Qual a contribuição dos jogos e brincadeiras para a aprendizagem da Matemática das crianças da Educação Infantil?
Por: Priscilla Catarino • 16/6/2017 • Trabalho acadêmico • 767 Palavras (4 Páginas) • 454 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PEDAGOGIA
Qual a contribuição dos jogos e brincadeiras para a aprendizagem da Matemática das crianças da Educação Infantil?
PRISCILLA FERREIRA CATARINO
Rio de Janeiro.
MAIO\2015.
Qual a contribuição dos jogos e brincadeiras para a aprendizagem da Matemática das crianças da Educação Infantil?
PRISCILLA FERREIRA CATARINO
Trabalho apresentado à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para obtenção de nota de AV2 para a disciplina de PPE IV.
Orientador: José Roberto.
Rio de Janeiro.
MAIO\2015.
Referencial curricular nacional para a educação infantil
BRASIL. Ministério da Educação Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. vol. 3, p. 207 – 237.
Através do RCNE publicado em 1998, é de real importância à matemática nas séries iniciais, desse modo posso expor as minhas ideias por meio de situações matemáticas, assim explicar como podemos desenvolver o conhecimento matemático da criança por meio de jogos e brincadeiras.
A utilização da matemática na Educação Infantil tem por objetivo ampliar uma imagem positiva de si, descobrir e conhecer, gradualmente, seu próprio corpo, estabilizar laços afetivos e de troca com adultos e crianças, determinar e aumentar, cada vez mais, os relacionamentos sociais, analisar e investigar o ambiente com uma postura de curiosidade, brincar, manifestar emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades, aproveitar as diversas linguagens tais como: corporal, musical, plástica, oral e escrita, conciliado às diferentes finalidades e circunstâncias de comunicação, experimentando algumas manifestações culturais, expressando comportamento de interesse, respeito e participação diante e reconhecimento à diversidade.
Deste modo, percebi que o principal foco a relação do conhecimento da matemática na educação infantil é que o professor deve desenvolver nos alunos a coordenação motora e as suas habilidades matemáticas, e trabalhar a concentração e percepção dos alunos, daí apresentar os números, e abordar as noções topológicas como: frente e costas, dentro e fora, perto e longe, muito e pouco. E assim fazer com que eles percebam o ambiente que eles estão vivenciando e ter como principal foco de partida o seu próprio corpo. E fazendo com que eles possam utilizar dentro da vizinhança, da família ou ate mesmo na escola, assim construindo o seu ponto de vista.
Existem diversas brincadeiras e jogos que se podem utilizar dentro da educação infantil, e são brincadeiras e jogos que com certeza são de extremo interesse da criança. São jogos e brincadeiras que tem um âmbito matemático que um adulto pode utilizar através de questões, analises e produção de propostas. Alguns exemplos de brincadeiras que podem ser utilizadas nas ministrações das aulas: dominós, dados, jogo da memória de números, confecção de números, quebra – cabeças, labirintos, cantigas, contação de historias e entre outros. Segundo o RCNE:
O jogo é um fenômeno cultural com múltiplas manifestações e significados, que variam conforme a época, a cultura ou contexto. O que caracteriza uma situação de jogo é a iniciativa da criança, sua intenção e curiosidade em brincar com assuntos que lhe interessam e a utilização de regras que permitem identificar sua modalidade. (RCNEI,1998, p.211).
Esses tipos de atividades, que foram exemplificadas, ou até mesmo brincadeiras desenvolvidas pelas próprias crianças, elas aprimoram as formas, a criatividade, elas perguntam mais devido a duvidas e curiosidades que surgem, imaginam, formulam hipóteses, testam as suas idéias e aperfeiçoam as suas criações, até mesmo a observação e a comparação.
...