Projeto de Pesquisa
Por: patikaliani • 9/8/2016 • Projeto de pesquisa • 2.869 Palavras (12 Páginas) • 292 Visualizações
SUMÁRIO
1. TEMA 04[pic 1]
2. TÍTULO 04
3. PROBLEMA 04
4. JUSTIFICATIVA 04
5. OBJETIVO: 05
5.1 Objetivo Geral 05
5.2 Objetivos Específicos........................................................................................................05
6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 05
7. METODOLOGIA 09
7.1 – Caracterizações do estudo e dos sujeitos 09
7.2 – Instrumentos de Coleta de dados e procedimentos 09
7.3 – Análise e Interpretação dos dados 10
8. CRONOGRAMA 11
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
9.1 – Consultadas 11
9.2 – A serem Consultadas 12
1. TEMA:
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
2. TITULO:
O PROCESO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA ATRAVÉS DE JOGOS COM ALUNOS DE 4 ANOS NA E.M.E.I. “BALÃO MÁGICO”
3. PROBLEMA
A utilização de jogos matemáticos por professores nas séries iniciais, pode se tornar uma efetiva ferramenta para melhorar e agilizar a assimilação da criança com os números e desenvolver seu raciocínio lógico dedutivo. A diversão é atrativo infantil que pode compor o processo da educação, sendo assim, como professores incentivam a aprendizagem dos saberes matemáticos com crianças em processo de alfabetização utilizando-se de atividades recreativas?
4. JUSTIFICATIVA
Antes mesmo de entrar na escola, a criança já está em contato com a matemática, no cotidiano ela está presente no dia a dia da criança, com maior ou menor intensidade. Sejam em brincadeiras como, amarelinha, a qual tem que se contar as casas ou em jogo de bola de gude, entre outras diversas atividades, a matemática não é só encontrada nos livros, cálculos e fórmulas, mas sim no cotidiano em diversas atividades.
A matemática é uma disciplina que provoca inúmeras frustrações no âmbito escolar, pois é uma matéria lógica e complexa, que requer muito raciocínio, ao ser transmitida de maneira incompreensível pode dificultar a assimilação das crianças que estão em sua primeira etapa da vida escolar, podendo afetar assim toda sua trajetória neste conhecimento. Essa primeira etapa é uma fase fundamental para o desenvolvimento emocional e cognitivo. Á escola cabe proporcionar um ambiente atrativo e que ofereça práticas pedagógicas que despertem o interesse da criança.
A utilização de jogos na fase pré-escolar como estratégia de ensino- aprendizagem na sala de aula é um recurso pedagógico que pode apresentar excelentes resultados, pois cria situações que permitem ao aluno desenvolver métodos de resolução de problemas, estimulando a sua criatividade e participação, tornando assim a aprendizagem significativa e prazerosa.
Tendo em vista, as dificuldades encontradas pelos alunos na fase pré-escolar em matemática, faz-se necessário uma abordagem diferenciada, com a introdução de jogos matemáticos, tornando a aula mais atrativa e com mais conexões com a realidade vivenciada pelo aluno.
Portanto, com a aplicação dos jogos na matemática, como ferramenta de apoio pedagógico, o aluno terá mais possibilidades de entender no contexto as suas aplicações, vivenciando os temas abordados, com maior grau de compreensão, facilitando assim o processo de ensino-aprendizagem.
A referente pesquisa irá mostrar como os jogos pedagógicos estimulam o aprendizado na fase pré-escolar, e sua grande contribuição para o primeiro estágio de aprendizado de uma criança, além de ser uma poderosa ferramenta pedagógica auxiliando o respectivo educador.
5. OBJETIVOS:
5.1 Objetivo Geral;
Tornar a matemática uma disciplina mais agradável aos olhos do educando e de mais fácil assimilação.
5.2 Objetivos Específicos;
- Mostrar como os jogos matemáticos estimulam uma maior aprendizagem, e como eles de fato são de grande valia como instrumento pedagógico na fase pré-escolar;
- Analisar como em sala de aula os educandos reagem e se envolvem com a introdução do lúdico no ensino da matemática;
- Verificar o desenvolvimento da aula com a aplicação dos jogos, e se o educador nota um melhor aproveitamento dos educandos.
6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
É da própria natureza da criança brincar, elas são hiperativas e se movimentam muito nas primeiras fases, o lúdico vem como auxílio para a aprendizagem ajudando a criança a interagir com a matemática, tornando-a desse modo mais fácil para a compreensão.
O jogo e a brincadeira estão presentes em todos as fazes da vida dos seres humanos, tornando especial a sua existência. De alguma forma, o lúdico se faz presente e acrescenta um ingrediente indispensável no relacionamento entre as pessoas, possibilitando que a criatividade aflore (VYGOTSKY, 1984).
Para Vygotsky (1991, apud Grando, (1995,2000), p. 22),
durante a pré-escola ou em idade escolar, as habilidades conceituais
da criança são ampliadas a partir do brinquedo, do jogo, e, portanto, do
uso da imaginação. Ainda, ao brincar, a criança está sempre acima da
própria idade, acima de seu comportamento diário, maior do que é na
realidade. Assim sendo, quando a criança imita os mais velhos em
suas atividades culturalmente e/ou socialmente padronizadas, ela gera
oportunidades para o seu próprio desenvolvimento intelectual.
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