Projeto Completo de Combate a Evasão Escolar
Por: RAQUELZINHA33 • 12/10/2016 • Projeto de pesquisa • 4.383 Palavras (18 Páginas) • 7.834 Visualizações
Curso de PEDAGOGIA
Projeto Completo de “Combate a Evasão Escolar”
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2016
UNIP – Universidade Paulista
Curso de PEDAGOGIA
Trabalho apresentado como requisito parcial à Disciplina “Projetos e Práticas de Ação Pedagógica” do Curso de Pedagogia,
SUMÁRIO
1 - Tema .................................................................................................4
2 - Justificativa.........................................................................................4
3 - Situação problema.............................................................................5
4 - Público Alvo.......................................................................................7
5 - Objetivos............................................................................................7
6 - Embasamento Teórico.......................................................................7
7 - Percurso Metodológico.....................................................................10
8 - Recursos..........................................................................................14
9 - Cronograma de Atividades...............................................................15
10 - Avaliação e Considerações Finais..................................................16
11 - Referencias Bibliográficas...............................................................17
- TEMA: Combate a Evasão Escolar
Quem falta faz falta!
Evasão escolar é o que ocorre quando um aluno deixa de frequentar a escola, isso é caracterizado como abandono escolar, e historicamente é um dos tópicos que faz parte dos debates e análises sobre a educação pública.
Conforme a opinião dos educadores, o resultado do que a falta do ensino e de oportunidade fazem com alguns cidadãos pode ser visto pela pobreza e pelo aumento da violência, problemas que também estão relacionados à educação, por consequência os resultados são preocupantes e o desafio é mudar essa realidade.
2 JUSTIFICATIVA
Diversos fatores podem ocasionar a evasão escolar e dentre eles um ensino mal aplicado por meio de metodologias inadequadas, professores mal - preparados, problemas sociais, descaso por parte do governo e negligência dos familiares. O debate sobre a origem do problema varia conforme o ponto de vista dos debatedores, pois podemos partir tanto do papel da família quanto do Estado e da escola em relação à vida escolar da criança, ou também das elites dominantes, sejam elas econômicas, religiosas, ou da outra espécie.
A evasão escolar a cada dia vem tornando-se um assunto inevitável dentro das secretarias escolares e estabelecimentos educacionais, que não conseguem reduzir os índices de evasão escolar. Então, qual o caminho a ser seguido? Em que sentido se pode auxiliar no aspecto de inclusão destes alunos na escola? Qual seria a via para a manutenção do interesse do aluno pela escola, pela busca de conhecimento? Deve se levar em consideração que o estudo da evasão escolar hoje não é mais uma formalidade, mas sim uma exigência, pois é algo com o qual convivemos em nosso cotidiano, porém até o momento, os programas lançados não foram capazes de solucioná-lo. “Aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação dinâmica que vincula linguagem à realidade.” (FREIRE, 1997, p.81).
É exatamente para descrever a necessidade de combate à Evasão para um ensino e resultados satisfatórios tanto para a Instituição de ensino como principalmente para os alunos que se trata este Projeto.
3 SITUAÇÃO PROBLEMA
Atualmente existem inúmeros problemas que dificultam tanto o acesso como o sucesso escolar dos alunos, e tudo isso se reflete nos altos índices de reprovação e abandono registrados nas escolas públicas brasileiras.
Alguns dos motivos alegados pelos pais ou responsáveis para a evasão dos alunos, são mais frequentes nos anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª séries/1º ao 9º ano) são os seguintes: Escola distante de casa, falta de transporte escolar, não ter adulto que leve até a escola, falta de interesse e ainda doenças/dificuldades dos alunos.
Também constam como motivos : Ajudar os pais em casa ou no trabalho, necessidade de trabalhar, falta de interesse e proibição dos pais de ir à escola, estes são frequentemente alegados pelos pais a partir dos anos finais do ensino fundamental (5ª a 8ª séries) e pelos próprios alunos no Ensino Médio. Lembrando que, segundo a Legislação brasileira, o Ensino Fundamental é obrigatório para as crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, sendo responsabilidade das famílias e do Estado garantir a eles uma educação integral.
Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos
principios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (LDB, 1997,p.2).
Infelizmente a evasão é um problema preocupante que vem ocasionando outros que o sistema não consegue solucionar, como a distorção da idade/série, já que uma maioria após abandonar a vida acadêmica, só retorna à escola pela necessidade de completar sua formação por mais variados motivos ou realização pessoal ou profissional.
Estes empecilhos apresentados devem-se ao fato dos índices apontados em gráficos de escolas públicas comprovarem o número alarmante de alunos do Ensino Fundamental e Médio que abandonaram a vida escolar, causando sérios problemas não só à sociedade, a qual gera um número significativo de excluídos, como também à própria pessoa, a partir do momento em que a frustração pelo fracasso começa a angustiá-lo.
Nos dias atuais a sociedade interessada vem buscando solucionar todos esses problemas que resultam em dados negativos dentro do sistema educacional, porém essa tarefa exige mais que simples pesquisa. Fazem-se necessárias ações direcionadas no intuito de solucioná-las. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB9394/96) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), um número elevado de faltas sem justificativa e a evasão escolar ferem os direitos das crianças e dos adolescentes.
Segundo Ferraro (2003) “como apontam os altos índices de exclusão escolar - marcadamente os de evasão, do analfabetismo e da repetência - a escola com qualidade social no Brasil ainda é um privilégio de alguns”.
...