Pressupostos epistemológicos da Avaliação Educacional
Por: lucianaa.rioss • 5/4/2015 • Abstract • 271 Palavras (2 Páginas) • 1.920 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
LUCIANA CRISTINA FREITAS RIOS
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Porto Velho/RO
2015
LUCIANA CRISTINA FREITAS RIOS
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Trabalho apresentado como requisito parcial para avaliação da Disciplina de Avaliação Educacional do curso Superior de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia.
Professora Orientadora: Ana Maria
Porto Velho/RO
2015
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
O texto “Pressupostos epistemológicos da avaliação educacional” aborda as visões referentes à avaliação.A autora destaca três pressupostos importantes: a abordagem objetivista, a abordagem subjetivista e o vínculo individuo-sociedade.
Segundo o objetivismo, a avaliação passa a ser uma atividade científica, com o objetivo de avaliar de forma metódica o aluno. Aqui o objeto da avaliação escolar é a aprendizagem do aluno, e através do aprendizado deve-se obter o conhecimento científico. Este conhecimento é obtido através da observação, experimentação. Aqui as provas têm o papel de mensurar. Ou o aluno “sabe” ou ele “não sabe”.
No subjetivismo, o sujeito que conhece tem predominância sobre o objeto do conhecimento. Aqui as habilidades são adquiridas. O sujeito ganha ênfase. Influenciou o movimento do escolanovismo.
Segundo a autora, tanto o objetivismo quanto o subjetivismo são insuficientes, pois não enxergam o sujeito na sua realidade. Neste contexto, surge a teoria do vínculo indivíduo-sociedade.
O aluno passa a ser visto em suas condições reais. Aqui o aluno é o sujeito do processo, um sujeito que é histórico-cultural.
REFERÊNCIAS
FRANCO, M. L. P. B. Pressupostos epistemológicos da avaliação educacional. Cad. Pesq. (São Paulo).
...