Projeto: Criança que brinca é feliz!
Por: Milena Dos Reis • 1/6/2018 • Projeto de pesquisa • 1.296 Palavras (6 Páginas) • 457 Visualizações
“Brincar com crianças, não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escolas, mais triste ainda é vê-los sentados sem ar, com exercícios estéreis sem valor para a formação do homem.”
Carlos Drummond de Andrade
1- Projeto: Criança que brinca é feliz!
2- Turma: Jardim B
3- Professora: Milena dos Reis
4- Duração: 3 meses.
5- Local: Espaço externo da escola e pracinha situada na proximidade.
6- Objetivo Geral: Promover brincadeiras como ferramenta pedagógica, a fim de ser utilizada como forma de aquisição de conhecimento e motivação a aprendizagem.
7- Objetivos Específicos:
- Estimular e cooperar ao trabalho em equipe, aceitando os diversos papéis nas brincadeiras e regras;
- Possibilitar brincadeiras expressivas, jogos e demais situações de interação;
- Desenvolver o equilíbrio, agilidade, atenção, coordenação motora ampla, orientação e localização do espaço.
- Resgatar brincadeiras tradicionais que fazem parte da cultura brasileira.
- Despertar o interesse e prazer por brincadeiras.
8- Justificativa:
A realização do projeto Criança que brinca é feliz!, visa os inúmeros benefícios que o brincar favorece no desenvolvimento da criança, sendo através do movimento um modo de expressão de seus sentimentos, de relacionar-se, de aprendizagem em cooperar, compartilhar, respeitar, estimular o raciocínio, atenção, criatividade, linguagem, na organização de seus pensamentos, entre outros. O educador como fonte mediadora de conhecimento pode contribuir neste processo, elaborando e acrescentando em suas ações pedagógicas brincadeiras significativas que auxiliem no desenvolvimento cognitivo, social e físico-motor, pois brincar é uma atividade fundamental para a vida e formação do ser humano, possibilitando a liberdade e a descoberta do mundo a sua volta.
9- Desenvolvimento:
As brincadeiras ocorrerão em espaços externos e proximidades da escola, e conforme as condições climáticas.
1- Bolinha Maluca
Formação: 2 equipes em um espaço delimitado ao meio.
Material: bolinhas de jornal e uma corda grande para demarcar o meio do campo.
O professor dará um sinal e cada criança deverá jogar para o lado adversário da quadra a bolinha de jornal. As bolinhas não vão parar de pular pra lá e pra cá, como se fossem pipocas. Cada equipe de tratar de ficar devolvendo rapidamente para o outro lado as bolinhas que estiverem no seu campo. Ao sinal de parar, cada grupo conta quantas bolinhas ficou do seu lado.
2- Que confusão!
Formação: em pé à vontade pelo espaço ou em círculo.
Material: nenhum.
O professor dá alguns comandos:
Vamos sentar? Após terem sentado: Não, eu disse ajoelhar!
O que estão fazendo ajoelhados, é para ficar de cócoras!
Agora todos deitados de barriga para cima! Não, não é de lado!
E assim vai seguindo a brincadeira introduzindo mais comandos com posições do corpo: em pé, num pé só, pernas afastadas, agachados, sentados com perna cruzada, dobradas, estendidas, etc.
3- A bola vai passando
Formação: Em círculo e em pé.
Material: 1 bola e aparelho de som para música.
As crianças em círculo começam a passar a bola para o colega ao lado com as duas mãos, sem jogá-la e escutando a música. Quando a música parar a criança que estiver com a bola não sairá da brincadeira, somente vai se agachar esperando o próximo que na sequência outra criança fique com a bola quando a música parar e ela volte à brincadeira.
4- Esconde Esconde
Formação: Em pé a vontade no espaço.
Material: nenhum.
O professor escolherá o ajudante do dia para iniciar a brincadeira, este deverá “fechar” e realizar a contagem, enquanto os demais se escondem. Quando terminar a contagem o aluno sai em busca dos colegas, quem ele encontrar deverá sair de seu esconderijo e sentar até que encontre os outros.
5- Pato Ganso
Formação: sentados em círculo.
Material: nenhum.
O professor iniciará a brincadeira tocando na cabeça de cada aluno e falando pato, até escolher um aluno e quando tocar sua cabeça dizer GANSO! O aluno que estava sentado corre atrás do professor, onde este deverá correr em volta do círculo e buscar o lugar do aluno escolhido como ganso e sentar. E assim o aluno ganso deverá escolher outro para ocupar seu lugar. Se o aluno conseguir pegar a pessoa que o definiu como ganso, esta deverá pagar uma prenda, imitando um animal.
6- Quero Quero
Formação: à vontade no espaço.
Material: nenhum.
O professor solicitará tarefas em que todos saem para realizá-las e retornem ao ponto de encontro em que estavam.
Alguns comandos que podem ser solicitados: quero quero que batam naquela árvore e voltem; encostem a mão no muro; deem três tapinhas no chão e batam 5 palmas; imitem o saci; andem como canguru; cumprimentem os amigos com um abraço; gritem bem alto seu nome; entre outros.
7- Eu quero
Formação: à vontade no espaço onde contém as figuras coloridas no chão, atrás da escola.
Material: nenhum
Atrás da escola contém um espaço com figuras coloridas de círculo e X, nas cores: azul, amarelo, verde e vermelho.
O professor irá iniciar a brincadeira dizendo eu quero que as meninas pulem até o círculo vermelho. Eu quero que os meninos vão até o X verde. E assim sucessivamente, até que escolha um aluno para continuar a falar os comandos.
8- Pega pega do abraço
Formação: à vontade no espaço.
Material: nenhum.
O professor escolherá o ajudante do dia para iniciar a brincadeira, este será o “pegador” ou “bicho”. Todos deverão correr para não serem pegos. Quando um aluno ser pego, quem o pegou deverá lhe dar um abraço, e este será o novo pegador da brincadeira.
...