Programa Nacional de Alimentação Escolar
Por: GiuliaMarinho • 16/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.406 Palavras (6 Páginas) • 455 Visualizações
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Giulia Proença Marinho
A EXECUÇÃO DO PNAE NO MUNICÍPIO
DE MACAÉ
Maria Aparecida de Carvalho Daniel
Macaé
2016
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Giulia Proença Marinho
A EXECUÇÃO DO PNAE NO MUNICÍPIO
DE MACAÉ
Trabalho final de conclusão do Curso
Programa Nacional de Alimentação
Escolar - Pnae no âmbito do
Programa Formação pela Escola.
Maria Aparecida de Carvalho Daniel
Macaé
2016
RESUMO
O trabalho a seguir abordará questões relacionadas à importância de uma alimentação saudável no ambiente escolar. Também abordará a relevância que tanto a creche como a família tem para que essa alimentação saudável seja feita da melhor maneira possível, caminhando todos juntos, em prol do mesmo objetivo. Pois uma alimentação equilibrada e de qualidade influencia diretamente no desenvolvimento do aluno.
Palavras chaves: Alimentação. Creche. Família.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO................................................................................................5
2. A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NAS CRECHES E PRÉ ESCOLAS...............6
2.1 A importância de uma alimentação saudável.......................................6
2.2 Creche e Família, caminhando de mãos dadas...................................8
3.CONCLUSÃO.................................................................................................10
4.REFERÊNCIAS...............................................................................................11
INTRODUÇÃO
As escolas e creches como estabelecimento de ensino devem exercer o papel fundamental de educar e cuidar, proporcionando à criança saberes e cuidados adequados que levam a mesma a ter um bom desenvolvimento. Segundo o RCNEI educar é:
“Propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança; e o acesso, a educação pode auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis”. (RCNEI, Vol 1, Pág. 24, 1998).
Cuidar:
“(...) parte integrante da educação, embora exigi conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica, ou seja, cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda integração de vários campos de conhecimentos e a cooperação de professores de diferentes áreas. (RCNEI, Vol 1, Páginas 24 e 25, 1998)’’
Percebe-se o quanto educar e cuidar são fatores essenciais e devem estar integrados a todo tempo. Todos os profissionais devem agir de forma eficiente, pois dentro da escola todos passam a ser educadores, para que assim se estabeleçam relações que reflitam no processo de alimentação.
Ao se falar de segurança, devemos pensar também nos cuidados que se devem ter no momento da alimentação, pois nas creches os bebês são inseridos a partir dos seis meses de idade.
A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NAS CRECHES E PRÉ ESCOLAS
A seguir, serão mostradas singularidades da alimentação, como a importância de uma alimentação saudável, e a participação das Creches e das Famílias para que essa alimentação seja realmente benéfica.
2.1 A importância de uma alimentação saudável
Uma alimentação saudável é uma forma razoável de comer equilibradamente, isto é, assegura uma variedade de alimentos, em quantidades justas, e promove a saúde e bem-estar em qualquer etapa de vida.
Segundo as diretrizes do Pnae:
“O emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica.” (FNDE, pág. 19, 2014).
A alimentação saudável trás consigo diversos benefícios à saúde. Ela estimula a produção de substâncias boas para o organismo, ajuda no combate a doenças e também a prevenção delas.
Sabemos que alimentação é de suma importância para o ser humano, por este motivo é necessário que o profissional da educação infantil transmita para as crianças o que cada alimento contêm e para que servem suas substâncias.
“O ato de se alimentar tem como objetivo, além de fornecer nutrientes para manutenção da vida e da saúde, proporcionar conforto ao saciar a fome o prazer ao estimular o paladar e contribuir para a socialização ao revesti-lo de rituais”. (RCNEI, Vol. 2, pág. 55)
Os profissionais da educação devem estimular as crianças a experimentar diversos alimentos, como: frutas, legumes, verduras, carboidratos...
[pic 1]
Os bebês ao entrar na creche além de estar em um ambiente totalmente diferente ficarão longe de suas mães e consequentemente deixarão de se alimentar somente do leite materno para se alimentar por mamadeira, comer frutas, legumes batidos. Para que tudo ocorra bem neste momento e a criança se acostume é necessário que os mesmos profissionais auxiliem na alimentação das crianças todos os dias. Quando a criança começar a realizar o ato de comer sozinha, de segurar a mamadeira e levá-la a boca, é indispensável que haja um local para ela ser apoiada.
[pic 2]
A experiência de comer sozinha oportuniza treinar o domínio sobre os talheres e sobre os movimentos necessários para usá-los.
Vale sempre ressaltar que comer demais ou de menos poderá interferir no seu bem-estar. Pois a má alimentação pode causar prejuízos ao nosso organismo, gerando doenças como diabetes, obesidade infantil, entre outros.
Portanto quando conseguimos manter uma alimentação equilibrada e saudável muitas são as vantagens para o nosso corpo e para a nossa vida.
2.2 Creche e Família, caminhando de mãos dadas
...