Quiz na língua de sinais brasileira
Exam: Quiz na língua de sinais brasileira. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lenaoliveira33 • 25/9/2014 • Exam • 1.950 Palavras (8 Páginas) • 391 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Curso de Educação Física
Campus Paraíso
LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LIBRA
Prof.ª Rosângela
São Paulo
2014
Creicilene Albina de oliveira RA:B9681E9
QUESTIONARIO
⦁ O que você entendeu sobre a lei 10.436-02?
Esta lei torna a língua Brasileira de sinais oficial e única como meio de comunicação em forma de expressão visual-motora para deficientes auditivos.
2. O que a lei 10.436 de 24 de abril de 2002 dispõe sobre a língua Brasileira de sinais?
A instituição publica tem o dever de garantir a forma institucionalizar de apoio ao uso e difusão da língua brasileira de sinais sendo ela um meio de comunicação para pessoas com deficiência auditiva.
3. A lei da libra reconhece como meio legal da comunicação e expressão o sistema linguístico de natureza visual-espacial (reconhece a libra). Diante do exposto, como a lei considera a língua portuguesa?
A língua portuguesa e considerada muito importante e através dela que se formou o gesto indicando a alfabeto por tanto não se pode substituir a escrita
4. Oque você entendeu sobre o decreto 5.626/05 22 de dezembro de 2005?
Pessoas com deficiência auditiva tem plana capacidade de viver e ter uma vida normal como um todo na sociedade.
5. De acordo com o decreto 5.626/05 como considera pessoa surda e deficiente auditivo?
Este decreto regulamenta a Lei 10.436, no qual dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Regendo assuntos como a inclusão da Libra como disciplina curricular, da formação do professor, instrutor, tradutor e intérprete de Libras, do uso e da difusão da Libra e da Língua Portuguesa como para o acesso das pessoas surdas a educação, da garantia do direto a educação e a saúde das pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
6. O que você entendeu sobre lei 12.319/2010?
A lei diz que e o profissional interprete e tradutor da língua brasileira de sinais- LIBRA te que ter introduzida duas línguas simultaneamente tem que ter formação especifica apara atuar.
7. A lei 12.319, 1 de setembro de 2010 regulamenta qual profissão?
A lei 12-319- regulamenta o exercício da profissão de interprete e tradutor da língua brasileira de sinais-LIBRA.
O profissional interprete.
8. O professor de surdo é interprete de língua de libras?
Não e necessário que o professor de surdo seja interprete, o professor de surdo deve saber utilizar muito bem a língua de sinais, o interprete é um médio entre pessoas que não domina bem a língua.
9. As pessoas ouvinte que domina a língua de sinais são interprete?
Não: a pessoa que domina a língua de sinais, não é capaz de ser um interprete, requer qualificação especifica para atuar como interprete.
10. Os filhos de pais surdos são interprete de língua de sinais?
Não: os filhos de pais surdos só domina a língua pela convivência, com seus pais e se torna uma porta para a comunicação como outas pessoas.
TECNOLOGIA PARA SURDOS
A tecnologia é divida em cinco importantes fases:
⦁ Era acústica
⦁ Era do carbono
⦁ Era da válvula
⦁ Era do transitor
⦁ Era digital
A partir da terceira era os aparelhos tiveram um avanço magnifico com maior amplificação, melhor resposta de frequência e menor ruído.
Telefone para surdo e conhecido como TS;
Uma forma de comunicação por meio de mensagem, escrita, o equipamento é composta por visor o deficiente consegue ler e escrever a mensagem, o teclado e alfanumérico a mensagem é enviada através da linha tetônica.
Closed Caption: (legenda oculta) ou C.C:
É um sistema de transição de legenda em televisão, o aparelho tem que ter a função, podendo ser configurada assim à pessoa deficiente pode aconhar a programação sem dificuldade.
Recurso luminoso
Alerta luminoso- dispositivo de campainha que quando ela toca o dispositivo acende de forma que o deficiente auditivo sabe que tem alguém em sua porta.
Causas da surdez.
Grande parte dos casos de surdez é transmitida durante a gravidez como consequência do consumo de álcool e drogas, má nutrição da mãe, doenças como diabetes, ou mesmo infecções que surgem durante a gestação como sarampo ou rubéola.
Outro grande causador de deficiência auditiva é exposição a ruídos intensos (mais de 75 decibéis), como de máquinas industriais, música alta, armas ou foguetes por exemplo. Doenças infecciosas bacterianas ou virais, assim como o uso de alguns medicamentos podem causar a surdez.
Pré- natas
A criança adquire a surdez através da mãe, no período de gestação, devido à presença destes fatores, entre outros:
⦁ Desordens genéticas ou hereditárias
⦁ Causas relativas à consanguinidade
⦁ Causas relativas ao fator Rh;
⦁ Causas relativas
...