Projeto mestrado
Por: diegogsilva • 31/5/2016 • Projeto de pesquisa • 2.865 Palavras (12 Páginas) • 636 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO[pic 1]
MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: OS PRESSUPOSTOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA PESQUISA CIENTÍFICA E AS PRÁTICAS DOCENTES NOS
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Uberaba-MG
2015
INTRODUÇÃO
O tema pesquisa tem sido objeto de interesse e estudo em diversas áreas, e alguns programas têm sido desenvolvidos para que o estudante possa ter contato com esta atividade cada vez mais cedo. Pesquisadores tem se dedicado à investigações sobre como as atividades de pesquisa e, principalmente, a iniciação científica tem contribuído para o desenvolvimento do estudante, trazendo aspectos que vão desde fuga da rotina, ao sucesso nos resultados de processos seletivos para a pós-graduação (ARAÚJO, 1996; CUNHA, 1996; GOULART, 2004; JÚNIOR, 2004). Os estudos sobre o tema corroboram a importância de se colocar a pesquisa em lugar de destaque na formação do estudante, como uma atividade inerente ao processo formativo, principalmente do estudante universitário, devido aos aspectos que caracterizam uma “universidade” – ensino, pesquisa e extensão. Considerando que a pesquisa se constitui como elemento essencial para a aprendizagem e constitui-se como um processo básico em toda e qualquer atividade que envolva o conhecimento sobre algo, pode-se dizer que a pesquisa contribui para uma aprendizagem significativa e para o desenvolvimento da expertise, influenciando as percepções e o estudo individual dos estudantes.
Neste sentido, se um estudante tem a possibilidade de, através da pesquisa, descobrir novas formas de estudar, de estar em contato com orientadores experientes, de estar em um ambiente em que a curiosidade e o questionamento estejam sempre presentes, este estudante terá grandes chances de se tornar um expert.
Nesse contexto, pode-se dizer que o estudante participante de pesquisa tem mais oportunidades de aprendizagem na medida em que, ao participar destas atividades, há um contexto que exige dele algumas características próprias, e mais que isso, exige também resultados. Além disso, a participação em atividades de pesquisa científica pode constituir-se como uma oportunidade para o desenvolvimento de diversas habilidades, pois é um instrumento de aprendizagem que se utiliza da experiência do sujeito que aprende e da sua interação com o meio para produzir conhecimentos. Sendo assim, infere-se que o estudante que faz pesquisa tende a desenvolver estratégias de estudo predominantemente profundas devido às exigências da atividade.
PROBLEMA E OBJETIVOS
Este projeto baseia-se na seguinte indagação: Qual o conhecimento dos docentes sobre educação e pesquisa científica, e sua aplicação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? A formação dos discentes de graduação em Pedagogia, é adequada para se trabalhar com tais fundamentos?
O objetivo desse projeto é relacionar a importância da pesquisa em sala de aula com a relevância do professor-pesquisador para o processo ensino-aprendizagem e a sua formação. Além de:
- Verificar como acontecem as práticas de pesquisa nos anos iniciais do ensino fundamental e suas contribuições para a formação e atuação do professor;
- Analisar a concepção sobre pesquisa dos docentes da rede pública de ensino;
- Investigar a importância da pesquisa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
- Refletir os princípios educativos da pesquisa no processo de ensino e aprendizagem;
- Averiguar o processo de formação de graduando acerca do processo metodológico-científico.
JUSTIFICATIVA
Entende-se que o estudo sobre a educação científica nas salas de aulas é de fundamental relevância, pois o incentivo a pesquisa deve-se se iniciada desde os primeiros anos escolares da vida de um indivíduo. Dessa maneira, procurou-se investigar a aplicação de métodos científicos de pesquisa nos anos iniciais do ensino fundamental, o conhecimento sobre pesquisa pelos docentes, e a interferência do pensamento científico no processo ensino-aprendizagem.
Estar convencido de que para se haver pesquisas relevantes no Brasil, o processo desse deve ser ensinado desde os anos inicias do ensino fundamental e não, somente no ensino superior, dessa forma, uma formação adequada dos docentes é de fundamental valia para que haja uma mudança na educação brasileira.
Esses docentes entendem como se realiza uma pesquisa com clareza? Ou apenas utilizam a mesma de forma aleatória, para compensação de notas e preenchimento de conteúdo não aplicado, sem uma percepção maior do seu significado, especialmente, na vida acadêmica de um discente? Desta maneira, é preciso entender como o processo científico é abordado na sala de aula pelo mestre, para que dessa forma o aluno aproprie-se do conhecimento e dos métodos científicos, e tenha interesse para enxergar que a pesquisa é imprescindível para a melhoria da qualidade de vida, para o amadurecimento de teorias, e o surgimento de novos cientistas no cenário brasileiro que tenham destaque em nível mundial, como, Oswaldo Cruz, Santos Dummont etc.
O aspecto inovador desta pesquisa está na análise tanto da pesquisa quanto das práticas pedagógicas e na formação a partir de uma abordagem comparativa que leva em conta fatores não analisados anteriormente pela literatura, tais como: a relação entre pesquisa científica e a formação, estratégias de aprendizagem adotadas por estudantes por meio dos docentes, bem como a identificação de contribuições efetivas da pesquisa científica para a aprendizagem do professor-aluno com embasamento não só em relatos sobre a pesquisa, entre outros. Além disso, contribuirá para o reconhecimento da importância da pesquisa científica como parte importante da educação na atualidade – ou indispensável – na formação do estudante universitário, principalmente se tratando da formação docente.
REFERENCIAL TEÓRICO
O termo ‘pesquisa’ não possui uma definição específica que a conceitue em suas múltiplas perspectivas. De acordo com Ludke e Cruz (2005), são encontradas visões que variam desde a mais ampla até a mais restrita, ou seja, que estendem-se desde qualquer tipo de investigação a investigações que seguem rigores acadêmicos, com destaque para a metodologia, preocupação com a produção de novos conhecimentos e obrigatoriedade de publicação de resultados para discussão.
Gatti (2007) apresenta as suas contribuições apontando que o termo pesquisa passou a ser utilizado no cotidiano com diversos sentidos. De acordo com a autora, numa visão mais ampla, a pesquisa pode ser entendida como a ação direcionada à busca de conhecimentos sobre algo determinado, e essa definição faz com que entendamos a pesquisa como uma ação cotidiana, e que a estamos fazendo todas as vezes que buscamos alguma informação ou nos voltamos para solucionar algum problema através da busca de elementos considerados importantes para o esclarecimento de nossas dúvidas, ampliar o conhecimento ou fazer alguma escolha.
...