Projeto de pesquisa em pedagogia
Por: uelder • 8/2/2016 • Projeto de pesquisa • 6.480 Palavras (26 Páginas) • 481 Visualizações
[pic 1]
UNIDADE DE CAMPOS BELOS
DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA
PROJETO DE PESQUISA
UELDER GONÇALVES TORRES
Campos Belos, novembro de 2013.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE DE CAMPOS BELOS
DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA
PROJETO DE PESQUISA
Trabalho apresentado ao professor Adelino Machado pelo Aluno: Uelder Gonçalves Torres, para fins de obtenção de nota na disciplina Métodos de produção do trabalho científico do 3° Ano de Pedagogia.
Campos Belos, novembro de 2013.
SUMÁRIO
- TEMA.....................................................pág3
- PROBLEMA..........................................pág3
- DEFINIÇÃO DO PROBLEMA.........pág3
- JUSTIFICATIVA..................................pág4
- OBJETIVO GERAL............................pág 6
5.1 OBJETIVO ESPECIFICO.................pág 6
6.0 METODOLOGIA................................pág7
7.0 REFEÊNCIAL TEÓRICO..................pág8
8.0 CONOGRAMA....................................pág11
9.0 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS.pág13
1.0 TEMA:
Gestão escolar como espaço de construção da cidadania no ensino fundamental de escolas públicas.
2.0 PROBLEMA:
Como promover uma gestão escolar democrática de modo que venha a contribuir para a melhoria da educação nas séries iniciais do ensino fundamental?
3.0 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA:
A palavra gestão origina do latim getio “ato de administrar, gerenciar” de gerere “levar, realizar”. Partindo deste termo observa-se a escola pública como espaço organizacional ligado a construção sociocultural onde é também principal lugar, para a formação democrática. A lei 9.394/96 artigo 14 inciso I e II afirma que;
Art. 14- Os sistema de ensino definirão as normas de gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as normas peculiares e conforme os seguintes princípios.
- Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
- Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
Diante destes expostos, faz-se seguinte análise como ponto que permite provocar de maneira embasada adentrando nas propostas a ser alcançadas no seguinte trabalho. Uma vez que a escola por muito tem negado o processo de construção democrática. Segundo Paro (2007, p.18) “Mas, sem dúvida nenhuma, hoje a principal falha da escola com relação a sua dimensão social parece ser sua omissão na função de educar para a democracia” assim visando à melhoria e qualidade na educação principalmente no ensino fundamental de escolas públicas é necessário permiti à participação social e até mesmo familiar na formação da cidadania, Oliveira afirma que;
Nesta perspectiva, a escola tem um papel fundamental ao lado da família e do meio social mais amplo, a escola é uma das esferas de produção capacidade de trabalho. Por isso, é ela hoje objeto de tantas discussões e, mais, de propostas de reestruturações. (OLIVEIRA 2009, pág.39 )
Partindo dessa concepção, pode-se questionar quais fatores levam a essa negação? O aprisionamento a falta de participação ativa direta de uma população de um contexto social envolvida direta ou indiretamente na escola. Qual verdadeiro papel da escola diante desse processo? Como promover uma gestão que vise à democracia? Tais questões formam subjetividade na qual nos permitem uma busca incansável pelos campos que regem a formação cidadã, tal como a escola como instrumento principal de formação social e de uma sociedade justa.
4.0 JUSTIFICATIVA:
Quando se fala em gestão escolar refere-se a uma concepção que se encontra muito além do espaço apresentado pela escola. Quando se usa tal termo compreende-se possivelmente de forma crítica que abrange as diversas áreas que liga a educação como um todo, desde o campo organizacional do quadro de profissionais, na política que rege a escola, na administração coletiva e também na formação humana quanto nas questões que interferem de forma eficaz nesse campo, e partindo destas perspectivas tem se o seguinte trabalho como peça fundamental na pesquisa do problema que consiste na questão de como promover uma educação dentro de seus parâmetros curriculares na busca da democracia. Diante deste enfoque tem se a escola como principal interventora e construtora da consciência humana, e nessas perspectivas a educação e principal propulsora para a construção da democracia, “ palavra que tem sua origem na Grécia Antiga (demo=povo e kracia=governo”. No entanto tal processo de dimensão democrática não vem sendo desenvolvido na escola, restringindo apenas ao ensino mecânico ligado ao capitalismo massacrante e ideologia alienante. Segundo Paro;
...