Portifólio UTA Fundamentos Pedagógicos
Por: Cyba Konzen • 15/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.209 Palavras (5 Páginas) • 363 Visualizações
CENTRO INTERNACIONAL UNIVERSITÁRIO – UNINTER
Catiele MACHADO
Cibele M. T. KONZEN
Giovana Andresa RAMINELLI
Simone Liamara de LIMA
UNINTER
O ESPAÇO ESCOLAR
Resumo
O espaço como uma das dimensões fomentadoras e reguladoras, das atividades escolares foi investigada através de entrevista com a diretora de uma escola pública municipal da cidade de Arroio do Tigre, no interior do Rio Grande do Sul. Evidenciaram-se, nas cenas rotineiras desses espaços, estratégias reguladoras do tempo das atividades dos sujeitos. O espaço escolar é uma fonte de aprendizagem e experiências, que está repleto de signos, marcas, símbolos que comunicam e educam. A forma como esse espaço é tomado pelos sujeitos escolares tem importante papel pedagógico. O espaço é considerado importante elemento do currículo oculto, mas as vezes sua melhor utilização tem sido negligenciada.
Palavras chave: Espaços – Aprendizagem - Experiências.
Introdução
A escola advém de um longo processo histórico que a coloca como um lugar que privilegia a legitimação do saber. É onde pelo ato de educar, o humano é tirado de sua primitividade. Não se objetiva divergir ou concordar da escola da forma como ela acontece e é, mas sim analisar a escola como instituição disciplinar e como o espaço proporciona as diversas relações que nela ocorrem.
A infraestrutura de uma escola é um importante fator para o bom andamento do dia a dia pedagógico, ela deve ser organizada harmoniosamente, tendo qualidade estética, com vistas à responder as necessidades das diversas atividades que ocorrem no seu interior.
As práticas sociais e seus sentidos produzidos no ambiente escolar não podem ser negligenciados, é no espaço e no cotidiano escolar que alunos, professores e equipe escolar encontram as mais variadas formas de existência e manifestação.
O espaço físico escolar tem grande importância para o corpo discente, pois este é o cenário diário de discussões, estudo, reflexões, debates, esportes, lazer e convívio social. Ele deve ser atrativo para os alunos, proporcionando relações de afetividade e amizade, se expressando pela apreciação estética e visual para os sentidos, criando vínculos afetivos, fomentando a preservação e a valorização do espaço social, assim facilitando o desenvolvimento cognitivo. (CORRÊA, 1995)
O espaço escolar
- Para oferecer um ensino adequado às necessidades de seus alunos, a escola precisa saber o que quer, envolvendo a equipe e a comunidade, nesse sentido observa – se que na opinião da direção da escola entrevistada, essa meta é alcançada, pois um dos focos é que os alunos sejam capazes de enfrentar a realidade dentro e fora da sala de aula.
A escola precisa renovar a forma que leva o conhecimento aos seus alunos, pois é necessário que se formem cidadãos que tenham capacidade de assimilar e refletir o mundo, atuando nas mudanças sociais. É preciso quebrar tabus, vendo que a atuação da escola vai além das provas, dos livros didáticos, ensinar o aluno a ser pensante e que isso se mostre na sua vida prática. (LIMA, 2002, p.28).
Conforme os dados do Censo Escolar 2011, somente 0,6% das escolas do Brasil possuem infraestrutura próxima do ideal para o ensino, ou seja, que tenham boas bibliotecas, laboratório de informática, quadra esportiva, laboratório de ciências. Corroborando com as estatísticas a diretora da escola responsável afirma na entrevista que espaço físico da escola, a biblioteca, laboratório de pesquisas, os equipamentos de multimídia não suprem em parte as necessidades físicas dos docentes.
Quando abordada sobre a valorização do professor, a entrevistada afirma que o profissional da educação não é tão valorizado quanto a outras profissões e que estas só existem devido aos professores, pois todo mundo um dia teve um. Para ela “deve-se trabalhar em conjunto com todas as entidades existentes na comunidade, promovendo a integração e a valorização de todas as pessoas envolvidas, dando espaço para as opiniões e participação das decisões”.
Conclusão
Discutir a temática da escola enquanto espaço social da produção da aprendizagem requer conhecer os sujeitos, os tempos e como esses se relacionam no seu espaço. Acreditamos que a temática em causa, contribuiu no nosso aprendizado, servindo para repensar as relações docente/discente no espaço educacional.
É necessário entender os tempos de aprender e ensinar como uma forma de modificação do espaço escolar, também é imprescindível compreender as diferenças das pessoas que estão nesse local. Escola bonita não deve ser apenas um prédio limpo e bem planejado, mas um espaço no qual se intervém de maneira a favorecer sempre o aprendizado, fazendo com que as pessoas possam se sentir confortáveis, e consigam reconhecê-lo como um lugar que lhes pertence.
Referências
BRASIL. INEP. (Org.).Censo Escolar.2011. Disponível em:
Corrêa, Roberto L. Espaço, um conceito-chave da Geografia In: CASTRO, I. E., CORREA, R. L. e GOMES, P. C. C. (orgs.). Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995, p. 15-47.
LIMA, Maria Socorro Lucena; SILVA, Silvina Pimentel (Orgs.). Dialogando com a escola: reflexões do estágio e ação docente nos cursos de formação de professores. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002.
ANEXO 1[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29][pic 30][pic 31][pic 32][pic 33][pic 34][pic 35][pic 36][pic 37][pic 38][pic 39][pic 40][pic 41][pic 42][pic 43][pic 44][pic 45][pic 46][pic 47][pic 48][pic 49][pic 50][pic 51][pic 52][pic 53][pic 54][pic 55][pic 56][pic 57][pic 58][pic 59][pic 60][pic 61][pic 62][pic 63][pic 64][pic 65][pic 66][pic 67][pic 68][pic 69][pic 70][pic 71][pic 72][pic 73][pic 74][pic 75][pic 76][pic 77][pic 78][pic 79][pic 80]
...