Projeto integrador
Por: costi • 18/11/2015 • Trabalho acadêmico • 765 Palavras (4 Páginas) • 849 Visualizações
PROJETO INTEGRADOR II
PROJETO DE PESQUISA
PRODUÇÃO ACADÊMICA
A INCLUSÃO DA SÍNDROME DE DOWN NO ENSINO REGULAR.
ANA PAULA DA SILVA RA: 5709141420
CINDI GUIMARÃES DE LIRA RA: 5730175404
RAQUEL MOREIRA NUNES RA: 5736162703
SUMARÉ/SP
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
A INCLUSÃO DA SÍNDROME DE DOWN NO ENSINO REGULAR.
Ana Paula da Silva RA: 5709141420
Cindi Guimarães de Lira RA: 5730175404
Raquel Moreira Nunes RA: 5736162703
O Pré-Projeto apresentado ao curso de Pedagogia, do Centro de Educação a Distância – CEAD, da Universidade Anhanguera Uniderp, como quesito obrigatório para cumprimento da disciplina de Projeto Integrador I, sob a orientação da Tutora a Distância: Esp. Elizângela Siqueira e Tutora Presencial: Verena Pierini.
SUMARÉ/SP
2015
Tema Desafio de inclusão da síndrome de down no contexto escolar. A escolha do tema teve como pressuposto dar ênfase à questão da inclusão, do aluno com síndrome de down no ensino regular, sendo que atualmente a nossa sociedade cada vez mais vai tendo avanços em diversos aspectos, gerando transformação no processo de aprendizagem. Diante desse fato, nota-se que a inclusão é algo inovador, causando dúvidas e muitas vezes, falta de preparação para ter o aluno com necessidade especial, ou seja, a síndrome de down. Assim a escola deve receber o aluno a ser respeitado de acordo com suas particularidades e em seu ritmo de aprendizagem. E com relevância analisar formas de viabilizar um ensino de qualidade para essa criança no seu contexto escolar.
Problema Inclusão da síndrome de down. Pode-se observar que muitas vezes os alunos são incluídos no ensino regular, apenas para atender uma exigência legal, sem capacitação dos profissionais envolvidos, que não estão preparados para oferecer um ensino de qualidade. A educação é um direito básico do cidadão, sendo de grande relevância a participação de cada individua na vida em sociedade. E o papel da escola, constitui-se no primeiro espaço para que isso aconteça, ensinando os direitos e deveres, o respeito ao próximo e também respeitar a diferença de cada um, conforme suas próprias características individuais, que atualmente vivemos em um mundo que não podemos fechar os olhos para a diferença. E a escola precisa estar preparada para a reconstrução do ensino regular, embasada em um novo paradigma educacional, respeitando a diversidade de forma humanística e democrática. Para refletir: “Inclusão é sair das escolas dos diferentes e promover a escola das diferenças” (Montoan).
Justificativa Os desafios da inclusão da síndrome de down. Diante das mudanças e avanços que ocorre na sociedade, a educação sente estarem implicações de forma inquieta, pois estamos em constante processo de aprendizagem no contexto escolar atualmente teve uma vaco de crianças com necessidades especiais, incluindo a síndrome de down no ensino regular, com o intuito que o aluno adapta ao meio educacional, onde o deferente tem o seu lugar amparado por lei, no entanto é visível a necessidade de verificar com mais ênfase, como ocorre a inclusão da criança com síndrome de down. Conforme na declaração de salamanca de 1994, o principio de inclusão surge como uma superação do modelo de integração, pois, (...) em vez de focalizar a diferença da pessoa, enfatiza o ensino e a escola, bem como as formas e condições de aprendizagem, em vez de procurar, no aluno de aprendizagem, em vez de procurar, no aluno, a origem do problema, define-se pelo tipo de resposta
...