Projeto de Pesquisa
Por: andreiabrandao12 • 18/10/2017 • Projeto de pesquisa • 699 Palavras (3 Páginas) • 193 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
JUSTIFICATIVA 4
PROBLEMA 5
OBJETIVOS 6
METODOLOGIA 7
CRONOGRAMA 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
Este trabalho objetiva destacar a importância pedagógica do lúdico na educação infantil, abordando a brincadeira como um instrumento facilitador da aprendizagem, ressaltando o brincar como uma fonte prazerosa, no qual a criança interage com o mundo e fazem suas próprias descobertas. No momento em que a criança é dominada pela brincadeira e pela fantasia, libera sua imaginação e experimenta nova habilidades explorando todo o seu potencial.
Meu estudo consiste em mostrar que a ludicidade esta interligada a educação de novos aprendizes e tira-las ou inseri-las sem participação das mesmas cria um abismo na capacidade intelectual destas crianças.
JUSTIFICATIVA
Pensamos que não podemos perder a noção e a sensibilidade do que a escola representa para nossas crianças, a beleza o encantamento e a poesia que floreia nossa primeira etapa da vida devem e têm de ser preservado.
“Brincar são momentos fundamentais para a criança, pois possibilita ao sujeito, a desenvoltura de sua criatividade no seu contexto social. Portanto, oportuniza as vivências lúdicas a fim de criar possibilidade de encantamento, que o criar, o imaginar e o fantasiar esteja presente no seu cotidiano”.
A ludicidade cria valores e atrai a capacidade de se querer algo novo.
Notadamente vemos que a escola não deixava de ser o epicentro do aprendizado, mais uma fonte norteadora de valores almejados tanto pela sociedade acadêmica quanto civil.
PROBLEMA
É comum ouvimos queixas de pais, mães e educadores, falando que as crianças hoje em dia não sabem brincar.
Como a ludicidade influência na educação levando a criança ao aprendizado?
A ludicidade traz contribuição a coordenação motora e cognitiva das crianças?
Quais fatores responsáveis pela falta de ludicidade na educação?
É compreender sua cultura, seus valores, desejos e, principalmente, as necessidades que tem de compreender a realidade que as cerca através do brinquedo.
OBJETIVOS
Objetivo geral
- Mostra que a inserção das atividades pratica de ludicidade na educação melhora e enriquece o desenvolvimento geral das crianças, inserindo-a como coadjuvante no seu aprendizado.
- Analisar a importância da ludicidade no processo de ensino- aprendizagem.
Objetivos específicos
- Movimentar as classes educacionais para análise da importância do lúdico, trazendo o foco para toda a sociedade.
- Apresentar teorias dobre o tema ludicidade na educação infantil;
- Apresentar ideias para melhor compreensão do tema discutido.
METODOLOGIA
O trabalho foi desenvolvido através de um estudo qualitativo de cunho bibliográfico em que, por meio desta metodologia, compreendemos que o lúdico faz parte dos acontecimentos históricos educacionais.
As relações sociais que indicaram a trajetória da relação professor e aluno, tendo como ponto fundamental a questão lúdica na formação do aluno e sua vinculação com o processo educacional.
Buscamos analisar a relação critica professor e aluno com observações em jogos e brincadeiras acreditamos que o contato com autores que tratam deste tema proporcionou um esclarecimento maior e nos oportuniza melhorar o desempenho profissional na área educacional, pois a educação efetiva deve promover desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e habilidades necessárias a preservação e melhoria da qualidade do ensino aplicado.
Baseando-se a importância do lúdico com crianças este trabalho visa tirar dúvidas de como é empregado no cotidiano na educação infantil, verificando também se existe nas crianças alguma dificuldade na assimilação da aprendizagem durante o desenvolvimento de alguma atividade.
...