Projetos e práticas pedagógicas: plano de aula educação infantil
Por: Saragossa • 3/7/2017 • Trabalho acadêmico • 842 Palavras (4 Páginas) • 1.364 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PEDAGOGIA
PLANO DE AULA: EDUCAÇÃO INFANTIL
Túnel de Minhoca
Autoras:
Dilene Rosa – RA: 1544302
Sara de Ávila Rosa – RA: 1544295
POLO
SÃO JOSÉ/CAMPINAS - SC
2016
Autoras:
Dilene Rosa – RA: 1544302
Sara de Ávila Rosa – RA: 1544295
PLANO DE AULA: EDUCAÇÃO INFANTIL
Túnel de Minhoca
Trabalho apresentado como requisito parcial a Disciplina Orientação e Práticas em projetos na Infância, do curso de Graduação em Pedagogia, UNIP sob a Orientação da professora: Ana Lúcia M. Gasbarro.
POLO
SÃO JOSÉ/CAMPINAS - SC
2016
PLANO DE AULA:
- Identificação:
Tema da aula: Túnel de minhoca.
Área de conhecimento: Movimento.
Público-alvo: Educação Infantil ( ) 0 à 3 anos (x) 4 à 5 anos
Duração da aula: 50 minutos.
- Conteúdo: Percepção corporal e espacial.
- Objetivos: Potencializar a capacidade de deslocamento, através de diferentes movimentos corporais. Ampliar coordenação de diferentes possibilidades de deslocamento nas situações de interação.
- Recursos:
- Caixas de papelão de tamanho grande, médio e pequeno.
- Papel celofane.
- Tecido (lençóis).
- Fita adesiva.
- Organização da aula:
- Introdução ao tema da aula:
Selecionar uma caixa grande, uma média e uma pequena, a última com tamanho suficiente para permitir a passagem de um aluno.
Manter as abas das caixas abertas e posicioná-las no chão, viradas de lado, de modo que formem túneis individuais. Formar uma roda de conversa, próximo às caixas, perguntando as crianças se alguma delas já viu uma minhoca de verdade, solicitar que descrevam os movimentos que a minhoca faz, onde elas vivem, motivar as perguntas e opiniões sobre o tema. Então, apresentar as caixas como se fossem os túneis e nós fossemos as minhocas. Observar a reação das crianças e o interesse delas pelo assunto e então, dar continuidade ao desenvolvimento da aula.
- Desenvolvimento da aula:
Convidar os alunos a passarem, um de cada vez, sugerir que passem por dentro da caixa maior. Em seguida, sugerir que passem, da mesma forma, por dentro da de tamanho médio e, então, pela de tamanho pequeno.
- Atividades para as crianças:
No decorrer da atividade, propor que os alunos experimentem diferentes maneiras de cumprir a tarefa: arrastando-se, engatinhando, rolando, agachando.
Criar novas possibilidades de exploração das caixas, juntamente com as crianças.
- Avaliação:
Investigar se ao final da aula as crianças foram capazes potencializar a capacidade de deslocamento e ampliar a coordenação de diferentes possibilidades de deslocamento em situações de interação. Observar e registrar se as crianças conseguiram reconhecer a possibilidade de “usar” o próprio corpo em relação ao espaço e ao outro, durante a aula.
...