Psicologia da educação virtual
Por: picirillo • 5/5/2015 • Resenha • 378 Palavras (2 Páginas) • 463 Visualizações
Esta obra é de grande importância, pois toda informação sobre as TIC, nela está explicita de forma clara e didática, tanto para alunos quando para professores.
Na psicologia da Educação ela é vista, como um processo de mudança comportamental, ensino aprendizagem constituem uma unidade indivisível e consideram tanto o teórico como tecnológico e o prático.
E trata do impacto das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na área educacional, que destacam a influência das novas ferramentas, cenários, redes e crescente necessidade de alfabetização digital.
As TIC já são de fato uma tecnologia que se torna indispensável no âmbito educacional em geral, por isso a necessidade dos professores se atualizarem informação tecnológica.
De fato cabe aos professores auxiliar seus alunos com quantidade e veracidade de informações contidas nos sites , e também saber assimilar em quais considerar as informações confiáveis.
Cada dia se faz mais importante o uso dessas tecnologias no âmbito escolar lembrando que o docente também deve estar preparado para sanar as dúvidas e informações que as pessoas sem acesso as tecnologias, tenham sobre estas informações.
Quanto mais se pratica o AVA e suas atividades e conteúdo, mais nos familiarizamos e nos tornamos conhecedores desta tecnologia, ou seja a interatividade das três partes aluno, professor e conteúdo é a base para se ter êxito em seus estudos.
A necessidade de se renovar os currículos escolares é de extrema importância, mas as instituições têm que preparar seus docentes, capacitá-los de acordo com o caminhar da velocidade das TIC,
O papel do professor é o mais importante, com relação a estas plataformas, ele têm que estar completamente inteirado da matéria a ser aplicada, afinal é através dele que se tornará possível a transferência de conhecimento das TIC para os alunos.
O professor ele é a ponte entre o aluno e a nova disciplina EAD aplicada, ou seja os colaboradores eles aprofundam seus conhecimentos no triângulo interativo ou seja, os envolvidos no processo educacional.: professores, alunos e conteúdo na AV é interativo, pois, carece da participação e colaboração das três partes para que o processo seja completamente explorado.
Bem como se tornando inclusão digital, novas estratégias de aprendizagem para lidar com hipermídia, EAD, duas ferramentas tecnológicas e outras metodologias didáticas.
...