Projeto de Adaptação Escolar
Por: lidy_biel • 20/5/2018 • Projeto de pesquisa • 1.055 Palavras (5 Páginas) • 372 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Introdução
O período de adaptação em creches é visto como um processo difícil para crianças, pais e professores, onde muitas vezes é encarado como uma situação na qual o professor deve fazer a criança a se acostumar com o ambiente e a rotina da unidade escolar, com seus coleguinhas de sala e com a proposta pedagógica.
A insegurança dos pais também dificulta no sucesso do trabalho docente, criando um ambiente tenso para a criança e o professor que anseia por um trabalho de qualidade.
Balaban (1988, p. 25), afirma que a separação é uma experiência que ocorre em todas as fases da vida humana:
A separação afeta as crianças. Afeta os pais. Faz brotar sentimentos nos professores. O início da vida escolar pode ser uma ocasião excitante ou também uma ocasião agradável. Junto com aqueles que realmente estão encantados por estarem iniciando sua vida escolar, existem frequentemente outras crianças chorando ou pais tensos e nervosos. (BALABAN, 1988, p. 24).
Também Strenzel (2000, p.3), é contundente em seus apontamentos sobre essa temática ao afirmar que:
Inserção, ingresso, acolhida, não é uma questão de adaptação no sentido de modulação, que considera a criança como um sujeito passivo que se submete, se acomoda se enquadra a uma dada situação. É um momento fundamental e delicado que não pode ser considerado como simples aceitação de um ambiente desconhecido e de separação da mãe ou de uma figura familiar, ou de fazer a criança parar de chorar.
A partir das reflexões desses autores se tem uma noção de quão é importante à adaptação da criança na escola, mas não no âmbito da criança apenas parar de chorar e sim da criança se sentir inserida e acolhida naquele ambiente.
É importante a adaptação, pois é na educação infantil que a criança passa a ter as primeiras experiências educacionais e a impressão que ela tem se leva para toda a vida. As reações podem variar de criança para criança, cabe ao professor essa acolhida, essa inserção nesse espaço físico novo diferente do aconchego do seu lar e da proteção de seus pais.
A criança deve entender que o processo de adaptação é também um processo de oportunidades, de novos conhecimentos, amizades, vivências, criação de independência e formação inicial para a vida cidadã.
Justificativa
O período de adaptação é o mais importante da vida escolar da criança e também dos pais, onde se estabelece vínculos sociais e afetivos.
Para os professores é um dos momentos mais difíceis, pois se concentrar em efetivar com sucesso o trabalho de “cuidar e educar”, sem deixar de acolher a criança, leva os educadores a um estado de ansiedade e preocupação.
Nos primeiros dias ocorre uma grande mobilização nas creches, pois esse primeiro contato gera muitos sentimentos nas crianças, pais, professores e funcionários em geral, sentimentos tais como: expectativa do novo, ansiedade, medos e angústias.
Tendo em vista o quanto é fundamental na vida da criança esse processo, é necessário desenvolver um trabalho para facilitar a transição na qual a criança sai de seu ambiente familiar e passa a conviver em ambiente escolar, de forma que seja acolhedora e afetiva sem prejudicar o seu desenvolvimento infantil.
Objetivo Geral
Analisar a importância da organização da estrutura física da unidade escolar, compreendendo a sua relação direta com o ensino-aprendizagem, identificando os problemas e tornando os espaços agradáveis e acessíveis a todos os alunos.
Promover adaptação com qualidade onde as crianças possam ter uma acolhida fraternal, criando confiança e vínculos afetivos, buscando desenvolver uma imagem positiva da creche e seus professores.
Objetivos Específicos
- Conhecer a sala de aula e seus respectivos professores;
- Desenvolver a confiança e vínculos afetivos na criança;
- Estimular e promover identidade e autonomia;
- Conhecer o ambiente físico e introduzir passo a passo a rotina do CEI;
- Criar um ambiente acolhedor de afeto e respeito;
- Desenvolver atividades visando à participação dos pais;
- Estimular a manifestação dos sentimentos das crianças;
- Zelar pelo bem estar físico e emocional da criança;
- Propiciar um ambiente seguro para a criança e seus familiares;
Desenvolvimento
Receber as crianças no ambiente da escola dando – lhes atenção, carinho e afeto, primordial para se estabelecer o primeiro vinculo e conquistar a confiança dos pais. Sempre que necessário, conversar e acalmar a criança em momento de choro, levando ao colo se for preciso, sempre acariciar a criança, procurando toca – lá para alcançar segurança e confiança.
Levar as crianças para passear nas dependências do CEI para que elas se familiarizem com o espaço físico da creche.
Acolher também os pais para que os mesmos sintam segurança com o trabalho oferecido pela Unidade Escolar.
Para desenvolver este projeto com sucesso, trabalharemos com as perspectivas dos eixos da educação infantil, orientações necessárias para que os objetivos propostos sejam cumpridos integralmente.
Eixos de Fundamentação:
Linguagem Oral e Escrita:
- Rodas de historias, músicas e conversas;
- Contato com linguagens escritas (livros, revistas e jornais);
Movimento:
- Danças;
- Estimulo em sentar, engatinhar e andar;
- Brincadeiras individuais ou em grupos como: corridas, pulos;
- Manuseio de brinquedos e objetos da sala;
Musica:
- Rodas de músicas;
- Utilização de rádio e DVD’s;
- Confecção de Instrumentos musicais;
Artes Visuais:
- Desenhos, colagem, gravuras;
- Teatro com fantoches
- Pinturas em folhas ou faciais;
- Confecção de brinquedos ou esculturas;
Natureza e sociedade:
...