009, o Brasil ainda precisa de grandes conquistas no âmbito escolar e educacional.
A educação brasileira, desde o passado, era muito precária. A princípio era bastante elitizada, somente as famíliasricas tinham acesso à educação.
Com o passar do tempo, foram criadas diversas leis que deveriam ajudar e respaldar a educação brasileira, porém na realidade não é o que acontece. As leis são muito bonitas no papel, mas na prática deixam bastante a desejar.
A qualidade da educação está diretamente ligada a qualidade de formação de professores, porém é um dos principais erros do governo, que não dá o suporte necessário. Os professores estão cada vez mais insatisfeitos e desmotivados. Para muitos, lecionar não passa de um grande fardo pesado e dolorido de se carregar.
A verdade é que a educação brasileira necessida desesperadamente de uma educação consciente, democrática, que motive a capacidade de desenvolver a humanização, um esforço conjunto para mudar o sistema escolar, social e político.
Considerando a questão da universalização escolar, não tem sido acompanhada e constatado um padrão de qualidade. O aperfeiçoamento dos profissionais do ensino, é preciso aprimorar a formação dos docentes, uma vez que a qualidade da educação está aliada á qualidade da formação e buscar uma educação igualitária indiferente das classes econômicas.
Referências Bibliográficas
Brasil. Constituição Federal. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B1lfOtr2UHEaHBlNVNKQm55bTg/view?pref=2&pli=1>. Acesso em 01 abr. 2016.
<http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/19460/12-de-outubro-mais-de-18-milhao-de-criancas-estao-fora-da-escola/>. Disponível também em: <https://docs.google.com/open?id=0B1lfOtr2UH-ESjRQZ1NxY3B4bnc>. Acessos em: 05 nov. 2012.)
...