TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto: Criança que brinca é feliz!

Por:   •  1/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 6

“Brincar com crianças, não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escolas, mais triste ainda é vê-los sentados sem ar, com exercícios estéreis sem valor para a formação do homem.”

Carlos Drummond de Andrade

1- Projeto: Criança que brinca é feliz!

2- Turma: Jardim B

3- Professora: Milena dos Reis

4- Duração: 3 meses.

5- Local: Espaço externo da escola e pracinha situada na proximidade.

6- Objetivo Geral: Promover brincadeiras como ferramenta pedagógica, a fim de ser utilizada como forma de aquisição de conhecimento e motivação a aprendizagem.

7- Objetivos Específicos:

- Estimular e cooperar ao trabalho em equipe, aceitando os diversos papéis nas brincadeiras e regras;

- Possibilitar brincadeiras expressivas, jogos e demais situações de interação;

- Desenvolver o equilíbrio, agilidade, atenção, coordenação motora ampla, orientação e localização do espaço.

- Resgatar brincadeiras tradicionais que fazem parte da cultura brasileira.

- Despertar o interesse e prazer por brincadeiras.

8- Justificativa:

A realização do projeto Criança que brinca é feliz!, visa os inúmeros benefícios que o brincar favorece no desenvolvimento da criança, sendo através do movimento um modo de expressão de seus sentimentos, de relacionar-se, de aprendizagem em cooperar, compartilhar, respeitar, estimular o raciocínio, atenção, criatividade, linguagem, na organização de seus pensamentos, entre outros. O educador como fonte mediadora de conhecimento pode contribuir neste processo, elaborando e acrescentando em suas ações pedagógicas brincadeiras significativas que auxiliem no desenvolvimento cognitivo, social e físico-motor, pois brincar é uma atividade fundamental para a vida e formação do ser humano, possibilitando a liberdade e a descoberta do mundo a sua volta.

9- Desenvolvimento:

        As brincadeiras ocorrerão em espaços externos e proximidades da escola, e conforme as condições climáticas.

1- Bolinha Maluca

Formação: 2 equipes em um espaço delimitado ao meio.

Material: bolinhas de jornal e uma corda grande para demarcar o meio do campo.

O professor dará um sinal e cada criança deverá jogar para o lado adversário da quadra a bolinha de jornal. As bolinhas não vão parar de pular pra lá e pra cá, como se fossem pipocas. Cada equipe de tratar de ficar devolvendo rapidamente para o outro lado as bolinhas que estiverem no seu campo. Ao sinal de parar, cada grupo conta quantas bolinhas ficou do seu lado.

2- Que confusão!

Formação: em pé à vontade pelo espaço ou em círculo.

Material: nenhum.

O professor dá alguns comandos:

Vamos sentar? Após terem sentado: Não, eu disse ajoelhar!

O que estão fazendo ajoelhados, é para ficar de cócoras!

Agora todos deitados de barriga para cima! Não, não é de lado!

E assim vai seguindo a brincadeira introduzindo mais comandos com posições do corpo: em pé, num pé só, pernas afastadas, agachados, sentados com perna cruzada, dobradas, estendidas, etc.

3- A bola vai passando

Formação: Em círculo e em pé.

Material: 1 bola e aparelho de som para música.

As crianças em círculo começam a passar a bola para o colega ao lado com as duas mãos, sem jogá-la e escutando a música. Quando a música parar a criança que estiver com a bola não sairá da brincadeira, somente vai se agachar esperando o próximo que na sequência outra criança fique com a bola quando a música parar e ela volte à brincadeira.

4- Esconde Esconde

Formação: Em pé a vontade no espaço.

Material: nenhum.

O professor escolherá o ajudante do dia para iniciar a brincadeira, este deverá “fechar” e realizar a contagem, enquanto os demais se escondem. Quando terminar a contagem o aluno sai em busca dos colegas, quem ele encontrar deverá sair de seu esconderijo e sentar até que encontre os outros.

5- Pato Ganso

Formação: sentados em círculo.

Material: nenhum.

O professor iniciará a brincadeira tocando na cabeça de cada aluno e falando pato, até escolher um aluno e quando tocar sua cabeça dizer GANSO! O aluno que estava sentado corre atrás do professor, onde este deverá correr em volta do círculo e buscar o lugar do aluno escolhido como ganso e sentar. E assim o aluno ganso deverá escolher outro para ocupar seu lugar. Se o aluno conseguir pegar a pessoa que o definiu como ganso, esta deverá pagar uma prenda, imitando um animal.

6- Quero Quero

Formação: à vontade no espaço.

Material: nenhum.

O professor solicitará tarefas em que todos saem para realizá-las e retornem ao ponto de encontro em que estavam.

Alguns comandos que podem ser solicitados: quero quero que batam naquela árvore e voltem; encostem a mão no muro; deem três tapinhas no chão e batam 5 palmas; imitem o saci; andem como canguru; cumprimentem os amigos com um abraço; gritem bem alto seu nome; entre outros.

7- Eu quero

Formação: à vontade no espaço onde contém as figuras coloridas no chão, atrás da escola.

Material: nenhum

Atrás da escola contém um espaço com figuras coloridas de círculo e X, nas cores: azul, amarelo, verde e vermelho.

O professor irá iniciar a brincadeira dizendo eu quero que as meninas pulem até o círculo vermelho. Eu quero que os meninos vão até o X verde. E assim sucessivamente, até que escolha um aluno para continuar a falar os comandos.

8- Pega pega do abraço

Formação: à vontade no espaço.

Material: nenhum.

O professor escolherá o ajudante do dia para iniciar a brincadeira, este será o “pegador” ou “bicho”. Todos deverão correr para não serem pegos. Quando um aluno ser pego, quem o pegou deverá lhe dar um abraço, e este será o novo pegador da brincadeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com