Prática de Ensino: Interação escola e comunidade
Por: carlahtg • 1/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.393 Palavras (6 Páginas) • 881 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE
Carla Trabalon Lopes RA: 1444612
Araras
2015
Carla Trabalon Lopes RA 1444612
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE
Projeto apresentado à Universidade paulista - UNIP, do curso de Matemática, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Prática de Ensino: Integração Escola x Comunidade, ministrada pela Prof.ª Raquel Bokums.
Araras
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO_______________________________________________3
1.1 Objetivos___________________________________________________4
1.2 Justificativa________________________________________________ 4
2. DESENVOLVIMENTO_________________________________________4
2.1 Referencial Teórico__________________________________________ 4
2.2 Método____________________________________________________5
2.3 Cronograma das atividades____________________________________7
2.4 Forma de avaliação do projeto__________________________________7
3. RESULTADOS ESPERADOS___________________________________8
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS_____________________________________8
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_______________________________9
INTRODUÇÃO
O espaço físico de toda escola está construído em uma comunidade. Mas, muitas vezes, os muros e portões da escola são suficientes para separá-las e fazer com que essa relação seja algo estritamente profissional.
Uma escola plena não se fundamenta apenas em aulas, notas e frequência; É de exuma importância a comunicação, interação e amizade dela com o meio.
Um “Show de Talentos”, divulgado e organizado pela comunidade escolar, contendo diversos tipos de apresentações feitas inicialmente pelos alunos nela matriculados, proporcionaria aproximação e, consequentemente, um vínculo - seja afetivo, social e/ou profissional - com a comunidade.
1.1 Objetivos
Esse projeto visa melhorar a relação entre a escola e a comunidade; despertar o interesse da comunidade no aprendizado, inteligência, criatividades e talento dos alunos e o da escola nas particularidades e carência de sua comunidade.
1.2 Justificativa
A comunidade e a escola deveriam ter uma relação natural e efetiva; isto não acontecendo, todos perdem.
Na interação proposta, alunos carentes podem se inserir na vida social; todos os alunos teriam a chance de serem mais desinibidos, melhorarem sua comunicabilidade e sentirem que eles mesmos e suas apresentações são importantes; a comunidade interagiria entre sí, conhecendo conquistas, fracassos, facilidades e dificuldades de cada um, podendo ajudar ou ser ajudado quando preciso.
“Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção. Encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos” (Paulo Freire, 1979).
- DESENVOLVIMENTO
2.1 Referencial Teórico
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Conselhos Escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública, 2004.
BEZERRA, Zedeki Fiel. et al. Comunidade e escola: reflexões sobre uma integração necessária pública, 2014.
PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001 (Guia da escola cidadã – v. 7).
2.2 Método
O Diretor de Escola, seu Vice e Coordenadores devem combinar e acertar os detalhes sobre as apresentações com os professores no ATPC; com os funcionários, numa reunião extraoficial, seria distribuída a função de cada um para a organização, preparação e efetivação do evento. Aos membros da APM (Associação de Pais e Mestres) e Conselho de Escola, cabe ajudar na obtenção de patrocínios ou doações para o “lanchinho”, que será oferecido no dia do evento.
Os professores expõem o projeto aos alunos e orienta-os em relação ao objetivo pedagógico e social do evento.
Todos os envolvidos devem convidar o maior número de pessoas possível para comparecer no evento, podendo ser o convite por carta, bilhete, e-mail, publicação, mensagem, “boca” etc.
As apresentações serão fruto de uma pesquisa ou conteúdo aprendido em determinada(s) matéria(s). Para cada aluno, será exigida a participação de, no mínimo, uma apresentação por semestre, podendo ser em grupo, dupla ou individual; a qual, terá influência sobre as notas do segundo e quarto bimestres.
As apresentações deverão ser coordenadas e aprovadas pelos professores das respectivas matérias; o cronograma deverá ser divulgado até cinco dias antes do evento.
O projeto aconteceria a cada semestre com o nome “Show de Talentos”, sendo de fundamental importância a presença de pais, família, vizinhos, amigos e toda a comunidade para que eles interajam, participem e prestigiem o evento.
No dia do evento, haverá uma sala de “SAC” (Serviço de Atendimento à Comunidade), onde todos podem se cadastrar, fazer reclamações e sugestões à escola, oferecer e/ou pedir ajuda e tirar dúvidas sobre tudo que a comunidade escolar for capaz e possa responder.
...