Pré Projeto Anhanguera
Por: BiancaLinda • 28/10/2018 • Projeto de pesquisa • 328 Palavras (2 Páginas) • 459 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente artigo abordará a importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. Mas, de que forma a ludicidade contribui?
Brincar é um significativo aspecto de comunicação, pois é por meio deste ato que a criança pode formar o seu cotidiano. Dessa maneira, propicia o processo de aprendizagem da criança, contribuindo para a construção do raciocínio, da independência e imaginação, estabelecendo um vínculo entre jogo e aprendizagem. Partindo para o lado do desenvolvimento, o ato de brincar favorece um maior conhecimento de seus corpos, elevando as capacidades motoras, cognitivas, afetivas e sociais, além de inserir e incorporar a criança no mundo da imaginação e do conhecimento.
Sendo assim, é de extrema importância se atentar a todos os tipos de brincadeiras infantis. Através da brincadeira a criança aprende o mundo de uma forma simples, alegre e descontraída, gerando interação e comunicação com outras pessoas, pois levará ela a decidir, pensar, sentir emoções diferentes, cooperar, construir, experimentar, fazer descobertas, aceitar limites e surpreender-se. Brincar não é apenas um “passatempo” para a criança, e sim, é uma oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento. Destacando que orientar e aprender brincando pode ser mais oportuno e proveitoso do que os métodos tradicionais.
Assim, é vital que os educadores, pais, sociedade em geral, saiba sobre a importância, influência e seriedade do brincar na educação infantil.
Originando-se deste tema, este artigo tem como objetivo fazer uma análise e valorização do brincar na educação como um ato de aprendizagem e desenvolvimento. Também falar sobre sua importância, pois, de acordo com os autores pesquisados, este é um período fundamental para a criança. Sendo fundamentado por meio de pesquisas realizadas em livros, artigos científicos, teses, monografias, dissertações, leis e sites da internet.
Seguindo esta introdução, sucederá a justificativa, que consiste em uma defesa com fundamentações teóricas, feita de forma clara e objetiva, sobre a importância do tema proposto. Depois, será apresentada a problemática, onde se trata qual é a dificuldade que o trabalho deseja resolver. E por fim, as referencias bibliográficas.
...