Projeto Integrador
Por: DarioAranha • 27/9/2018 • Projeto de pesquisa • 1.303 Palavras (6 Páginas) • 293 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
JUSTIFICATIVA 4
PROBLEMA 5
OBJETIVOS 6
METODOLOGIA 7
CRONOGRAMA 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
Brincar é uma ferramenta de grande importância para o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo, social e cultural da criança. Pensando assim, a escolha do tema “A importância dos jogos e das brincadeiras na Educação Infantil” tem por finalidade mostrar que os mesmos não são apenas uma diversão e sim uma atividade de aprendizagem para a criança que proporciona conhecimento e percepção de mundo.
A busca do saber torna-se importante e prazerosa quando a criança aprende brincando; é possível através dos jogos e brincadeiras, formar indivíduos com autonomia, motivados para muitos interesses e capazes de aprender rapidamente, formando indivíduos com autonomia, criatividade, personalidade, autoestima e raciocínio.
Sendo o professor o mediador, ele deve estar sempre preparado para conduzir as atividades lúdicas alcançando assim bons resultados e refletir sobre tal importância, com o objetivo de contribuir para uma educação infantil mais apropriada e prazerosa para as crianças, para que as mesmas, brincando, consigam encontrar respostas para várias indagações, podendo sanar dificuldades de aprendizagem, bem como interagir com os semelhantes, contribuindo para a formação da criança em todas as etapas da sua vida.
O brincar está relacionado ao prazer e uma brincadeira criativa ou não, deve sempre proporcionar prazer à criança.
JUSTIFICATIVA
O educador não é somente aquele que transmite o conhecimento à criança, mas sim aquele que caminha junto a ela fazendo com que ambos descubram coisas novas durante o processo de ensino e aprendizagem, de maneira divertida e prazerosa. Compreender o objetivo do brincar percebendo como se manifesta, a partir das contribuições teóricas e do ponto de vista conceitual, histórico-cultural e educativo, como recurso de construção da identidade de cada ser humano, de autoconhecimento e como elemento potencializador do trabalho educativo.
Os jogos e brincadeiras fizeram parte da didática de grandes educadores do passado, e nos dias atuais surgem como necessidade fundamental e imprescindível no processo educativo.
O jogo é uma atividade de grande importância, que tem como função estimular a atividade construtiva da criança, onde acaba criando um espaço para pensar, proporcionando um lugar para criatividade, a valorização do eu e afirmação da personalidade. Todo ser humano tem necessidade vital de conhecer, de pesquisar, de trabalhar; essas necessidades se manifestam nas brincadeiras, que não são apenas uma diversão, mas um verdadeiro trabalho.
A aceitação e a utilização de jogos e brincadeiras como estratégia no processo do ensinar e do aprender tem tido grande avanço entre educadores e pesquisadores, pois estes, afirmam que é uma forma de trabalho pedagógico que estimula o raciocínio e favorece a vivência de conteúdos e a relação com situações encontradas no dia a dia da criança.
PROBLEMA
Faz-se necessária a pesquisa acerca da importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil, sabendo se, que ambos fizeram parte da didática de grandes educadores do passado, e nos dias atuais surgem como necessidade fundamental e imprescindível no processo educativo.
A realidade exige, portanto, consciência crítica dos profissionais da educação. O educador deve promover a socialização entre os alunos, auxiliando-os a conviver com o meio escolar, promover a boa convivência social, o conhecimento do outro e o respeito pela diferença. É através do brinquedo que a criança constrói seu conhecimento e manipulando-o, traz para sua realidade seu mundo imaginário. O lúdico compreende jogos e brincadeiras e é na interação que as crianças vão desenvolver criatividade e liberdade.
O lúdico permite assim, novas formas de desenvolvimento na criança e esta relacionado a fatores como a capacitação de profissionais, infraestrutura e uma educação de qualidade.
OBJETIVOS
Objetivo geral
Refletir sobre as atividades lúdicas, destacar a importância do uso de jogos e brincadeiras na educação infantil. Proporcionar às crianças a oportunidade de ampliar seus conhecimentos através de atividades lúdicas interativas e de vivência.
Objetivos específicos
- Definir os conceitos de jogos, brincadeiras e educação lúdica.
- Analisar a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil.
- Conhecer a importância de ações lúdicas na aprendizagem e alfabetização.
- Adquirir novos conhecimentos, habilidades pensamentos lógicos;
- Promover a socialização e o respeito mútuo entre as crianças.
METODOLOGIA
Através de uma pesquisa bibliográfica, busca-se conhecer relação existente entre jogos, brincadeiras e ações lúdicas e a sua importância no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Na pesquisa bibliográfica serão utilizados materiais como livros, revistas, artigos científicos e conteúdos de sites da internet.
...